Vem aí, um novo site!

Em agosto, a CERTAJA Energia passa a contar com um site completamente novo. Os serviços, as informações, as notícias e todo o conteúdo da Cooperativa estarão em um novo endereço, numa plataforma planejada com muita dedicação. O novo domínio será divulgado no dia 1º.

Segundo o vice-presidente, Ederson Madruga, o site precisava de uma mudança, não só na forma de apresentação, mas também na sua praticidade. “Uma plataforma mais intuitiva, contemporânea e prática foi o que buscamos, e estamos muito satisfeitos com o resultado. Esperamos que nossos cooperados gostem e utilizem cada vez mais nosso conteúdo”, destaca.


Cristiane Lautert Soares, do setor Comercial e Marketing, foi a gerente de projetos da Cooperativa. Ela conta que as reuniões com a Axys Web, empresa de Caxias do Sul, responsável pelo desenvolvimento do site, tiveram início em outubro de 2022. O processo contou com apresentação de propostas, demandas e soluções; com a revisão do conteúdo, a aprovação dos layouts e da nova estrutura.


“O plano de projetos foi definido em março e, a partir disso, começamos o trabalho de desenvolvimento da nova plataforma. Foram muitas etapas”, explica Cristiane.

“Nossa principal preocupação foi manter todos os serviços que já oferecíamos, mas proporcionar ao visitante uma estrutura mais intuitiva, prática, e com uma apresentação renovada e condizente com o trabalho realizado pela Cooperativa”, ressalta.

O processo contou com o apoio do vice-presidente, da coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo; e do administrador de redes e infraestrutura da Cooperativa, Lucas Pereira.


Reajuste deixa tarifa da Cooperativa entre as seis mais baratas do RS

As tarifas de energia elétrica dos cooperados atendidos pela CERTAJA Energia foram oficialmente reajustadas no dia 25 de julho. Homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as novas tarifas tiveram reajuste médio de 2,65%. Já os consumidores residenciais terão reajuste de 0,75%, o que mantém a Cooperativa entre as seis distribuidoras com a tarifa mais barata do estado.

Nos últimos cinco anos, a tarifa residencial da CERTAJA Energia acumulou redução de 10%, já a inflação, medida pelo IPCA, registra, para o mesmo período, um aumento de 27,7%.


Dessa forma, a Cooperativa possui a 6ª tarifa mais barata do Rio Grande do Sul, entre 19 opções do mercado, e a 14ª mais em conta do Brasil, entre as 102 distribuidoras que existem. Segundo Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia, a Cooperativa ficou satisfeita de ter um reajuste dentro dos níveis previamente estabelecidos.

“Buscamos sempre manter a qualidade do atendimento e da energia elétrica entregue ao cooperado, pautados por uma redução significativa dos custos operacionais. Isso nos dá uma condição de entregar os melhores preços aos cooperados”, analisa.

O efeito tarifário médio será de 2,65%. Abaixo, você pode avaliar os novos percentuais para cada classe:

  • Alta Tensão (Grupo A): 0,60%
  • Baixa Tensão (Grupo B): 3,74%
  • Baixa Renda: 1,36%
  • Residencial: 0,75%
  • Rural: 7,18%. Esta classe apresenta um reajuste de maior impacto, em vista da retirada de 20% dos descontos, prevista em Decreto Federal.

Entenda o que é cada uma das classes

Grupo A – São os consumidores atendidos em tensão acima de 2.300 Volts.
Grupo B – São os consumidores atendidos em tensão inferior a 2.300 Volts.

O Grupo A possui subgrupos. Na CERTAJA Energia, há apenas um aplicável:
A4 – Atendimento em tensão maior que 2.300 Volts e menor que 69.000 Volts.

O Grupo B é dividido em subgrupos tarifários, de acordo com as atividades:

B1 – Residencial
B2 – Rural
B3 – Demais classes (comercial, industrial, poderes públicos e serviços públicos)
B4 – Iluminação pública


De acordo com Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, com o trabalho feito pelos colaboradores – do atendimento às equipes externas -, foi possível manter as tarifas em um nível acessível, sem prejudicar a saúde financeira da Cooperativa. “Esse é um clássico exemplo do cooperativismo. Trabalhamos sempre em busca do ponto de equilíbrio entre a saúde financeira da instituição e o bem-estar do cooperado”, destaca.


Tampinhas e mais tampinhas!


A colaboradora Roberta Costa de Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado, trouxe muitas tampinhas para a Cooperativa, nesta semana! E ela contou com uma super ajuda: a do “namorido”, Eldrin, que trabalha na ADAMA.

“Lá eles servem almoço para os funcionários, e também tem refri liberado. Então, pedi para ele falar com as gurias que trabalham na cozinha, para elas juntarem as tampinhas que os funcionários deixam sobre a mesa”, conta. A coleta, somada às tampinhas que Roberta guardou em casa, rendeu uma generosa contribuição à campanha.

Gostou? Deixe seu comentário aqui embaixo! 👇🏻 Participe!


Conheça o andamento das obras da 3ª fase do Energia Forte no Campo

Cinco de seis obras da 3ª fase do programa Energia Forte no Campo já foram finalizadas pela CERTAJA Energia. Segundo o coordenador do setor de Gestão de Materiais e Serviços, Ramon Pretto Baldissera, apenas a obra da localidade de Catupi, em Triunfo, ainda está em andamento, com previsão de término para setembro.

Nesta 3ª etapa, os municípios de Cerro Grande do Sul, Santa Cruz do Sul, Tabaí, Taquari e Triunfo foram contemplados. “Entre as obras mais expressivas, temos o recondutoramento da rede, na Rodovia Aleixo Rocha da Silva, para suportar os aumentos de carga que estamos tendo no sistema”, destaca Ramon.

O coordenador também menciona a obra em Catupi, Triunfo, que segue a mesma linha da realizada na Aleixo Rocha. “Devido ao aumento de carga na localidade, foi necessário fazer o recondutoramento da rede para garantir qualidade na energia distribuída”, explica.

Para a realização de todas as obras, a CERTAJA Energia contou com o efetivo das terceirizadas CERTAJA Desenvolvimento e Chico Serviços Florestais.




Espaço Livre

O Espaço Livre desta semana conta com a contribuição da colaboradora Taynara Almeida, do setor de Relacionamento com o Cooperado. Ela indica a leitura de um texto que recebeu em um dos cursos que fez aqui na Cooperativa. Confira:

A ratoeira

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo em que tipo de comida poderia ter ali. Ao descobrir que era uma ratoeira, ficou aterrorizado.

Correu ao pátio da fazenda, advertindo a todos:

– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!

A galinha levantou a cabeça e disse:

– Desculpe-me, Sr. Rato, eu entendo que é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse a ele:

– Tem uma ratoeira na casa, uma ratoeira!

– Desculpe-me, Sr. Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo, que o senhor será lembrado nas minhas preces.

O rato dirigiu-se, então, à vaca.

Ela disse:

– O que, Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então, o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegou a cauda de uma cobra venenosa.

A cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.

Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que, para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.

Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o seu funeral, o fazendeiro, então, sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco.

“O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.’’

Autor desconhecido


Camisetas para os colaboradores da ACERTA

A Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA) adquiriu novas camisetas/uniformes para seus colaboradores. “Estamos dando seguimento nas melhorias previstas para a nossa Associação. O cuidado com os nossos trabalhadores faz parte disso. Também já adquirimos jaquetas impermeáveis, que protegem da chuva e do frio”, destaca o presidente, Jairo Rocha Bittencourt.


Homenagem a Taquari

O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, e o vice, Ederson Madruga, gravaram uma mensagem de 15 segundos que homenageia Taquari pela passagem dos seus 174 anos de emancipação, celebrada no dia 04 de julho. A homenagem foi ao ar no programa Café Empresarial de Taquari – RS, na programação da Band TV, no dia 22 de julho, bem cedinho, às 7h30min. Confira:


Segurança no dia a dia

O Fique Ligado recebeu dois registros que mostram um pouquinho do dia a dia de um time que está sempre de olho na segurança. Em um dos desligamentos programados, em Aterrados, o técnico em segurança, Roger Schosler Gomes, e o fiscal, Ícaro Araújo, foram fotografados atuando na prevenção de acidentes. Roger cuidou do trânsito e do uso de equipamentos de proteção individuais (EPI’s), e Ícaro auxiliou as equipes nas montagens de estruturas.


Produção caseira da mandioca

O curso Produção caseira da mandioca e seus derivados reuniu 13 participantes no Rincão São José, em Taquari, entre os dias 27 e 28 de julho. As boas práticas na fabricação de alimentos, receitas diversas, como as de pães, cucas, nhoque, bolos e muitas outras delícias integraram o conteúdo da capacitação, ministrada pelo instrutor Marco Antonio Silveira Flores.

Atividade foi fruto de parceria entre CERTAJA Energia, Sindicato Rural de Taquari e SENAR-RS

Reunião dos Conselhos

O Conselho Fiscal da CERTAJA Energia se reuniu na manhã do dia 26 de julho. O desempenho financeiro do mês de junho foi apresentado aos conselheiros pelo colaborador Marcus Vinícius Araújo França. O encontro também contou com a participação de Miriam Franco e Aline Kichein, que apresentaram o setor de Faturamento.

Já o Conselho de Administração esteve reunido na manhã do dia 27. Além do desempenho financeiro do mês de junho, o reajuste tarifário e o seguro de vida para os cooperados foram alguns dos assuntos da pauta.


Curso de bolachas e salgados caseiros

O curso Bolachas e salgados caseiros, realizado pela CERTAJA Energia em parceria com o Sindicato Rural de Triunfo e o SENAR-RS, reuniu 12 participantes entre os dias 24 e 25 de julho, na Escola Manoel Gonçalves Meireles, na localidade de Passo Fundo, em Triunfo.

A capacitação também foi realizada, no mesmo local, entre os dias 26 e 27, com outra turma, composta por 10 pessoas. A instrutora, a nutricionista Ana Paula Camatte, ensinou aos grupos as boas práticas no serviço de alimentação, com diversas receitas.


Seminário Regional da Melancia

Os colaboradores Jairo Aguiar e Celso Alves representaram a CERTAJA Energia no 2º Seminário Regional da Melancia, realizado no dia 25 de julho, na Sede Campestre do Sindicato dos Servidores Municipais de Triunfo (Simtri). O evento, realizado pela Prefeitura de Triunfo, Emater e pelo Sicredi, abordou temas como o Plano Safra 23/24, os requisitos para acesso ao crédito rural, a comercialização na CEASA, e o preparo do solo e a adubação para lavouras de melancia.

Jairo, Celso e Israel (CERTAJA Agroveterinária)
Engenheiro Agrônomo da CERTAJA Agroveterinária, Israel Rosa da Silva palestrou no evento

Processo automatizado de compras de materiais e serviços é homologado


Entre os dias 24 e 26 de julho, colaboradores da CERTAJA Energia e da USEALL reuniram-se no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco para homologar o processo automatizado de compras de materiais e serviços, que deve ser implementado na próxima semana.

“Este processo automatizado trará muitos ganhos para a Cooperativa, aumentando a produtividade e eliminando retrabalhos”, destaca o coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima.

Renata Reis, que orientará os colegas na mudança, lista os benefícios para o time:

1 – Eliminar papel
2 – Eliminar carimbos e autorizações (assinaturas)
3 – Gerenciar responsáveis do processo
4 – Controlar prazos de etapas
5 – Rastreabilidade do processo
6 – Automação dos processos
7 – Maior segurança e controle
8 – Aplicação da política
9 – Transparência do processo
10 – Padronização no processo

“Acredito que a principal evolução que teremos será na eliminação do grande fluxo de papéis e do carimbo de autorização, que é uma dor antiga de todos os usuários. Com o processo centralizado e as etapas todas desenvolvidas no sistema, teremos a diminuição do extravio de documentos, eliminaremos a chegada de notas sem todas as informações necessárias e o retrabalho causado por estas questões”, avalia Eduarda Almeida, da Contabilidade.

“Pelo fato de o sistema ser muito intuitivo, de fácil usabilidade, todos os envolvidos serão beneficiados, e a Cooperativa ganhará em produtividade e maior controle de processos”, acrescenta.


Doação para o CREAS

Mais itens arrecadados na Campanha do Agasalho 2023 foram entregues, no dia 21 de julho, ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Taquari. Esta foi a segunda doação realizada à unidade. As peças foram lavadas, com todo carinho, pelas colaboradoras Marli Araújo e Janete Rodrigues. Isis Reis, da CERTAJA Desenvolvimento, também participou do momento da entrega.


Dica de saúde – Julho Amarelo

Você sabia que julho é o mês de luta contra as hepatites virais? A campanha Julho Amarelo foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, a prevenção e o controle das hepatites virais.

As hepatites B e C são doenças silenciosas e perigosas. Muitas vezes não apresentam sintomas em fases iniciais, mas podem evoluir para cirrose, câncer no fígado e até levar à morte. Faça o teste gratuitamente em toda a rede do SUS.

Saiba mais sobre as hepatites neste material preparado pelo Ministério da Saúde: