Este pessoal lindo fez fotos com a equipe do Estúdio Alfa, na manhã do dia 08 de novembro. Eles toparam ser destaques no jornal Certajano de dezembro, que contará um pouquinho da trajetória de cada um. O grupo, composto por Maria de Fátima, Marisa, Paulo Fernando, Marli e Marcus, está no Programa de desligamento programado de colaboradores aposentados da CERTAJA Energia e deixa a Cooperativa no fim do ano.
Confira os bastidores do ensaio:
Categoria: Edição 829
CERTAJA Energia no SENDI
A CERTAJA Energia esteve representada no Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), realizado em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 07 e 11 de novembro. O evento é considerado o maior no ramo de distribuição de energia elétrica da América Latina.
A programação buscou apresentar e discutir as tendências do setor, promover a inovação e o desenvolvimento do segmento de distribuição de energia elétrica e discutir melhorias no modelo regulatório brasileiro.
Participaram do seminário os colaboradores Geison Bittencourt Quadros, Jaime Palagi, Deise Ferreira de Araújo e Leandro Vargas.
Reciclagem de NR 35
Cerca de 75 colaboradores da CERTAJA Energia e CERTAJA Desenvolvimento, divididos em cinco turmas, estão participando do treinamento Reciclagem de NR 35 – Trabalho em Altura, entre os dias 07 e 09 e 13 e 14 de novembro. A capacitação, realizada a cada dois anos, atualiza os conhecimentos sobre os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade, de acordo com os procedimentos da FECOERGS.
Em oito horas-aula, ministradas pelo instrutor Jonas Ronei Schilling, do Colégio Teutônia, em parceria com o SESCOOP/RS, o treinamento abrange estudos teóricos e prática, como o resgate e a escalada em postes, incluindo uma inspeção detalhada dos equipamentos de segurança e a confecção de nós.
Adestramento de cães
A CERTAJA Energia, em parceria com o Sindicato Rural de Taquari e o SENAR-RS, realizou o curso Adestramento de cães para pastoreio em rebanho ovino, de 07 a 09 de novembro.
A iniciativa foi realizada na propriedade do cooperado e conselheiro de Administração, Clóvis Bavaresco. A capacitação reuniu 11 participantes e foi ministrada por Sami Mahfuz Neto, bancário aposentado que exerce a atividade de criação e adestramento de cães da raça Border Collie por paixão há alguns anos.
O conteúdo programático abrangeu as vantagens econômicas e funcionais do uso de cães treinados na atividade pecuária; a demonstração, com cães treinados, da recolhida do rebanho no campo; a utilização de cães dos participantes dentro das suas realidades funcionais; a demonstração de cães em diferentes níveis de treinamento; a prática dos participantes e cães treinados em diferentes situações de manejo de ovinos.
Cooperativa realiza curso de inclusão digital
Nos dias 07 e 08 de novembro, cinco cooperadas da localidade de Amoras, em Taquari, participaram do curso Inclusão digital rural. A atividade foi realizada na casa da cooperada Sirlene Piovesan e coordenada pelo professor Wolnei Vitor Luersen, do SENAR-RS.
Oficina na Univates
O engenheiro eletricista e gerente de Distribuição da CERTAJA Energia, Eleandro Luis Marques da Silva, participou da Oficina com desenho em CAD-elétrica, na Univates, no dia 07 de novembro. A atividade envolveu os alunos de Engenharia Elétrica e dos cursos técnicos de eletrotécnica e informática, e teve como tema o Planejamento Energético das Cidades.
Entre os diversos assuntos abordados, o certajano apresentou os estudos realizados em todas as fases para a implantação da linha e da Subestação Vale Verde. Os participantes também trocaram experiências sobre projetos de modernização, visando a concepção de redes inteligentes, infraestrutura de medição avançada, automação de rede e recursos de energia, os desafios da geração distribuída e os cenários políticos do setor elétrico.
A iniciativa contou com a participação da coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Univates, Aline Kafer, e do engenheiro eletricista Michael Thies, da Certel, que, ao lado de Eleandro, compartilhou com os estudantes informações sobre o planejamento de infraestruturas de energia das cooperativas.
CIPA gestão 2023/2024 é empossada
A nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) tomou posse no dia 06 de novembro. Luciana Dannenberg é a nova presidente, designada pelo empregador, e Anderson Silva, o vice, escolhido entre os representantes dos colaboradores. Stéfani Oliveira Palagi foi escolhida como secretária, e Miriam Franco de Moura, como sua substituta.
“Agradeço pela oportunidade e a confiança para liderar a equipe nesta nova jornada. Conto com o apoio, o trabalho e a garra dos novos membros indicados e eleitos. Também quero parabenizar aos colegas que estão se despedindo da CIPA, pela ótima gestão e pela SIPAT/2023, que foi um sucesso. Que a nova gestão faça um trabalho tão bom quanto.”
Luciana Dannenberg
Presidente da CIPA
Doação ao 2º Batalhão de Bombeiro Militar
A CERTAJA Energia doou uma luva de borracha isolante para Baixa Tensão (BT) até 1.000 Volts ao 2º Batalhão de Bombeiro Militar, de Taquari, no dia 06 de novembro. O equipamento de segurança, solicitado para atendimentos de emergência, foi entregue pelo engenheiro ambiental e de segurança do trabalho da Cooperativa, Leandro Vargas, a Leonardo Efrem Nunes, da corporação.
Espaço Livre
A indicação do Espaço Livre desta semana é da colega Marina Fazenda, do setor Gestão de Pessoas. Ela divide conosco o artigo “Avançando na carreira: como superar a procrastinação”, publicado no RH Portal, por Heloísa Capelas. Confira:
Avançando na carreira:
como superar a procrastinação
No caminho para se alcançar sonhos e objetivos, a procrastinação é o maior inimigo. Seja na vida pessoal ou na carreira, há três caminhos bem claros a seguir: o primeiro é querer, o segundo é colocar foco e atenção no agora, e o terceiro é agir.
No entanto, esta fórmula é muito poderosa; é o caminho do sucesso.
Já se perguntou, o que falta ou precisa acontecer para que você encerre este ano com a sensação de que 2023 foi inesquecível?
Pois, quando você procrastina, deixa tudo para depois, arrastando suas ações para o futuro e isso te deixa estagnada em sua evolução e se seguir assim, mais um ano se encerrará e você estará na mesma página, sem grandes progressos.
Segundo estudos científicos, este comportamento é um dos piores inimigos dos nossos objetivos e nos traz muitas frustrações.
Esta é a má notícia. A boa é que com autoconhecimento podemos mudar isso, aprender a criar novos comportamentos e a gerir melhor nossas emoções.
Como avançar na carreira sem procrastinar
Avaliemos primeiramente um traço comum nos procrastinadores; na grande maioria dos casos, nós temos medo de lidar com nossos problemas, fugindo de encarar as verdades.
Tornou-se um dos comportamentos contemporâneos mais comuns adiar ao máximo possível a realização de uma tarefa que poderia ter sido resolvida hoje, ou seja, deixar para amanhã ou para depois
Em suma, preferem lidar com a culpa de não entregar uma tarefa de trabalho no prazo, por exemplo, ou mesmo de lidar com o estresse que isso causa em vez de mergulhar em si para entender a origem desse problema.
É preciso atingir a causa, já que a procrastinação é um sintoma.
Procrastinar traz consigo a sensação de que sempre temos coisas para fazer e tarefas a concluir. Com isso, a pessoa procrastinadora está sempre correndo, ocupada e atrasada em seus compromissos.
Contudo, a cada vez que diz ou pensa “estou ocupada”, não avalia, por exemplo, o sofrimento que causa em si própria; é como estar num looping sem fim. Em algumas situações, adiando o que deve ser feito pode ser fuga para preencher o próprio tempo.
É importante distinguir entre sobrecarga de trabalho, que não é positiva e requer revisão e organização, e procrastinação, o ato de realizar hoje com empenho e dedicação, sem adiar para o futuro ou usar desculpas falsas como justificativa.
Cooperativa é destaque no Vale Empreendedor
O presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins, deu entrevista ao Estúdio Alfa, do Grupo A Hora, no dia 31 de outubro. O bate-papo abordou um pouco da história da CERTAJA Energia e foi divulgado nesta sexta-feira, 10 de novembro, no Vale Empreendedor, iniciativa que valoriza empresas e incentiva o ambiente inovador.
Confira o vídeo:
Feira do Livro, em Barão do Triunfo
A CERTAJA Energia foi apoiadora da Feira do Livro 2023 de Barão do Triunfo. A programação ocorreu no dia 27 de outubro, no ginásio de esportes do Município, e teve como patrona a escritora Iara Schmegel. Participaram do evento escolas municipais e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trabalhos desenvolvidos a partir das obras de Iara foram apresentados aos visitantes da feira, que também contou com apresentação teatral e releitura de obras.
CERTAJA Energia marca presença no aniversário de 27 anos de Vale Verde
A CERTAJA Energia marcou presença na Feira Comercial que integrou as comemorações do 27º aniversário de Vale Verde. A programação, que também contou com o 1º Encontro de Intercooperação, promovido pela CERTAJA Energia, Arla, Dália Alimentos e Sicredi, e o 1º Festival das Carnes Sete Brasas, foi realizada no complexo da Comunidade Evangélica de Vale Verde.
Entre os dias 26 e 29 de outubro, colaboradores da CERTAJA Energia receberam os cooperados no Espaço das Cooperativas, que também foi agraciado com a visita do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.
Além de materiais e informações sobre a Cooperativa, quem passou pelo local participou do sorteio de uma cesta com presentes. A ganhadora foi Leila Dettenborn.
Confira a galeria:
Futsal Força Livre da ACERTA
A final do Campeonato Interno de Futsal Força Livre da ACERTA ocorreu no dia 27 de outubro. Cinco equipes com oito atletas disputaram o certame, que teve início em setembro. O placar da final foi de 4×2 no tempo normal. O Atletico Madrid sagrou-se campeão, e o Real Madrid conquistou o vice-campeonato.
O terceiro e o quarto lugares ficaram com o Valencia e o Barcelona, respectivamente. Bruno Borba foi o artilheiro da competição, com 18 gols, e Willian Freitas dos Santos foi o goleiro menos vazado, com 16 gols sofridos.
Dica de saúde – Novembro Azul
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A campanha do INCA e do Ministério da Saúde, em 2023, chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos por ano para o triênio 2023-2025.
Idade
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como quem possui histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata?
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. Também é importante adotar diversos hábitos saudáveis, como fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Fonte: Ministério da Saúde