Visita técnica de alunos da Unisinos e da University of Pittsburgh

A CERTAJA Energia recebeu, no dia 03/05, visita técnica de um grupo formado por 28 estudantes – metade do curso de graduação de Engenharia Elétrica da Unisinos, de São Leopoldo, metade da University of Pittsburgh – Swanson School of Engineering, Pensilvânia, Estados Unidos.

Os visitantes foram acompanhados pelo professor doutor em Engenharia e ex-colaborador da CERTAJA Energia, Paulo Ricardo Pereira, e pela doutoranda Angélica Felipe da Silva, ambos da Unisinos; bem como pelo professor Robert Kerestes e pela doutoranda Sabrina Nguyen, da University of Pittsburgh.

Lorena Lópeza, da Southbridge Access, acompanhou a comitiva como tradutora.

Visita

O grupo conheceu a Cooperativa, a área de Distribuição, principalmente o setor de Operação, pela manhã; à tarde, visitou o almoxarifado, teve interação com a rede na área de treinamento, acompanhado de técnicos da Cooperativa, e visitou a Subestação Taquari.

Geison Bittencourt Quadros, coordenador do setor de Engenharia, destaca a importância da visita na difusão do modelo cooperativista – de uma permissionária de energia – e dos seus diferenciais perante as grandes distribuidoras.

“Também pudemos comparar a realidade deles com a nossa, na questão técnica, de como funciona o nosso sistema elétrico de potência comparado ao deles. Tem algumas diferenças”, comenta. “Vale mencionar que alguns equipamentos que eles utilizam lá, ou conhecem muito bem lá, são muito bem renomados, são os mesmos que utilizamos nas nossas redes. Isso mostra que estamos com investimento forte na nossa rede e área técnica”, acrescenta.


Reinstalada a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo

A Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop/RS) foi reinstalada, no dia 03/05, na Assembleia Legislativa do Estado, com adesão unânime dos 55 parlamentares. Ela atuará para colaborar com a ampliação de espaços de representação, políticas institucionais e fiscais, além de adequação de políticas de crédito para o segmento.

Representando o ramo de infraestrutura, Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, e Ederson Madruga, vice-presidente, participaram do evento, que representa a união do cooperativismo com o meio político – e, consequentemente, o fortalecimento do movimento.

Entre as pautas da Frente Parlamentar para um Rio Grande mais cooperativo, estão: espaços de representação, políticas institucionais, políticas fiscais, políticas de crédito, defesa sanitária, infraestrutura e logística, saúde, política ambiental e educação cooperativa.


Palestra sobre a importância do ESG

Salve na agenda: você é convidado para a palestra A importância do ESG para o desenvolvimento de negócios, que será realizada no dia 06/06, às 8h, na Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA). A palestrante será a mestre em Economia e doutora em Ambiente e Desenvolvimento, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar.

O objetivo da iniciativa é gerar uma reflexão sobre a importância da adoção de práticas ESG para que as empresas consolidem os seus compromissos em promover a responsabilidade ambiental, as iniciativas sociais e a governança corporativa de forma responsável.


Espaço Livre

No Espaço Livre desta semana, o colaborador Bruce Guimarães, do setor de Tecnologia da Informação, indica um texto de Amanda Ferreira, que descreve a música:

“Primeiro, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica”,  disse Platão. A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Na música estão contidos três elementos: as palavras, a harmonia e o ritmo. Daí a importância da boa e verdadeira música.  A música penetra diretamente em nossos centros nervosos e ordena de maneira rápida e imediata a divisão do tempo e do espaço, além de inspirar o gosto pelas virtudes. Enquanto as crianças cantam, batem palmas, batem os pés e dançam. É visível que nenhuma permanece quieta, ou seja, os instrumentos naturais do próprio corpo, em sua qualidade de gestos rítmicos primordiais, complementam a expressão melódica do canto.

Ressalto que a participação das famílias também é fundamental nos momentos de apreciação musical, seja na ação de cantar, de ouvir boas músicas, de ouvir músicas clássicas ou sons da natureza. Essas relações permitem o bem-estar físico e emocional de todos.

Para cantar com a criança, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção, e assim conduzi-la. Cante com ela e os laços afetivos certamente serão fortalecidos.

Bruce também deixa como indicação a música Comfortably Numb, da banda Pink Floyd, interpretada por David Gilmour.


Produção caseira da mandioca e seus derivados

O curso Produção caseira da mandioca e seus derivados reuniu 12 participantes na Cabanha Duas Figueiras, na localidade de Arroio do Potreiro, em Taquari, entre os dias 02 e 03 de maio. O grupo aprendeu sobre as boas práticas de fabricação e a produção de pães, bolos, escondidinho, brigadeiro, nhoque e molho italiano.

A capacitação, com carga horária de 16 horas, foi fruto de parceria entre CERTAJA Energia, Sindicato Rural de Taquari e SENAR-RS. O instrutor foi o técnico químico em alimentos e administrador rural, Marco Antônio Silveira Flores.


CERTAJA Energia entrega 30,4 kg de tampinhas para a APAE Taquari

Na terça-feira, 02/05, a equipe da CERTAJA Energia entregou 30,4 kg de tampinhas plásticas para a APAE Taquari. A instituição usará o valor arrecadado com a venda do material para custear um passeio dos alunos no final do ano.

Participaram do momento da entrega os colaboradores Marina Fazenda, do setor de Gestão de Pessoas; Ana Paula Hartmann e Jairo Aguiar; do setor de Relacionamento com o Cooperado; e Cristiane Lautert Soares, do setor Comercial e Marketing.

Em 2022, a campanha de doação arrecadou 42,935 kg, doados para três entidades sociais do município: APAE Taquari, Associação Pequenos Notáveis e Associação dos Protetores dos Animais de Taquari (APAT).

“Durante o ano de 2023, continuaremos trabalhando para continuar beneficiando essas instituições. Nossa expectativa é superar – e muito – a marca do último ano”, destaca Marina.


Happy Hour do Dia do Trabalhador

A CERTAJA Energia realizou, no dia 28/04, um happy hour para celebrar o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio. O encontro ocorreu no pátio da Cooperativa e contou com lanches, chope e brindes para quem acertasse em cheio – ou de forma aproximada – o número total de tampinhas em uma garrafa e os números isolados das cores das tampinhas. Diversão garantida!


Dica de saúde – Com qual frequência devemos visitar o médico?

Há quanto tempo você não vai a uma consulta com seu médico? A maioria das pessoas costuma visitá-lo apenas quando está doente, mas esta deve ser uma das prioridades da agenda para a manutenção de uma vida saudável.

Todo cuidado é pouco, afinal, se na sua família existem pessoas que possuem diabetes, colesterol alto, entre outras doenças, é provável que você possa desenvolvê-las um dia. Estamos sujeitos a riscos invisíveis, que o check-up médico preventivo pode demonstrar.

Fotos: Pexels

Em geral, consideramos que a hora de ir ao médico é quando o desconforto está em um estágio em que não conseguimos mais remediar sozinhos. No entanto, agir assim só complica os resultados.

Mesmo quando você se sentir bem é recomendável visitar o médico pelo menos uma vez por ano, para prevenir ou, talvez, se informar sobre possíveis problemas, de acordo com seu estilo de vida.

Prevenção: por que é tão importante?

As principais causas de morte no mundo são um conjunto de doenças – cardiovasculares, neoplásicas, respiratórias crônicas e diabéticas – causadas em grande parte por fatores de risco decorrentes do nosso estilo de vida, e não da genética.

Portanto, tenha uma dieta equilibrada, pratique atividade física e mantenha um sono regular. E lembre-se que sua idade, seu histórico familiar e estilo de vida afetarão a frequência com que você precisa fazer seus exames de rotina.

Não espere ter sintomas, acostume-se a cuidar da sua saúde, que, no final das contas, é o que realmente importa. Pratique o autocuidado!

Fonte: Unimed VTRP