CERTAJA: há 54 anos, desenvolvendo com energia

O dia 17 de outubro foi de comemoração na CERTAJA Energia. Além de ser o Dia do Eletricista, a data também marca a fundação da Cooperativa, que ocorreu em 1969. São 54 anos de uma história de crescimento, cooperação, união de esforços e propósitos.


Na celebração do time de colaboradores, o discurso do presidente, Renato Pereira Martins, trouxe à tona emoção e alegria. Ele relembrou a trajetória da Cooperativa e destacou o esforço de todos que participaram e participam dela. ”Quero, de coração, agradecer a todos vocês, pela dedicação e pelo apoio que vocês têm nos dado na condução do dia a dia da nossa Cooperativa. Falo em nome de todos os nossos associados”, enfatizou.

Mensagem da direção

A CERTAJA Energia celebra, com alegria, seus 54 anos. Inovamos, crescemos, levamos desenvolvimento às regiões. É impossível olhar para trás e não se emocionar. Assim como também é impossível olhar para o futuro sem sentir esperança.


Muitas coisas boas nos esperam. Acompanhamos as tendências que vieram para ficar e mergulhamos, com responsabilidade, nas mudanças que nos envolvem e nos transformam. A você, cooperado, nosso agradecimento pela confiança em nosso trabalho. Vamos, juntos, construir uma Cooperativa cada vez mais forte, próspera e unida!

Por onde a nossa energia passa, passa, também, o desenvolvimento.

Renato Pereira Martins
Presidente da CERTAJA Energia

Ederson Madruga
Vice-presidente da CERTAJA Energia

Confira algumas fotos:


Confira os vídeos:


Hora de assoprar as velinhas!


ESPECIAL – CERTAJA Energia celebra 54 anos de crescimento e inovação


No dia 17 de outubro, a CERTAJA Energia completou 54 anos de uma história marcada por inovação: da fundação da Cooperativa, que levou energia para Taquari, Triunfo e Bom Retiro do Sul, inicialmente, ao novo e importante momento, no qual também passa a atuar como comercializadora de energia no mercado livre.

Renato Pereira Martins, presidente da CERTAJA Energia, destaca que a Cooperativa tem contribuído diretamente para o desenvolvimento das regiões em que atua, ao levar energia para melhorar a qualidade de vida dos cooperados e ao colaborar com o surgimento e o crescimento de empreendimentos.

“Investimos, desde o primeiro dia, para melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso, qualificando nosso serviço e nossa estrutura. Isso faz parte da implementação das redes monofásicas, da ampliação das redes trifásicas, e chega, neste momento, no processo de comercialização de energia no mercado livre”, avalia.

Conheça os marcos dos 54 anos da CERTAJA Energia


1969 – Assembleia de Fundação

A Cooperativa Regional de Energia Taquari Jacuí – CERTAJA Energia foi fundada em 17 de outubro de 1969, quando o então Presidente da República, Arthur da Costa e Silva, incubiu o prefeito de Taquari, João Carlos Voges Cunha, de fundar uma cooperativa, aproveitando um programa federal de eletrificação rural.

O primeiro cooperado a receber energia foi Otávio Azevedo, no então Distrito de Paverama, hoje também emancipado. À época, Azevedo realizava bailes, que eram iluminados por lampiões. As pessoas lá reunidas foram as primeiras a experimentar a energia da CERTAJA.


Inauguração do prédio administrativo

A inauguração da sede da CERTAJA Energia, localizada na Rua Albino Pinto, 292, no Centro de Taquari, ocorreu no dia 25 de julho de 1976.


CERTAJA Energia é regulamentada como Permissionária

Em agosto de 2008, a Cooperativa foi regulamentada como permissionária de serviço público de energia, através de assinatura do Contrato de Permissão, tornando-se a primeira cooperativa de eletrificação a receber a outorga de permissionária no Rio Grande do Sul.


Primeira edição do Projeto Sementes do Cooperativismo

Criado em 2004 e reformulado em 2010, o Sementes do Cooperativismo tem como objetivo ampliar a educação cooperativista para além dos associados. O trabalho é realizado em escolas da área de atuação da Cooperativa, por meio de palestras e atividades lúdicas.


Implantação do sistema de 69 kV

Em 29 de maio de 2013, a CERTAJA Energia inaugurou uma linha de 69 kV, com extensão de 44 km, do Polo petroquímico de Triunfo a Taquari, com duas subestações rebaixadoras ao longo desta, uma de 15 MVA e outra de 25 MVA.


Subestação Vale Verde

Em julho de 2021, a CERTAJA Energia iniciou as obras da Subestação Vale Verde, localizada na Rodovia ERS 244, km 42, na localidade de Cerro do Chileno, para beneficiar cerca de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

A inauguração da Subestação e da linha de distribuição de 69 kV ocorreu no dia 19 de outubro de 2022. Na ocasião, a Cooperativa recebeu, do Governo do Estado, a última licença necessária para a operação da subestação. A obra totalizou um investimento superior a R$ 26,7 milhões.


Nucleação

Em 2022, a CERTAJA Energia trouxe uma importante novidade para seu processo de participação e representatividade: a Nucleação. Os dez Núcleos Regionais Cooperativos formados têm o objetivo de viabilizar condições de participação e integração de um maior número de cooperados nas discussões sobre temas do interesse comum da Cooperativa.


Comercialização de energia no mercado livre

Agora, em 2023, a CERTAJA Energia também passou a atuar como comercializadora de energia no mercado livre, voltada aos cooperados conectados em média tensão. Com mais de cinco décadas de atuação na área de distribuição de energia, a Cooperativa, agora, auxilia os cooperados e seus negócios no processo de compra de energia no mercado livre, oferecendo avaliação, suporte e acompanhamento durante sua transição.


Cipeiros participam de treinamento

Nos dias 18 e 19 de outubro, os novos cipeiros titulares, suplentes e designados (eleitos e indicados pela Cooperativa) receberam treinamento da NR 5. O curso visa atender à Norma Regulamentadora referente à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), exigida pelo Ministério do Trabalho.

O objetivo é capacitar a equipe quanto à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. o curso contou com a participação de 11 colaboradores e foi ministrado pelo instrutor José Roberto Heberle, engenheiro de segurança, professor e coordenador do curso técnico de Segurança do Trabalho na Univates. A atividade contou com o apoio do SESCOOP/RS.


Palestra com Ricardo Leite

Para dar start no novo planejamento estratégico e celebrar seus 54 anos, comemorados no dia 17 de outubro, a Cooperativa realiza, no dia 26, a palestra Cooperação: o diferencial somos nós, que será ministrada pelo palestrante, treinador e coach, Ricardo Leite. A programação terá início às 19h30min, na ACERTA. Todos os colaboradores estão convidados, e o convite é estendido aos cônjuges.



Confira as fotos enviadas ao Clic Certajano

O jornal Certajano de outubro/novembro traz duas belas imagens no Clic Certajano, espaço destinado para a publicação de fotografias feitas pelos nossos cooperados.

Da casa que é da família há três gerações, a cooperada Carla Bizarro de Vargas, de Pedra Grande, Paverama, registrou a bela vista para a área de terra dos vizinhos. “Hoje, com muito amor, guardo este lugar.”


A colaboradora Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado, fotografou a bela paisagem da propriedade ao lado do Pavilhão Cruzeiro do Sul, em Capela dos Cunha, Passo do Sobrado.



Espaço Livre


No Espaço Livre desta semana, a colaboradora do setor de Gestão de Pessoas, Maria de Fátima Silva Hassen, indica um texto de Alexandro Gruber, psicólogo, especialista em Autoconhecimento, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização. Confira:

Cortar laço não é bonito, cortar laço não é agradável, mas, às vezes, cortar laço é extremamente necessário. Saúde mental e emocional não é apenas sobre como administramos as nossas emoções, é também sobre quem mantemos e aceitamos em nossas vidas.

Há algumas pessoas com as quais precisamos conviver. Em virtude do trabalho, de relações familiares ou sociais que não nos permitem uma distância física. São pessoas que precisamos aprender a conviver, sem deixar que manipulem ou afetem demasiadamente as nossas emoções.

Mas existem aquelas pessoas cuja presença delas em nossas vidas só depende de nós. A questão é: por que ainda permitirmos a presença de quem perturba a nossa paz e tira o nosso equilíbrio?

Os laços emocionais que mantemos com as pessoas só são realmente bonitos quando são saudáveis, nutridos de afeto, empatia, respeito, reciprocidade e afinidade.


Precisamos observar se os laços que nos prendem a algumas pessoas são verdadeiros, ou se são apenas laços construídos pela carência, pela dependência ou pela ilusão disfarçada de esperança de que alguém um dia mudará e será melhor.

Nem sempre é o outro que nos prende. Muitas vezes somos nós que nos “amarramos” emocionalmente a alguém e nos mantemos sentimentalmente presos a pessoas que nada nos acrescentam e apenas nos sugam.

Se precisamos forçar demais, insistir demais, cobrar demais e não nos traz leveza e bem-estar, é porque não é do nosso tamanho. Romper laço começa por dentro: na valorização do nosso equilíbrio, na prioridade que damos a nossa saúde mental. Quando a gente cresce por dentro não se permite manter laço com quem não nos faz bem.


Encontro Gaúcho de Profissionais de Departamento Pessoal

A colaboradora Marina Fazenda, do setor de Gestão de Pessoas, participou do 5º Encontro Gaúcho de Profissionais de Departamento Pessoal, realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

“O evento foi muito bom, muito interessante para a área de DP. Havia vários palestrantes muito bem renomados na área, que trouxeram todas as novidades e melhorias que tivemos depois do nascimento do eSocial, e as que ainda estão por vir, como o FGTS Digital, previsto para janeiro”, destaca Marina.


Reunião de Núcleo

A CERTAJA Energia segue realizando as reuniões deste semestre com seus Núcleos Regionais Cooperativos. No dia 10 de outubro, foi a vez do Núcleo 3 (Tabaí), que se reuniu no salão da Comunidade São Cristóvão. Cerca de 110 pessoas participaram do momento de troca, confraternização, e receberam informações atualizadas sobre a Cooperativa.

Os Núcleos Regionais Cooperativos têm a finalidade de viabilizar condições de participação e integração de um maior número de cooperados nas discussões de interesse comum. Ampliam o relacionamento com a Cooperativa, por meio do intercâmbio de experiências e da troca de informações.


Dia das Crianças

Brinquedos infláveis, touro mecânico, mateada e lanches fizeram a alegria das crianças (e dos adultos) na festa do Dia das Crianças, realizada pela CERTAJA Energia e CERTAJA Desenvolvimento, no dia 07 de outubro. O ex-mascote, Abelix, e o atual mascote, Certajito, distribuíram balas e pirulitos aos participantes. A chuva não atrapalhou a programação, que foi realizada no ginásio de esportes da Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA).

“A Festa do Dia das Crianças ocorre a cada dois anos e gera integração, tanto entre as crianças quanto entre os colaboradores. Ficamos muito felizes com tudo que presenciamos. Mesmo com o clima chuvoso, tivemos uma participação bastante expressiva. Realmente, atendemos ao nosso objetivo e, mais uma vez, conseguimos proporcionar um evento bem bacana”, destaca o gerente administrativo financeiro, João Ederson Pacheco.

Confira algumas fotos do evento:


A coordenadora do setor Financeiro/Contábil, Maria Elena Souza Gomes, também aproveitou a temática do Dia das Crianças e entregou, aos integrantes do seu time, uma lembrancinha (clique para ampliar).



Dica de saúde – Outubro Rosa

Quando o assunto é câncer de mama, falar sobre prevenção nunca é demais. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, por isso, alguns sinais merecem a atenção. O surgimento de nódulos nas mamas, também conhecidos como “caroços”, é a principal manifestação da doença.

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima ao perceber alterações suspeitas e faça os exames necessários, principalmente, se você tiver entre 50 e 69 anos.


Tratamentos

O tratamento do câncer de mama varia conforme o estágio da doença, suas características biológicas, as condições da paciente e a extensão do tumor. O SUS oferece vários modalidades de tratamento, que se complementam, como cirurgias, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos.

É importante lembrar que, quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, as chances de cura são significativamente maiores. Portanto, é fundamental estar atenta aos sinais do corpo e realizar exames regularmente.


Fonte: Ministério da Saúde