Conheça nossas representantes cooperativistas

Você sabia que a colaboradora Marina Fazenda, do setor de Gestão de Pessoas, é agente do SESCOOP/RS? Ela integra o time da CERTAJA Energia há cinco anos e, desde 2021, cumpre o papel de ser o elo entre a Cooperativa e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul.

Por ser este elo, ela cuida de toda a parte burocrática de atividades on-line e presenciais, como treinamentos, cursos e palestras, proporcionadas e apoiadas pelo SESCOOP/RS. Isso envolve participar de capacitações como agente, organizar as listas de presenças, as avaliações pós-eventos e a prestação de contas para a entidade.


Marina entra em contato com as diversas áreas da Cooperativa para saber as demandas de cada setor, faz as solicitações ao SESCOOP/RS e, depois, realiza o evento ou a atividade. “É bem dinâmico. São vários tipos de assuntos para lidar. É interessante estar por dentro do cooperativismo, do SESCOOP/RS e do que eles podem nos oferecer, explica a agente.


Movimento Jovem Cooperativista


Stéfani Palagi, do setor Financeiro, é a nossa representante no Movimento Jovem Cooperativista. Ela, que trabalha há 5 anos na Cooperativa, integra o Comitê de Jovens Cooperativistas do RS, do sistema Ocergs.

“O projeto conta com encontros on-line e é focado nos jovens, no que eles podem aprender com os que já estão atuando, para agregar”, comenta a colaboradora, que foi indicada para participar da seleção e, hoje, nos representa no movimento.

“Foi muito legal a direção e o RH terem me convidado e reconhecido meu trabalho”, comenta. “É uma oportunidade de crescer dentro da empresa, trazer as novidades aprendidas no grupo e difundir o cooperativismo aos jovens”, acrescenta.



Café da manhã dos aniversariantes

O último café da manhã dos aniversariantes de 2023 foi realizado na manhã do dia 29 de dezembro, na cantina. Os colaboradores que completaram mais um ano de vida em dezembro celebraram com seus colegas, na ação desenvolvida pelo setor de Gestão de Pessoas. Parabéns, pessoal! Em 2024, comemoraremos juntos novamente!



Apresentação do manual do PROM120

O Manual do PROM120 2024 foi apresentado aos colaboradores, nos dias 21 e 22 de dezembro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. Divididos em turmas, os certajanos receberam instruções e informações sobre o programa de participação no atingimento de metas da Cooperativa. A apresentação foi conduzida pelo coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima.


Treinamento da Linha Viva

Entre os dias 18 e 22 de dezembro, colaboradores participaram do Treinamento de capacitação da Linha Viva em atividade de subestação. A atividade, que tinha como objetivo habilitar os integrantes em serviços de pórticos de estações energizadas, subestação, em tensão de até 34,5 kV, foi ministrada pelo instrutor Osmar Ribeiro, da Alpha Soluções e Treinamentos, e teve duração de 40 horas.


Saiu na imprensa

A CERTAJA Energia foi divulgada nas revistas Coopop/Momento, do Grupo Popular, de Teutônia, e na revista Perfil Socioeconômico, da Folha do Mate, de Venâncio Aires.

Na matéria “Princípio baseado no dar as mãos”, das revistas Coopop/Momento, o nosso presidente, Renato Pereira Martins, é um dos entrevistados e fala sobre a intercooperação. Já na Revista Perfil Socioeconômico, o destaque é a Subestação Vale verde.


Desligamento por aposentadoria

Após 33 anos de trabalho na CERTAJA Energia, o colega Osmar Silva dos Santos desligou-se da Cooperativa por aposentadoria. No final de novembro, ele recebeu uma cesta e uma placa para marcar o momento e celebrar sua trajetória.


Política de prevenção ao assédio


A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), Luciana Dannenberg, e a colega, Maria de Fátima Silva Hassen, do setor de Gestão de Pessoas, apresentaram aos colaboradores a Política de prevenção ao assédio CERTAJA Energia, no dia 27 de novembro. O documento está disponível na Intranet, em ‘Regulamento e políticas de RH’.


Por um ambiente de trabalho +positivo:

A CERTAJA ENERGIA é uma empresa comprometida em manter um local de trabalho sem discriminação, intimidação e assédio moral e sexual.

A relação de trabalho saudável e a preservação de um ambiente em que o respeito e a ética fazem parte do cotidiano do trabalho é valor fundamental da cooperativa.

Sabemos, contudo, que vários fatores no contexto contemporâneo decorrente das mudanças no mundo do trabalho têm contribuído para o aumento de conflitos e assédio no ambiente organizacional.

A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do profissional, comprometendo a identidade, a dignidade e as relações afetivas e sociais e gerando danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade de trabalhar e para o desemprego.

Problemas de ordem psicopatológicas (ansiedade, depressão, síndromes, etc), psicossomáticos (taquicardia, dores, hipertensão, etc.) e comportamentais (choro frequente, agressividade, aumento do consumo de drogas, isolamento social, etc.) são alguns dos danos causados ao trabalhador (a), podendo levá-lo até à morte ou a tentativa de suicídio.

Essas condutas são incompatíveis com a Constituição da República e com diversas leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho. Por isso, devem ser combatidas.

Por tal motivo, a cooperativa elaborou a presente política de prevenção e enfrentamento do assédio no trabalho juntamente com a comissão da CIPA e está implantando ações que vão desde a sensibilização e a produção de informações sobre o tema até a organização de uma rede de acolhimento e acompanhamento dos casos de conflito/assédio moral e sexual no trabalho.

Esta política de prevenção ao assédio aplica-se a todos colaboradores, colaboradores temporários, estagiários, aprendizes independentemente das atividades que desempenhem cargo ou função que ocupem da cooperativa.

O trabalhador que estiver com dificuldades no trabalho, semelhantes às descritas nesta politica, deverá enviar um e-mail para ouvidoriainterna@certaja.com.br.

Neste e-mail o empregado deverá relatar o fato/motivo da denúncia com detalhes para que o responsável pelo acolhimento da informação possa analisar a situação e definir os procedimentos a serem adotados.

As primeiras ações consistem em procurar escutar todas as partes envolvidas para que se esclareça e diferencie situações de conflito no trabalho de situações de assédio. A partir daí o responsável pela gestão das informações o qual consiste em apurar o fato relativo e tomará as providencias cabível.


Regulamento interno e norma de conduta

No dia 27 de novembro, mesmo dia em que a Política de prevenção ao assédio foi divulgada aos colaboradores, também foi apresentado o Regulamento Interno e norma de conduta dos funcionários da CERTAJA Energia. O regulamento, revisado pelo setor de Gestão de Pessoas e aprovado pela direção, entrou em vigor na data de apresentação.


“É através do regulamento que o empregador estabelece direitos e obrigações aos colaboradores que lhe prestam serviços, de maneira clara e objetiva, sempre de acordo com a atividade da empresa, estabelecendo prazo para entrega de atestados médicos, restrição ao uso de celulares, obrigatoriedade do uso de crachá, penalidades, por exemplo”, explica Maria de Fátima Silva Hassen.

Muito mais que um simples documento, o regulamento deverá nortear todas as conexões profissionais e ser reflexo de nossas condutas, contribuindo para um ambiente ético e harmonioso. O arquivo está disponível na Intranet, em ‘Regulamento e políticas de RH’.


Dica de saúde – Prevenção do câncer de pele

O Brasil é um país tropical, e a população convive com altas exposições solares praticamente o ano inteiro. Estar em contato com a luz do sol é importante para a saúde e o bem-estar, afinal, essa é a principal fonte de vitamina D.

No entanto, é preciso moderação. Isso porque a exposição excessiva e inadequada tem forte ligação com o surgimento do câncer de pele, uma doença caracterizada pelo crescimento descontrolado e anormal das células desse órgão.

Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro, mês marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul, para instituir a campanha Dezembro Laranja, buscando a prevenção e detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano.

Fonte: Ministério da Saúde