O temporal que assolou o Rio Grande do Sul na noite de terça-feira, 16 de janeiro, atingiu várias regiões de atuação da CERTAJA Energia. A Cooperativa registrou um pico de 10.144 cooperados sem energia elétrica entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira (17).
Além de todo o efetivo estar trabalhando nas regiões afetadas, no momento da publicação desta matéria a Cooperativa conta com 10 equipes pesadas (caminhões) e teremos o acréscimo de outras duas que chegarão de Passo Fundo, às 17h desta sexta-feira (19). Dando exemplo de intercooperação, o Grupo Coopernorte enviou uma equipe de apoio para auxiliar no trabalho.
“Estamos com 12 equipes leves (camionetes) em trabalho”, destaca o vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga. Em 24 horas, 82% das faltas de energia já haviam sido corrigidas. Em 48 horas, 96%. No momento da publicação desta postagem, 4% dos cooperados ainda estão com falta de energia. “São, aproximadamente, 400 residências, com problemas isolados, que necessitam de equipes pesadas (caminhões), o que torna os trabalhos mais demorados”, explica.
A expectativa é que a energia seja restabelecida em 99% das residências até a noite desta sexta-feira (19), ficando para o sábado o restabelecimento total. As equipes trabalharão durante a noite, conforme as condições permitirem.
Elogio às cooperativas
O trabalho e empenho das cooperativas de distribuição de energia elétrica foi elogiado no programa Atualidades Pampa, da Rede Pampa. Confira: