CERTAJA Energia testa antenas Starlink nos Móveis

Sempre atenta às novas tendências, a CERTAJA Energia deu mais um passo em sua caminhada de inovação, ao começar a testar a tecnologia Starlink, desenvolvida pela SpaceX, em seus veículos de campo, utilizados pelas equipes no atendimento aos cooperados.


Para os testes, as duas antenas Starlink tradicionais adquiridas pela Cooperativa foram adaptadas – do uso fixo para o uso nas caminhonetes. Segundo o colaborador Marcos Oliveira de Andrade, que coordena o projeto-piloto, com esta adaptação, é possível realizar os testes com mais de uma equipe, em mais de um município ao mesmo tempo.

“Hoje já estamos saindo de Taquari e indo a Barão do Triunfo e Sertão Santana com comunicação em 100% do tempo, de maneira móvel e com alta velocidade. Foram feitos testes de videochamada, reprodução de mídia por streaming e testes de comunicação de equipamentos de campo através deste piloto, e todos os testes foram satisfatórios até o momento”, explica Andrade.


A ideia é que os colaboradores que atendem as diversas regiões atendidas pela CERTAJA Energia contem com essa facilidade e que um kit fixo em Barão do Triunfo e região seja uma solução para a impossibilidade da comunicação via rádio e celular, causada pelo relevo geográfico.


Próximos passos
* Finalizar os ajustes a serem feitos no adaptador da antena para os veículos;
* Finalizar o segundo adaptador para a segunda antena;
* Fixar uma das antenas na equipe fixa de Barão do Triunfo e região (Móvel 08);
* Iniciar novos testes em demais regiões e aguardar novas disposições climáticas. A intenção é validar a comunicação no pior cenário, com tempo fechado e temporal, condição em que as equipes de campo mais precisam se comunicar;
* Testar com os rádios de comunicação (PTT) utilizados pela operação via Starlink.

Após a conclusão dos testes, Andrade detalha que a intenção é tentar viabilizar essa comunicação de maneira fixa para todos os veículos e caminhões de campo. “Quem sabe, num futuro próximo, possamos aposentar a rede de comunicação via rádio, atualmente usada, ficando somente com o satélite Starlink e 4G como redundância para a comunicação e o acesso a dados das equipes de campo”, pondera.

Vídeo

Com a implementação da Starlink, a comunicação dos operadores da Cooperativa com os colegas em campo promete uma melhora significativa. O colega Fabiano Barcellos dá seu depoimento sobre os testes. Confira:



Processo de compras e contratação

No dia 25 de julho, a colega Renata Reis, do setor da Contabilidade, realizou a apresentação do Processo de Compras e Contratação, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. Cerca de 40 colaboradores, de diversos setores da Cooperativa que, diariamente, utilizam o sistema, participaram do momento. Renata detalhou o processo atual e destacou pontos importantes para seu funcionamento correto.


Auditoria contábil

Entre os dias 22 e 25 de julho, o setor de Contabilidade passou pela auditoria da empresa Dickel e Maffi Auditoria e Consultoria. Conforme Renata Reis, este é o primeiro trabalho executado por eles com a Cooperativa em 2024. A consultoria já trabalhou conosco no passado e voltou a prestar serviço de auditoria contábil para a CERTAJA Energia neste ano.

Os auditores Simas e Emylin realizaram entrevistas com diversos setores e gerências, a fim de analisar controles internos, conjunto de normas, políticas, procedimentos, instrumentos e ações estabelecidas pela Cooperativa com o objetivo de enfrentar riscos.






Visita ao Instituto Caldeira


O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, conheceu o Instituto Caldeira, um dos maiores hubs de inovação da América Latina, acompanhado do vice-presidente, Ederson Madruga; do gerente de Distribuição, Mateus May; do coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima, e da colaboradora Nathália Dutra.

A visita, realizada no dia 23 de julho, foi guiada pelo executivo de Novos Negócios, Gustavo Rocha. Ele mostrou ao grupo o prédio de 22 mil m², que conta com mais de 20 salas de reunião, espaços de eventos e mais de 120 posições de coworking para uso dos membros.

Os certajanos também foram convidados a prestigiar a palestra “Liderança e legado: a inspiração por trás do crescimento da Argenta”, ministrada por Neco Argenta, presidente do Grupo Argenta. O negócio familiar, que passou por uma jornada de inovação, atualmente é uma marca que emprega mais de 5,5 mil pessoas e contempla várias empresas, dentre elas, a rede de postos Sim.


Localizado em Porto Alegre, o Instituto Caldeira é um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.


Perfil de saúde Unimed VTRP

A Unimed VTRP oferece aos seus clientes uma nova funcionalidade: o Cuida Bem. Na ferramenta, disponível no aplicativo Bem+, por meio de um questionário simples, cada cliente preenche informações pessoais, como medidas corporais, hábitos de vida, de saúde mental, interesses e histórico clínico. 

Essas informações permitem a qualificação dos dados de saúde de cada cliente, bem como ações de personalização da jornada de cada beneficiário no presente e no futuro. Saiba mais:


Mulheres em campo

O curso Mulheres em campo, fruto de parceria entre CERTAJA Energia, SENAR-RS e Sindicato Rural de Taquari, está sendo realizado desde o dia 05 de julho, com encontros semanais, na localidade de Amoras, em Taquari.

Oito participantes estão sendo capacitadas sobre empreendedorismo, liderança, gestão e preço de produção. A instrutora é Vânia Reis dos Santos, bacharel em Turismo, especialista em Gestão e Turismo Rural. O encerramento do curso será no dia 16 de agosto.


Dica de saúde – câncer de lábio e cavidade oral

Você sabia que o câncer de cavidade oral está entre os dez tipos mais incidentes no Brasil, com 15,1 mil novos casos estimados para 2024?

Os tumores podem ocorrer nos lábios ou em qualquer região da cavidade oral, como: língua, embaixo da língua, bochechas, gengivas, céu da boca, glândulas salivares, amígdalas e orofaringe (parte da garganta logo atrás da boca).


Sintomas

* Lesões, como feridas ou aftas na boca que não cicatrizam em até 15 dias
* Manchas brancas ou vermelhas na boca que não desaparecem em até 15 dias
* Caroços no pescoço
* Rouquidão persistente
* Dificuldades para mastigar ou engolir

Fatores de risco

* Tabagismo
* Consumo de bebidas alcoólicas
* Infecção pelo HPV
* Alimentação pobre em frutas, legumes e verduras
* Excesso de gordura corporal
* Imunossupressão (redução da atividade do sistema imunológico)
* Exposição frequente à radiação solar, sem proteção (principal fator para o câncer de lábio)

Prevenção

* Não fumar
* Não consumir bebidas alcoólicas
* Vacinação contra HPV
* Usar preservativo durante o sexo oral
* Ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras
* Usar proteção solar, chapéu ou boné ao se expor ao sol
* Ser fisicamente ativo

Saiba mais no site do Ministério da Saúde