Drones na agricultura

A CERTAJA Energia, em parceria com o Sindicato Rural de Taquari e o SENAR-RS, realizou o curso Drones na agricultura, de 10 a 12 de junho. A capacitação, ministrada pelo agrônomo Rodrigo Fagundes da Costa, foi realizada no Centro de Pesquisa Emílio Schenk (antiga Estação Experimental), em Taquari, e reuniu nove participantes.

Os colaboradores Bruno Araújo e Cristiano Costa, do setor de Operação, e Werney Gorck, da Fábrica de postes, participaram do curso.


Doação de sangue


A Unimed VTRP está realizando uma campanha de doação de sangue. De 14 a 28 de junho (ou enquanto durarem os estoques), as primeiras pessoas a realizarem doações em Lajeado e Venâncio Aires ganharão um brinde da Unimed.

Hemovale (Lajeado)
Para agendar sua doação de sangue, entre em contato pelo telefone (51) 3748-0442 ou pelo WhatsApp (51) 98208-0885.

Vital Banco de Sangue (Venâncio Aires)
O agendamento da doação pode ser feito pelo WhatsApp: (51) 98597-0325.


Confira as fotos enviadas ao Clic Certajano

O jornal Certajano de junho/julho traz duas belas imagens no Clic Certajano, espaço destinado para a publicação de fotografias feitas pelos nossos cooperados e colaboradores.

O cooperado Thiago Nunes Adam registrou o pôr do sol na localidade de Caramujo, em Taquari, após muitos dias sem sol enfrentados pelos gaúchos durante a cheia que atingiu o estado em maio.


O jornalista Eduardo Dorneles flagrou cavalos na Associação dos Funcionários da CERTAJA (ACERTA), durante as gravações do documentário sobre o trabalho realizado pela Cooperativa após o temporal de janeiro.




Reciclagem do Relacionamento com o Cooperado


Os colaboradores do setor de Relacionamento com o Cooperado e os parceiros dos postos de atendimento da CERTAJA Energia participaram de uma reciclagem, no dia 08 de junho, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco.

A capacitação teve como objetivo atualizar os processos existentes e abordar as novidades dos serviços junto à Resolução Normativa 1000/2021 da ANEEL.

Dentre os assuntos abordados, o cooperativismo, a padronização de serviços, a comunicação e empatia no atendimento foram destaques. Para o desenvolvimento dos temas propostos, a iniciativa contou com a parceria dos colegas:

Fabiana Martins, do setor de Relacionamento com o Cooperado, que compartilhou seus conhecimentos sobre cooperação e a importância de se fazer parte de uma cooperativa como a CERTAJA Energia;

Marciano Vicari, Stéfani Palagi, Natascha Quadros e Katieli Salgado, do setor Financeiro, que atualizaram os atendentes sobre os processos já existentes;

Miriam Franco e Aline Kichhein, do setor de Faturamento, que esclareceram dúvidas referentes às tarifas e aos processos de faturamento.


Ocergs e cooperativas debatem sobre os prejuízos causados pelas enchentes


A CERTAJA Energia participou, no dia 06 de junho, do encontro idealizado pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), com apoio das Federaçōes das Cooperativas de Energia, Telefonia, Desenvolvimento Rural e Agropecuárias do Estado (Fecoergs e Fecoagro). O evento ocorreu na sede administrativa da Certel, em Teutônia.

Presidentes e diretores de cada cooperativa relacionaram os prejuízos em decorrência da catástrofe e sinalizaram apoio ao movimento. Foram debatidas alternativas para mitigar os danos.

Presidente da Ocergs, Darci Pedro Hartmann enalteceu a necessidade da união de esforços, em razão de o Vale do Taquari ser a região mais atingida. Destacou que há uma série de desafios a serem enfrentados para restabelecer o desenvolvimento econômico e social.

“O objetivo aqui foi ouvir, levantar informações e ter o assunto sistematizado. Agora, os grupos técnicos vão trabalhar nos projetos para que consigamos recursos dos governos estadual e federal – e até de uma frente cooperativista da Alemanha. Vamos recolher todas as informações e, provavelmente nos próximos dias, nos reuniremos com os ministros de cada setor”, afirma.


Dica de saúde – música para a mente e o corpo


Desde melhorar o astral até aliviar a ansiedade, os benefícios de ouvir música são inegáveis e fundamentais para o bem-estar físico e mental. Quando nos envolvemos com uma boa música, nosso humor tende a melhorar instantaneamente.

Os acordes certos têm o poder de elevar o espírito e nos fazer sentir mais animados e otimistas em relação à vida. Além disso, sintonizar-se com uma playlist animada pode ser o impulso de energia que precisamos para encarar o dia com vitalidade e entusiasmo.

A música ativa partes do cérebro associadas à motivação e à atividade física, nos deixando mais alertas e prontos para enfrentar desafios. Também é uma ferramenta valiosa para acalmar a mente inquieta.
Ouvir melodias suaves e relaxantes tem o poder de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, proporcionando uma sensação de tranquilidade e serenidade.

Os benefícios

Mergulhar em melodias suaves e relaxantes antes de dormir pode preparar o corpo e a mente para uma noite de sono tranquila e reparadora. Além disso, a música reduz a atividade cerebral excessiva, facilitando o relaxamento e o adormecimento.

Então, seja no trabalho, nos estudos ou em qualquer atividade que exija concentração, a música pode ser uma aliada poderosa. Ela melhora o foco e a produtividade, ajudando-nos a realizar nossas tarefas com mais eficiência e precisão.

Surpreendentemente, ouvir músicas tristes ou melancólicas pode aumentar nossa empatia e compreensão em relação aos outros. Elas nos conectam com as emoções humanas mais profundas, tornando-nos mais sensíveis aos sentimentos alheios.

Qual música você indicaria para seus colegas? Deixe aqui nos comentários!