Vale a pena dar play de novo


Vale a pena dar play de novo neste vídeo que foi publicado em nossas redes sociais, recentemente, e que traz momentos preciosos da entrevista realizada com a dona Cecília Teifke e seu filho, Sérgio, de Sertão Santana, no dia 29 de agosto. Eles foram entrevistados pelos profissionais do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates, para o resgate da história da nossa Cooperativa.

Dona Cecília e Sérgio relembraram a chegada da energia ao município, o trabalho desenvolvido e as muitas memórias da família, cuja história está intimamente ligada à da CERTAJA Energia.


Clima tradicionalista na Coop

Quem passou pelos corredores da CERTAJA Energia nesta semana pôde conferir a decoração tradicionalista, alusiva ao 20 de setembro – Revolução Farroupilha e Dia do Gaúcho. Vestidos de prenda e itens da cultura gauchesca integraram o cenário, aproveitado, inclusive, para belos registros, como o do gerente administrativo financeiro, João Ederson Pacheco, e da coordenadora do setor Financeiro/Contábil, Maria Elena Souza Gomes; e da colaboradora do setor de Relacionamento com o Cooperado, Isadora Almeida.


A decoração foi feita por Marina Fazenda, do setor de Gestão de Pessoas, e Letícia Ferreira de Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado.


Espaço Livre


No Espaço Livre desta semana, a colaboradora do setor de Gestão de Pessoas, Maria de Fátima Silva Hassen, indica um texto sobre o medo de amar. Confira:

O medo de amar nos impede de viver
ZARA | AUTOCONHECIMENTO

Esse não é um texto sobre relacionamentos amorosos, mas pode ser também, se esse for o seu caso. Esse é um texto sobre identificar onde estão as nossas amarras que nos impedem de amar a vida que temos e que desejamos ter.

Acreditamos que amamos a dois, mas sempre amamos sozinhos. O amor que brota em mim nunca será igual ao amor que brota no outro.

Crescemos em tamanho e em maturidade quando percebemos que não é o amor que deve ser limitado ou podado, mas nossas atitudes que devem direcionar os usos desse amor.

De forma simples: o medo de amar nos impede de viver porque acreditamos que o amor dói. Não percebemos que é o amor por nós mesmos que nos faz levantar da cama pela manhã. Não percebemos que o amor que temos por tudo o que há na nossa vida nos faz brotar e prosperar em todas as direções.

Por isso, se pergunte: onde você está delimitando seu amor por pura e simples incompreensão da verdade? Por que não está entregando para você tudo o que pode entregar de forma amorosa e expansiva? Será que é possível sustentar o amor em você?


Cooperativa fecha parceria com a APAE Barão do Triunfo

A CERTAJA Energia fechou mais uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), desta vez, a de Barão do Triunfo – que se une às unidades de Taquari e Triunfo.

A ação é viabilizada pelo programa Fazer o Bem CERTAJA Energia. “Doamos, mensalmente, um valor para essas entidades, a partir da contribuição espontânea dos cooperados, arrecadada diretamente nas suas faturas de energia”, explica Ana Paula Hartmann, do setor de Relacionamento com o Cooperado.


Beneficiada pela ação, a APAE Barão do Triunfo é uma entidade socioeducacional que trabalha em formato de oficinas, com funcionamento diário, em turno único e atividades diferentes. Localizada na Rua Luiz Gonzaga Dalbem, 309, no Centro, a unidade é liderada por Gabriel Arend. A entidade promove serviços pedagógicos, terapias para estimulação precoce, lazer, educação, alimentação e transporte, através do convênio que tem com a Prefeitura.


DWF Coffee Power na CERTAJA Energia

No dia 19 de setembro, a CERTAJA Energia recebeu o DWF Coffee Power, um projeto da DWF Sistemas e Automação, que tem como objetivo estabelecer conexões e impulsionar o desenvolvimento da tecnologia no setor de energia elétrica. Um encontro descontraído, com conteúdo focado, seguido por um coffee break para a discussão de ideias.

Na edição deste ano, o intuito da empresa foi apresentar uma nova ferramenta para o setor elétrico, que promete transformar a rotina de trabalho das distribuidoras de energia elétrica.


Costelão da Semana Farroupilha

O tradicional Costelão da Semana Farroupilha, promovido pela Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA), foi novamente um sucesso. Na noite do dia 19 de setembro, o evento reuniu cerca de 100 pessoas, que puderam prestigiar o cardápio preparado pela turma da área de eventos – Renata, Deise, Nádia, Ana Paula, Carla, Volnei e Edineia.


O costelão, assado durante as já tradicionais 12 horas, ficou a cargo dos colegas Ricardo, Ezequiel e Daniel (Babalu).

Entre as delícias do jantar, feijão mexido, arroz, maionese e demais saladas típicas, além de diversas sobremesas.


“Novamente realizamos um grande evento, que só foi possível graças ao empenho incansável dos integrantes da diretoria, assim como dos nossos colaboradores da ACERTA, que, desde a manhã, estiveram trabalhando de forma incansável para o sucesso do evento, permitindo, assim, a apresentação dos “pratos típicos da nossa tradição gaúcha”, destaca o presidente, Jairo Rocha Bittencourt.

Confira a galeria:


CIPA promove palestra sobre prevenção ao suicídio

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) promoveu, no dia 19 de setembro, uma palestra virtual sobre prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. Intitulada Mitos sobre adoecimento mental e suicídio, a atividade foi ministrada pelo psicólogo Luís Fernando da Veiga, da Unimed VTRP.


Ele apresentou estatísticas, fatores de risco, sinais que podem ser identificados como alertas, e as atitudes a serem ou não tomadas ao se reconhecer que alguém precisa de ajuda. O profissional destacou, ainda, a prevenção e o tratamento, que consistem, entre outro aspectos, em uma rotina antiestresse e antidepressiva, consciência emocional, fortalecimento da rede de apoio e sistema funcional para lidar com o sofrimento.


Encerramento do Sementes 2023 em Taquari

O encerramento do programa Sementes do Cooperativismo 2023, em Taquari, foi lindo! A ACERTA foi palco, no dia 15 de setembro, de duas apresentações artísticas incríveis, desenvolvidas pelos estudantes e professores da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Pereira Machado e da EMTI La Salle. Cerca de 100 alunos se apresentaram para mais de 300 estudantes.

Confira a galeria:


Confira o vídeo:


Treinamento introdutório

Os colaboradores que passaram a integrar o time da CERTAJA Energia neste mês participaram de um treinamento introdutório, no dia 15 de setembro. Engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, Leandro Vargas destaca que a Integração de Segurança é um processo de adaptação do funcionário com o ambiente de trabalho.

“O objetivo é proporcionar o conhecimento e a orientação sobre os riscos relacionados à função e à atividade profissional, visando garantir a segurança e a integridade física do colaborador”, explica.


Apuração da primeira tarefa

As equipes da Gincana da XXX SIPAT da CERTAJA Energia deram um show na criação de seus slogans (primeira tarefa). As artes foram postadas pelos integrantes, no Instagram. As equipes conquistaram pontos, conforme o número de curtidas! Confira os slogans:


A apuração do número de curtidas ocorreu no dia 14 de setembro e contou com representantes de cada equipe.


Confira a pontuação:



Ação recolhe 150 kg de vidros

A CERTAJA Energia e parceiros realizaram, no dia 5 de setembro, mais uma edição da Coleta de Resíduos, na Praça da Bandeira, em Taquari. Foram arrecadados cerca de 150 quilos de vidros. Eletrônicos – embora em pouco volume – também foram recolhidos. A ação ambiental tem como objetivo dar o destino adequado a esses resíduos, para que sejam tratados de forma responsável.


Dica de saúde – onda de calor no Brasil

A onda de calor que afeta o Brasil nesta semana vai piorar a partir desta sexta-feira, 22 de setembro, chegando a superar 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte e no interior de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso acontece por causa de uma forte massa de ar quente que predomina no país.

Essa onda de calor demanda cuidados com a saúde, principalmente entre crianças e idosos, já que o tempo seco e a baixa umidade do ar podem levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Confira, abaixo, clicando no sinal de “+”, orientações do Ministério da Saúde para manter a hidratação e proteção do corpo durante o período seco: 

  • Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes;
  • Recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas com alguma comorbidade podem não sentir sede. Ofereça-lhes água.
  • Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar; 
  • Abra as janelas durante a noite; 
  • Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas; 
  • Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência, que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor; 
  • Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.
  • Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazenamento na embalagem);
  • Procure aconselhamento médico se sofrer de uma doença crônica, condição médica ou tomar vários medicamentos; 
  • Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça; 
  • Se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível, meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar; 
  • No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; 
  • Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;
  • Use chapéus e óculos escuros;
  • Proteja as crianças com chapéu de abas;
  • Use roupas leves e que não retêm muito calor;
  • Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados; 
  • Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas; 
  • Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.