Foi dada a largada nas pré-assembleias

A CERTAJA Energia deu início às pré-assembleias de 2024. Cerca de 160 pessoas do Núcleo Regional Cooperativo 6, que abrange os municípios de Barão do Triunfo, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul e Cerro Grande do Sul, participaram da primeira reunião do ano, no dia 20 de fevereiro.

Cooperados e seus familiares marcaram presença no Sport Clube Gravatá, em Linha Capitão Garcia, Sertão Santana, e receberam informações sobre os principais resultados de 2023. A Cooperativa apresentou as demonstrações contábeis societárias, os investimentos realizados nas redes de distribuição de energia, as previsões e proposições para o ano de 2024.


Já a pré-assembleia do Núcleo 1, formado por cooperados de Taquari, reuniu 130 pessoas na Comunidade São João Batista, em Amoras, no dia 22 de fevereiro. A Cooperativa foi elogiada pelo atendimento diferenciado em eventos climáticos extremos, como o temporal de 16 de janeiro, que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul. Após a reunião, os participantes confraternizaram em um jantar.



Agenda:
A pré-assembleia do Núcleo 2, formada por cooperados de Paverama, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova, será realizada no dia 27 de fevereiro, às 19h30min, na Comunidade Católica São José, em Santa Manoela, Paverama.

A pré-assembleia do Núcleo 5, formado por cooperados de Passo do Sobrado, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul, ocorrerá no dia 29 de fevereiro, às 19h30min, na Comunidade Cruzeiro do Sul – Capela dos Cunha, Passo do Sobrado.


Solidariedade em dose dupla

A colega Andréia Cruz, coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, começou as férias da melhor forma possível: fazendo uma boa ação. Ela aproveitou o primeiro dia de descanso, em 05 de fevereiro, e doou sangue no Banco de Sangue do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre.


“Já doei outras vezes, mas, infelizmente, não faço com a frequência que gostaria, porque nossa localização geográfica não facilita o acesso aos bancos de sangue, então, nesse dia, aproveitei que estava em Porto Alegre e passei no hospital para a coleta”, conta.

“Minha motivação é poder ajudar outras pessoas, algo que não custa nada além de alguns minutos do meu tempo”.

A filha de Andréia, Yasmin, também aproveitou o dia para se dedicar a uma ação solidária. Ela havia cortado o cabelo, em dois momentos distintos, para doar, e guardou as mechas para entregá-las em um local confiável. A doação foi feita ao Instituto do Câncer Infantil (ICI), que atende crianças, adolescentes e oferece apoio aos familiares.

Yasmin saiu emocionada de lá, com uma carta de agradecimento entregue no momento da doação do cabelo, escrita por uma menina que superou a doença.


Café da manhã dos aniversariantes

Os aniversariantes de fevereiro celebraram mais um ano de vida, no dia 23, no já tradicional café da manhã realizado pelo setor de Gestão de Pessoas. Foi um momento de confraternização e aproximação entre colegas de diferentes setores. Parabéns, pessoal!


Campanha de vacinação contra a gripe

Colaboradores e dependentes poderão ser imunizados contra a Influenza, na Campanha Antigripal 2024, promovida pelo setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA). A aplicação da vacina está prevista para a segunda quinzena de março.

A Cooperativa e o Fundo de Assistência à Saúde (FAS) terão participações na campanha. Os valores serão subsidiados da seguinte forma:


Para o dependente, o FAS custeará 25% (R$ 16,25); o dependente pagará somente R$ 48,75. O prazo para os setores entregarem as listas com os nomes completos dos funcionários e dependentes é 05 de março.


Turismo no RS

O colega Joel Jorge de Abreu, do setor de Operação, enviou ao Fique Ligado uma indicação super bacana de passeio turístico aqui no RS, feito por ele e sua esposa, Márcia: o Viaduto 13, em Vespasiano Corrêa. “Fomos conhecer o maior viaduto ferroviário da América Latina, construído pelo Exército Brasileiro, e que liga a famosa ferrovia do trigo”, conta.

O viaduto fica no trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum e foi inaugurado em agosto de 1978. Com 143 metros de altura e 509 metros de extensão, ele também é o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro (no sudeste da Europa), de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.

Curiosidade:
A denominação 13 tem sua origem no fato de ser o 13º de uma sequência de viadutos que se inicia no centro da cidade de Muçum, conhecida como a “Princesa das Pontes”.

Confira as fotos:


Oficina preparatória

O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, e o vice, Ederson Madruga, participaram da Oficina Preparatória do Rio Grande do Sul, do 15° Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), no dia 20 de fevereiro. O evento, realizado em Porto Alegre, definiu as estratégias e diretrizes que contribuirão para o fortalecimento e crescimento do cooperativismo brasileiro.


Reciclagem de Linha Viva


Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, três eletricistas da CERTAJA Energia participaram do Treinamento de Reciclagem de Linha Viva. O curso tem como objetivo principal maximizar a segurança dos trabalhadores responsáveis pela realização de atividades com linhas energizadas, por meio de orientações teóricas e práticas.

Realizada bienalmente e com duração de 40 horas, a capacitação foi ministrada pelo instrutor Pedro Paulo Melo, de Florianópolis. A empresa responsável pelo treinamento foi a Inovarum Soluções em Segurança do Trabalho, de Criciúma, Santa Catarina.


Curso de bordados à mão

Dez cooperadas da CERTAJA Energia participaram do curso Bordados à mão, realizado entre os dias 14 e 16 de fevereiro, na casa de Dilma Vargas Milk, na localidade de Boa Vista, Triunfo.

A capacitação foi promovida pela Cooperativa, em parceria com o SENAR-RS e o Sindicato Rural de Triunfo. A instrutora, Alice Maria Gonçalves, abordou conteúdos como desenvolvimento, habilidade motora, motricidade fina e a confecção de peças decorativas e funcionais. Geração de renda também foi um dos temas do curso.


Atendimento psicológico para clientes da Unimed VTRP de Taquari

A Unimed VTRP tem uma novidade para os clientes da Unimed VTRP de Taquari: o escritório local conta com atendimentos de psicologia. O serviço foi implementado devido a uma necessidade local e visa trazer mais conforto e bem-estar aos clientes.

Os atendimentos são presenciais e acompanhados pela equipe de psicólogos da Unimed VTRP. Para realizá-los, é necessária uma solicitação médica, de qualquer especialidade.

Com a autorização em mãos, basta ligar para a Central de Agendamentos, no número (51) 3714-7188, e marcar o melhor horário para as consultas. A duração dos encontros varia conforme a necessidade de cada paciente.

Com essa novidade, os clientes não precisam mais se deslocar a outros municípios para buscar atendimento psicológico. O escritório de Taquari fica localizado na rua Sete de Setembro, 2437, sala 1. Dúvidas sobre o atendimento psicológico podem ser esclarecidas pelo número 0800 051 1166.

A Unimed VTRP também conta com a opção do atendimento virtual:



Processamento de frutas

O curso Processamento de Frutas, realizado pela CERTAJA Energia, em parceria com o SENAR-RS e o Sindicato Rural de Taquari, reuniu 15 mulheres, entre os dias 07 e 09 de fevereiro.

A capacitação, ministrada pelo técnico químico em alimentos, Marco Antonio Silveira Flores, foi realizada na Fundação Fraternidade, em Taquari, e abordou as boas práticas de fabricação de alimentos. As participantes produziram receitas de diversas delícias, como compotas, frutas em calda, cristalizados e schimiers.



Dica de saúde – Dengue

Os casos prováveis de dengue no país já chegam a 740.942, conforme a atualização do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. De acordo com os dados, foram 151 mortes em decorrência da doença, e 501 óbitos estão em investigação.

Fique atento aos sintomas, que podem ser confundidos com os de outras doenças, e procure atendimento.

Fique de olho nos sintomas:


Separe um tempo para eliminar os possíveis focos de dengue. Uma das ações que você pode fazer é a limpeza das calhas:


Saiba mais no site do Ministério da Saúde