Uma vida ao lado da CERTAJA Energia

A CERTAJA Energia tem, na sua essência, a cultura de andar lado a lado com a comunidade e com as pessoas que fazem parte de sua história. Isso inclui os colaboradores, que, durante os 54 anos da Cooperativa, ajudaram a construir, desenvolver e manter esta iniciativa tão importante.

São histórias entrelaçadas. Entre elas, as de cinco colaboradores que integram o Programa de desligamento programado de colaboradores aposentados. Eles viveram boa parte de suas vidas na CERTAJA Energia e, ao fim de 2023, concluem suas trajetórias dentro da Cooperativa: Maria de Fátima Silva Hassen, Paulo Fernando Pereira, Marisa Angélica da Silva, Marli Costa de Araújo e Marcus França.

Maria de Fátima, uma profissional realizada

A CERTAJA Energia busca contribuir na vida de todos que são alcançados por ela. Inclusive, com oportunidades. É o caso de Maria de Fátima Silva Hassen, colaboradora da Cooperativa desde novembro de 1982. À época, ela estava desempregada, havia se divorciado e precisava cuidar da filha, Lise Flores, então com dois anos de idade. A partir da dica de uma amiga, que já trabalhava na Cooperativa, ela se candidatou a uma vaga.


“Iniciei as atividades como auxiliar de escritório no setor de faturamento, em uma época em que o acesso ao conhecimento técnico era restrito, e o aprendizado dependia de colegas mais experientes. Todos os processos eram realizados manualmente”, recorda-se.

Depois de atuar no setor de contabilidade e passar pelo financeiro, assumiu como gestora de Recursos Humanos, setor no qual atua até hoje. “A Cooperativa começou a investir no aprendizado. E foi através desta estratégia de investimento e valorização que realizei meu sonho de ingressar nos Recursos Humanos”, conta.

Em paralelo a essa jornada, ela criou a filha, hoje uma professora, e contribuiu para a educação do neto, Pedro, de 15 anos. “Todos os fatos que ocorreram nos meus 42 anos de Cooperativa foram significativos, estão impregnados no meu DNA e me tornaram uma cidadã do mundo e uma profissional realizada”, destaca.

Paulo Fernando, um homem de família

É comum que profissionais se refiram às suas equipes como uma família. Na CERTAJA Energia isso não é diferente. Porém, ao olharmos para a história de Paulo Fernando Pereira, podemos atestar que isso é uma realidade. Afinal, quando ingressou na Cooperativa, em maio de 1984, o fez por indicação de familiares e amigos que também atuavam na instituição.


“Como eu tinha experiência com motos e bicicletas, assim como com oficinas, ingressei na loja da Cooperativa, onde lidava com diversas peças e utensílios. Mais tarde, fiquei responsável pela entrada de notas fiscais no estoque do supermercado da CERTAJA”, lembra.

Se sua chegada à Cooperativa passa por sua família, esse vínculo foi continuado através de sua filha, Marina. Ela ingressou na CERTAJA em 2009, como Jovem Aprendiz, e, hoje, atua como analista de RH. Nesta reta final, ainda que esteja sendo um período feliz, Paulo Fernando reconhece que o ‘depois’ será desafiador.

“Acordar e não vir, após 40 anos de trabalho, será estranho. Porém, o tempo foi ótimo para mim e para minha família. Quarenta anos é muito para quem olha de fora. Para quem viveu, passou rápido”, sorri.

Marisa Angélica da Silva, uma trajetória ao lado das lideranças

A trajetória da CERTAJA Energia é marcada por alguns nomes que se tornaram referência, não só para a Cooperativa, mas para toda a região. Exemplo disso é o atual presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, e o ex-presidente da Cooperativa, Frederico Damião Arnt Bavaresco. Curiosamente, desde 1994, um nome esteve ao lado deles, Marisa Angélica da Silva.


Depois de uma década trabalhando em uma corretora de seguros, Marisa ingressou na CERTAJA Energia como secretária geral e, durante muito tempo, deu suporte direto para a Gerência Financeira, na pessoa de Martins, e para a presidência, na figura de Bavaresco. “Durante 24 anos atuei nesta função. Lembro que foi dolorosa a perda do Sr. Bavaresco, em 2008, mas conseguimos seguir.”

Atualmente, às vésperas de deixar a Cooperativa, Marisa está equilibrando momentos de tranquilidade e outros de razoável apreensão. Ela comenta que a pergunta “Como será não ir à CERTAJA?” surge em sua mente, vez ou outra.

“Pretendo continuar trabalhando e implementar um negócio próprio, voltado à área estética, algo que faço há mais de 30 anos. Quero aproveitar esse período, que foi de trabalho, comprometimento e aprendizado”, ressalta.

Marli Costa de Araújo, um acaso que marcou a vida

Depois de 22 anos de carreira, é difícil pensar em mudar. Exceto quando uma porta se abre. É o caso de Marli Costa de Araújo, que, desde 2008, atua na limpeza da CERTAJA Energia. Seu ingresso na Cooperativa veio depois do convite de uma conhecida, que já integrava o time de colaboradores.


Por mais de duas décadas, ela atuou no setor calçadista. Desempregada, recebeu a proposta de fazer um teste na Cooperativa. Ela trabalharia por três meses como um teste – não apenas para a Cooperativa, mas também para ela. No fim do ano, Marli se aposenta com 15 anos de trabalhos prestados. “Gosto muito desse pessoal. Eu adoro eles. Para mim, são como parte da família”, avalia.

Curiosamente, seus laços com a Cooperativa não terminam por aqui, já que sua filha, Roberta, continuará como colaboradora, numa história que já possui 13 anos. A partir de janeiro de 2024, Marli quer aproveitar a aposentadoria, conhecer novos lugares e dedicar ainda mais tempo ao trabalho de revendedora de cosméticos.

“Vou ter que dizer um tchau para a CERTAJA, como trabalho, mas vou ficar passeando por lá e dando abraço neles, de vez em quando”, brinca.

Marcus França, uma parceria que precede o trabalho

Na segunda metade dos anos 2000, a CERTAJA Energia implementou o Manual de Contabilidade do Setor Elétrico. Para isso, consultores auxiliaram a Cooperativa no desenvolvimento desta iniciativa. Entre eles, Marcus França. Essa parceria resultou, em 2008, em sua contratação como assessor da diretoria. Ele foi gerente financeiro e, hoje, atua na Controladoria.

Essa relação rendeu diversos resultados e alguns prêmios, como os troféus recebidos pelas melhores demonstrações contábeis no segmento de permissionárias no Brasil – essa é uma premiação anual promovida pela Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (ABRACONEE). Em três ocasiões, a CERTAJA Energia ficou em primeiro lugar.

França se prepara para este novo momento. De coração tranquilo, consciente do ambiente de trabalho saudável que deixará, ele se organiza para continuar atuando como consultor.

“Foi um período muito agradável e produtivo, com diversos desafios e vitórias. Um ponto importante da CERTAJA é o relacionamento harmonioso entre os colegas, assim como o profissionalismo e a dedicação com os quais são desenvolvidas as atividades”, enfatiza.


Encontro reúne conselheiros, líderes e vice-líderes de Núcleos

Troca e integração marcaram o encontro que reuniu o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, líderes e vice-líderes de Núcleos da Cooperativa, na manhã do dia 21 de dezembro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco.


Na pauta da última reunião do ano, temas como o desempenho financeiro de novembro, o orçamento de 2024 e as principais ações das gerências de Mercado, Distribuição e Administrativo/Financeiro.

Paralelamente, os acompanhantes dos conselheiros e líderes participaram de atividades na Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA). Maria Jucimara Souza, representante do Sindicato Rural de Taquari, falou sobre as parcerias entre a entidade, o SENAR-RS e a Cooperativa, por meio das quais o meio rural recebe cursos que buscam oportunizar o desenvolvimento pessoal, profissional e das comunidades.


Os acompanhantes também prestigiaram a palestra do psicólogo Ezequiel Calegari, da Unimed, sobre a ansiedade. Após, um almoço reuniu os dois grupos, na ACERTA.


Confira a galeria:


Religador monofásico


Um religador monofásico foi instalado para testes na rede da Cooperativa, na localidade do Caramujo, em Taquari, no dia 21 de dezembro. O novo equipamento tem por objetivo diminuir a duração das interrupções de energia, fazendo o restabelecimento do fornecimento de forma automática após a ocorrência de um defeito.

O funcionamento é similar ao dos religadores que já são utilizados pela Cooperativa, porém, este também pode ser utilizado em redes monofásicas. Ocorrendo tudo bem no período de testes, a ideia é aumentar a utilização destes equipamentos, principalmente em áreas que possuem redes monofásicas com muitos clientes, como é o caso da região de Barão do Triunfo, foco no Planejamento Estratégico da Cooperativa.


Confira as fotos enviadas ao Clic Certajano

O jornal Certajano de dezembro/janeiro traz duas belas imagens no Clic Certajano, espaço destinado para a publicação de fotografias feitas pelos nossos cooperados e colaboradores.

Em uma das visitas a Vale Verde, a colega Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado, registrou a beleza do túnel formado por árvores, que faz jus ao nome do município.


A fotógrafa Ariel Saraiva fez este registro lindo na Cabana Nosso Recanto. Um lugar de descanso e conexão com a natureza, em General Neto/Passo da Invernada, Triunfo.


Reunião de fim de ano da Fecoergs


O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, e o vice, Ederson Madruga, participaram da reunião de final de ano da Fecoergs, no município de Fontoura Xavier.

O evento, realizado na sede da Cerfox, também foi momento de homenagens ao presidente da Fecoergs, Jânio Stefanello, pelo prêmio Troféu Padre Theodor Amstad, recebido do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e entregue ao representante Matheus Stefanello.


Também foi entregue aos representantes, Herton Azzolin e Matheus Stefanello, homenagem do Sistema Fecoergs a COPREL, pelos 55 anos de fundação da Cooperativa, completados em 2023.


A reunião tratou, ainda, de assuntos e resultados da audiência pública, que ocorreu no dia 13 de dezembro, no Ministério de Minas e Energia, além de ações cooperativistas e programas como o Energia Forte no Campo e Internet Rural.


Espaço Livre


A dica, hoje, é de filme, e foi publicada na última edição do jornal Certajano. A animação Leo, disponível na Netflix, é diversão garantida para toda a família!


No filme, Leo (dublado por Adam Sandler) é um velho lagarto que está há anos preso com uma tartaruga em um terrário na sala de aula de uma escola. Ao descobrir que tem apenas mais um ano de vida, ele planeja fugir das quatro paredes de vidro para viver o restante de seu tempo. Porém, nada sai como planejado, e o resultado é emocionante.


Mais tampinhas para a campanha

O colega Jairo Aguiar, do setor de Relacionamento com o Cooperado, trouxe, recentemente, cerca de três quilos de tampinhas plásticas para a Cooperativa. Ele, que é um entusiasta da nossa campanha, levou cerca de dois meses para coletar o material. “A gente junta lá em casa. E também vou pedindo para os amigos colaborarem”, conta.

Participe também e faça a sua contribuição!



Integração com a CCR ViaSul


As equipes de construção de rede e manejo ambiental realizaram integração com a CCR ViaSul, no dia 19 de dezembro. A demanda foi solicitada pela concessionária, que é responsável pela BR-386, para permitir que nossas equipes trabalhem às margens da rodovia com segurança.


Durante a integração, foram compartilhados os procedimentos e os equipamentos necessários para garantir que as atividades ocorram de acordo com as normas estabelecidas, promovendo eficiência e segurança na execução das tarefas ao longo da rodovia. Participaram colaboradores da Chico Florestal, CERTAJA Energia e CERTAJA Desenvolvimento.


Festa de Natal

A CERTAJA Energia foi apoiadora da festa de Natal realizada pelo Clube de Mães Santa Ana, da localidade de Passo Fundo, em Triunfo, no dia 16 de dezembro. O evento ocorreu no Salão Carlos Campos e contou com a participação de cerca de 110 crianças. Cachorro-quente, bolo, picolé e refrigerante fizeram a alegria da garotada, que também recebeu pacotes de doces.


CERTAJA Energia é Empresa Amiga do Lar São José

A CERTAJA Energia recebeu o título de Empresa Amiga do Lar São José, no dia 15 de dezembro. Na ocasião, alunos da instituição visitaram a Cooperativa e fizeram uma apresentação musical aos colaboradores e à direção, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. O presidente, Renato Pereira Martins, recebeu um certificado, para marcar o reconhecimento à parceria.


Confira uma parte da apresentação:


Reunião com a Certel

A CERTAJA Energia e a Certel realizaram uma reunião virtual, no dia 07 de dezembro, sobre o sistema automatizado de compras da Cooperativa: o Business Process Management (BPM) – “Gestão de Processos de Negócio”, em português.

Os colaboradores dos setores de Compras e de Planejamento e Qualidade da Certel tiveram a oportunidade de conhecer algumas funcionalidades do módulo, fornecido pela Useall, no qual é possível criar fluxos e automatizá-los. A colega Renata Reis, do setor Contábil, realizou a apresentação do sistema.


Reuniões de Núcleo reúnem mais de mil pessoas no segundo semestre

No segundo semestre de 2023, a CERTAJA Energia deu continuidade e aprofundou o desenvolvimento da Nucleação, que tem como objetivo ampliar a participação dos cooperados. Desde setembro, foram realizadas reuniões com cada um dos dez Núcleos Regionais Cooperativos.

Além de valorizar a proximidade entre os participantes, as reuniões foram marcadas por troca de informações e instruções. Durante o período, dez encontros foram realizados e mais de mil pessoas participaram dos eventos.

Confira a galeria:


Encontro Regional de Protagonismo Feminino

“Protagonismo Feminino. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância”. Este foi o tema do Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizado no dia 12 de dezembro, na localidade de Monte Alegre – Morada dos Búfalos, em Vale Verde.

O encontro foi proposto e organizado pela Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e teve a participação da coordenadora do Setor de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, Deise Ferreira de Araújo, e da colega Adriana Miranda. “Foi um momento de reunir mulheres engajadas na promoção da igualdade de gênero no meio rural, fortalecendo os laços comunitários e o empoderamento feminino”, destaca Deise.

Mais de 70 mulheres de várias localidades da região aproveitaram o evento para a troca de experiências, sempre pautadas no dia a dia de quem trabalha e vive no campo. “A gente sai com outro olhar de futuro, ainda mais neste ciclo que se fecha em 2023, e 2024 chega com um leque de possibilidades”, comemora Deise.