CERTAJA Energia recebe visita de estudantes de Pittsburgh


Um grupo de estudantes da University of Pittsburgh – Swanson School of Engineering, Pensilvânia, Estados Unidos, em parceria de intercâmbio com a Unisinos, fez uma visita técnica a CERTAJA Energia, no dia 30 de abril. Os graduandos conheceram a Cooperativa, seus números e um pouco sobre a regulamentação que rege o setor de distribuição no Brasil.

“O pessoal se mostrou muito interessado e até surpreso com muitas coisas que fazemos aqui e que são feitas de modo diferente lá”, comenta o coordenador do setor de Engenharia, Geison Bittencourt Quadros.

“Os indicadores de continuidade, por exemplo, que mostram o quão rápido restabelecemos a energia aos nossos cooperados, surpreenderam o grupo. Nos Estados Unidos, o tempo mínimo de espera é de três horas, para casos de cooperativas que atendem no interior”, destaca. “Mesmo comparados a uma potência mundial, atendemos o nosso cooperado de uma forma ágil e eficaz”, acrescenta o coordenador.

Confira os vídeos da turma:


Ele aponta a integração com outra cultura, outros conhecimentos e outro idioma como uma das vantagens enriquecedoras da visita técnica. “No ano passado, a visita dos estudantes de Pittsburgh também foi num período de chuva, mas, neste ano, com a proporção das chuvas e da enchente que assolam o Rio Grande do Sul, eles puderam ver o quanto os rios enchem e quanto transtorno isso traz também para as distribuidoras de energia”, salienta.

Os estudantes visitaram, ainda, o Centro de Operação da Distribuição (COD) e o almoxarifado. “É muito empolgante participar disso. O sentimento é que eles ficariam ali conosco, estavam sem pressa de ir embora, tirando suas dúvidas”, relata Geison.

“É uma experiência ímpar, a qual devemos viabilizar, sempre que possível, porque traz visibilidade para a nossa Cooperativa”, avalia.

O grupo de estudantes foi acompanhado pela tradutora, Lorena López; o professor da Unisinos, Dr. Paulo Ricardo Pereira (ex-colaborador da CERTAJA Energia); e o professor PhD, Robert Kerestes, da University of Pittsburgh – Swanson School of Engineering.

Confira a galeria de imagens:


Equipes encontram bloqueios para restabelecer o fornecimento de energia

O Rio Grande do Sul enfrentou um fim de abril com chuva extrema e inundações. A maior enchente da história do estado se concretizou e atingiu centenas de cidades. No dia 30 de abril, as equipes da CERTAJA Energia encontraram acessos bloqueados devido a alagamentos, o que impediu a chegada das unidades móveis a locais que necessitam do restabelecimento de energia.


Segundo o gerente de Distribuição, Mateus May, devido às cheias, aos solos encharcados e às dificuldades de acesso, ainda há cooperados sem energia nos seguintes municípios:

  • Taquari
  • Bom Retiro do Sul
  • General Câmara
  • Triunfo
  • Paverama
  • Barão do Triunfo.

Por questões de segurança, os locais com alagamentos tiveram o fornecimento de energia desligado. Eles serão religados novamente somente após inspeção de nossa equipe técnica. Este procedimento é essencial para evitar acidentes e preservar vidas.


Homenagem por tempo de casa

Os colaboradores que completaram aniversário por tempo de empresa em março e abril de 2024 foram homenageados, no dia 29 de abril, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco.

O presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins, e o vice-presidente, Ederson Madruga, parabenizaram os certajanos pelo trabalho, esforço e pela dedicação. Foram homenageados profissionais que completaram 1 ano, 5 e 15 anos de casa.


Assinatura de contrato – Energia Forte no Campo

Mais carga de energia, mais estabilidade, mais prosperidade. Por intermédio do Programa Energia Forte no Campo, mais uma família será beneficiada com o aumento da carga bifásica para trifásica, na localidade de Catupi, em Triunfo.

O contrato com a Cooperativa foi assinado por Sônia Eliseti de Paula Pereira, no dia 25 de abril. Cooperada há cerca de 35 anos, ela e a família trabalharam duro e viram crescer a propriedade e suas principais atividades – a produção leiteira e a avicultura. O aumento da carga foi a melhor opção para os produtores.

“Nosso aviário tem capacidade para 21 mil frangos. Nós alojamos, atualmente, 18 mil aves. Temos 15 vacas e uma produção entre 160 e 180 litros de leite por dia”, explica. “Com a ampliação da carga, poderemos aumentar estes números”, destaca.

Segundo o marido de Sônia, Anildo Nascimento Pereira, há, também, a ideia de construir outro aviário com os filhos, Igor e Iago.

“É muito importante para a CERTAJA Energia poder ampliar as redes através deste somatório de recursos, levando energia trifásica a uma propriedade familiar que muito irá contribuir com o desenvolvimento regional”, ressalta a coordenadora de Relacionamento com o Cooperado, Deise Ferreira de Araújo.


Aniversário por tempo de empresa

Hoje é dia de parabenizar aqueles que, em abril, completaram mais um ano de trabalho e dedicação aqui na Cooperativa! Parabéns, pessoal, pela trajetória. A CERTAJA Energia se renova a cada dia com vocês!


CLERTIC 2024

O vice-presidente, Ederson Madruga, e o gerente administrativo financeiro, João Ederson Pacheco, participaram do Evento Zonal Clertic Río Tercero, em Córdoba, na Argentina, nos dias 25 e 26 de abril.

A programação, realizada pela Confederación Latinoamericana y Caribeña de Energía, Telecomunicaciones Rurales y Tecnologías de la Información y la Comunicación (CLERTIC), ocorreu no Centro de Capacitación de COSPRT (Cooperativa de Obras y Servicios Públicos Limitada de Río Tercero).

O objetivo do evento, que contou com diversos painéis, foi promover a integração das cooperativas, com compartilhamento de experiências e boas práticas.


Dica de saúde – leptospirose

Após enchentes como a que o Rio Grande do Sul tem enfrentado, os riscos de contaminação por leptospirose aumentam. A doença é majoritariamente propagada através da urina de ratos, que pode contaminar a água e se espalhar por meio dela.

Confira a campanha do Governo do Estado (realizada após a enchente de setembro de 2023) e ajude a levar essas informações aos seus amigos e familiares.


Campanha arrecada 130 kg de vidro

A primeira campanha de 2024 para a destinação correta de resíduos arrecadou cerca de 130 kg de vidro e, aproximadamente, 50 kg de eletrônicos. A ação foi realizada de 22 a 24 de abril.

A coleta de vidros e eletrônicos é uma prática importante para o meio ambiente e para a gestão de resíduos. Vidros e eletrônicos podem ser reciclados e reutilizados de várias maneiras, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários e minimizando o impacto ambiental.