Semana foi marcada por mais duas pré-assembleias

Os resultados da CERTAJA Energia, os investimentos e os planos para 2024 foram apresentados ao Núcleo 7 – Triunfo 1, no dia 12 de março, no Salão São Luiz, na Coxilha Velha, em Triunfo. A pré-assembleia reuniu 183 pessoas, entre cooperados e familiares, e foi um momento de troca, confraternização e atualização sobre as principais informações da Cooperativa.

Confira a galeria (clique na imagem para ampliar):


Já a pré-assembleia do Núcleo 3, que abrange cooperados de Tabaí, foi realizada no Salão da Comunidade São Cristóvão, no dia 14 de março, e reuniu 128 pessoas.


Limpeza das margens do Rio Taquari

A já tradicional ação ambiental “Limpeza das margens do Rio Taquari” está agendada para o dia 23 de março (sábado), das 9h às 13h. Quem deseja participar como voluntário pode confirmar presença com o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, Leandro Vargas. Haverá almoço e sorteio de brindes.


Capacitação de colaboradores

Com o objetivo de capacitar colaboradores da Cooperativa e de empresa terceira, Ricardo Jasper, consultor ambiental e responsável técnico da CERTAJA Energia, orientou e reforçou as boas práticas quanto ao controle e à forma adequada para a realização do manejo de vegetação em faixas de segurança de redes de distribuição. A capacitação ocorreu no dia 14 de março.


Noite das Mulheres

As certajanas Deise Ferreira de Araújo e Letícia Ferreira de Araújo marcaram presença na “Noite das Mulheres, um momento para celebrar e descontrair”, realizada pelo Sindicato Rural de Taquari, em parceria com a CERTAJA Energia, Emater e Sicredi, no dia 12 de março.

O evento ocorreu na Cabanha Duas Figueiras, na localidade de Arroio do Potreiro, em Taquari, e reuniu cerca de 100 mulheres. A programação contou com palestra da instrutora do SENAR-RS, Sandra Flores, além de apresentações artísticas e dinâmicas em grupo.


Turismo no exterior


O Fique Ligado também tem dica de turismo no exterior!

Confira o relato do colega Evandro Henrique Helfer, do setor de Engenharia, que compartilha conosco sua experiência em um intercâmbio para a Espanha, realizado por intermédio da UNISC.

“Além de ter sido uma experiência única, foi minha primeira experiência fora do Brasil (e primeira vez que vooei de avião). Tive a oportunidade de realizar um curso de língua espanhola na Fundación de la Lengua Española. Conheci a riquíssima cultura espanhola, suas línguas (sim, são mais três línguas oficiais além do espanhol) e suas obras.

O que mais me encantou foi a capacidade do país de unir o histórico com o moderno. Na cidade de Valladolid, onde fiquei mais tempo, foi possível ver que toda a cidade preserva seus prédios históricos e, ao mesmo tempo, a rede elétrica de toda cidade é subterrânea. Claro que o custo inviabiliza tal façanha para o Brasil.

O País tem muita história e belas construções. Um dos mais famosos arquitetos mundiais, Gaudí, realizou diversas obras arquitetônicas na Espanha.


Outra personalidade que marcou foi Goya, que empresta o nome a um festival de cinema realizado em Valladolid todo ano.


Lá eu vi muitos carros elétricos, e isso me fez lembrar que a CERTAJA Energia está sendo pioneira com os eletropostos na nossa região. Deu um sentimento de orgulho de pertencer à CERTAJA!

Confira mais fotos (clique para ampliar):


Tampinhas da Manu

A Cooperativa recebeu uma visita ilustre no dia 12 de março: a Manuella, filha do técnico em segurança, Roger Schosler Gomes. Esta princesa tem 2 anos e 10 meses e segue o exemplo dos papais e avós, recolhendo tampinhas para o descarte adequado e colaborando com o meio ambiente! Para tornar essa coleta ainda mais divertida, Manu se diverte com as tampinhas, empilhando-as e brincando com as cores.

A conscientização começa em casa – e começa cedo!


Processamento de frutas

O curso “Processamento de frutas”, realizado pela CERTAJA Energia, em parceria com o Sindicato Rural de Taquari e o SENAR-RS, reuniu mulheres da localidade de Amoras, em Taquari, nos dias 11, 12 e 14 de março.

As boas práticas de fabricação de alimentos cristalizados, geleadas, frutas em calda e compotas fizeram parte do conteúdo, ministrado pelo técnico químico em alimentos, Marco Antonio Silveira Flores.


Desafio do Dia da Mulher

Roberta Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado, foi a vencedora do Desafio do Dia da Mulher e ganhou um combo de beleza. A iniciativa, realizada especialmente para o Instagram da CERTAJA Energia, tinha como objetivo colocar em evidência as mulheres da Cooperativa e o trabalho que desenvolvem. O sorteio ocorreu no dia 11 de março.


A participação das mulheres certajanas foi linda! Parabéns a todas que toparam mostrar o que fazem e sua relação com a nossa Coop!


Sistema Ocergs lança Comitê Elas pelo Coop no RS


O Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou o primeiro encontro do Comitê Elas pelo Coop no RS, no Dia Internacional da Mulher, 08 de março. O lançamento do comitê foi realizado na Casa do Cooperativismo, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, e reuniu mulheres de diversas cooperativas. A coordenadora do setor de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, Deise Ferreira de Araújo, integra o grupo, composto por 54 mulheres.


28º Encontro Regional de Mulheres Rurais

As certajanas Ana Paula Hartmann e Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado, representaram a CERTAJA Energia no 28º Encontro Regional de Mulheres Rurais, realizado no dia 08 de março, no Ginásio Poliesportivo do Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires.

Cerca de 3 mil mulheres, de 16 municípios, participaram da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento, promovido pela Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Comissão Regional de Mulheres, contou com apresentações artísticas, exposições de produtos de agroindústrias, artesanato e flores, além de debates.


Apicultura – produção de geleia real


O curso Apicultura – produção de geleia real reuniu 15 participantes, de 04 a 06 de março, no Centro de Pesquisa Emílio Schenk (antiga Estação Experimental), em Taquari.

A zootecnista e instrutora do SENAR-RS, Maristela Krügel, ministrou a capacitação, que teve carga horária de 24 horas. A atividade é fruto de mais uma parceria entre CERTAJA Energia, Sindicato Rural de Taquari e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS).


Leilão de energia


A CERTAJA Energia promoveu leilão eletrônico para compra de energia elétrica. No lançamento do edital, a Cooperativa dividiu sua compra em dois produtos para Energia Convencional, com quantidades de energia e prazos distintos. Após a publicação do edital, 11 empresas vendedoras enviaram a documentação e foram habilitadas.

O leilão ocorreu de forma virtual, no dia 24 de janeiro. Mais de 70 lances foram apresentados para a compra. Ao final do certame, o Produto I – Reposição de Lastro teve a energia adquirida pelo valor final de R$ 65,99, com período de suprimento para o mês de março.

Já o segundo produto, destinado ao Portfólio de Energia, para o período de abril a dezembro de 2023, teve o valor final de compra de R$ 88,39. Essa diferença de preço entre os produtos decorre principalmente devido ao período de entrega, às condições hidrometeorológicas e aos preços de mercado previstos.

Vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga destaca que o principal benefício é adquirir uma energia mais barata. “Este ganho é repassado integralmente aos cooperados”, observa. “Além disso, a Cooperativa não fica exposta às possíveis variabilidades de preços do Mercado de Curto Prazo”, acrescenta.


Dica de saúde – Raiva


A Dica de Saúde da semana é sobre uma doença com letalidade de, aproximadamente, 100%: a raiva. Ela é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida, também, pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos da raiva, que duram, em média, de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia, entre outros.

Quando a infecção progride, surgem manifestações mais graves e complicadas, como ansiedade e hiperexcitabilidade crescentes, febre, delírios, espasmos musculares involuntários, generalizados,e/ou convulsões.

A hidrofobia é outro sintoma: o paciente apresenta espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua quando vê ou tenta ingerir líquido. Os espasmos evoluem para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal.


IMPORTANTE

O paciente se mantém consciente, com período de alucinações, até a instalação de quadro comatoso e a evolução para óbito. O período de evolução do quadro clínico, depois de instalados os sinais e sintomas até o óbito, é, em geral, de 2 a 7 dias.


Saiba mais:


O tema é sério. Quanto mais informações você tiver, melhor. Acesse o site do Ministério da Saúde e confira o conteúdo.