CERTAJA Energia une-se à comunidade do Instituto Caldeira


Em mais um passo dado no caminho constante da inovação, a CERTAJA Energia, agora, integra a comunidade do Instituto Caldeira, um dos maiores hubs de inovação da América Latina. O espaço, que conta com 22 mil metros quadrados, é destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.

Para o vice-presidente, Ederson Madruga, a decisão marca um momento histórico e de grande relevância para a Cooperativa, que completa 55 anos em outubro. “A CERTAJA Energia pretende, neste hub, obter parcerias estratégicas com as centenas de empresas de tecnologia, buscando inovações e oportunidades de negócios”, ressalta.

“Tudo com o objetivo de melhorarmos nossa operação e gerar mais valor aos nossos cooperados. Aculturar a inovação nos nossos processos trará otimização, incremento de resultados e melhorias aos cooperados”, acrescenta Madruga.

Conheça o Caldeira


Parceria

Coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima destaca que, estrategicamente, compreender e participar da nova economia, integrada ao ecossistema de inovação do Caldeira, será importante para o futuro da CERTAJA Energia. “Vejo muitas oportunidades para a Cooperativa, seus cooperados e para nós, colaboradores. Além de parcerias estratégicas, teremos a oportunidade de participar de programas educacionais voltados para tecnologias e de carreira”. 

A parceria será firmada, oficialmente, na sexta-feira, 09 de agosto. Na próxima semana, serão abertas as inscrições para os certajanos interessados em se engajar neste desafio.


A ACERTA tem um convite especial

Já deixa marcado na agenda: no dia 16 de agosto, às 20h, você está convidado para a inauguração da Mini Sede da ACERTA. O momento será de confraternização e uma oportunidade para que os associados conheçam o ambiente – mais amplo, mais equipado e mais estruturado. Também haverá a divulgação do novo regramento.

A inauguração contará com uma homenagem a ex-colega Anelise Costa dos Reis, que não está mais entre nós, fisicamente, mas permanece viva no coração de todos que tiveram a honra de conhecê-la. Confira o convite especial do presidente da ACERTA, Jairo Rocha Bittencourt!



Pai e filho unidos pelo cooperativismo

A essência do cooperativismo está na colaboração entre pessoas em prol de um interesse comum. Uma das belezas desse movimento reside no fato de que ele envolve pessoas que não se conhecem. Todavia, o engajamento se torna ainda mais especial quando une pai e filho.

Nesta semana que antecede o Dia dos Pais, conheça a história de Severino e Fernando Lehmen, que ilustra muito bem como essa relação integrada ao cooperativismo gera benefícios para a comunidade e para a própria família.


Moradores de Barão do Triunfo, Severino e Fernando atuam diretamente em parceria com a CERTAJA Energia para o desenvolvimento da comunidade. Severino faz parte do Conselho de Administração da Cooperativa, e Fernando é líder do Núcleo 6, que reúne cooperados dos municípios de Barão do Triunfo, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Cerro Grande do Sul e Sentinela do Sul.

Nascido em Passo do Sobrado, Severino chegou a Barão do Triunfo na década de 1970, como funcionário de uma grande empresa local. Na época, o acesso à energia elétrica era escasso. “Os poucos que tinham usavam uma turbina, que era ligada às 18h e desligada às 22h. Foi só com a chegada da CERTAJA Energia que conseguimos mudar essa realidade”, lembra.

Mais tarde, quando assumiu como secretário de Administração do município, atuou ao lado da Cooperativa para ampliar a cobertura de Barão do Triunfo. A afinidade e os resultados foram tão positivos, que, em 2010, ele recebeu o convite para se candidatar ao Conselho de Administração.

Até hoje sou visto como alguém que pode ajudar a resolver as questões envolvendo energia, por causa dessa jornada. Além disso, continuamos trabalhando para trazer mais sócios e, principalmente, engajar aqueles que já são cooperados. Na mais recente Assembleia Geral, em março, trouxemos dois ônibus. É um exemplo de satisfação“, avalia Severino.


Continuidade a partir do exemplo

Empreendedor local, Fernando atuou profissionalmente em cooperativas por 14 anos. Uma relação que começou bem antes, já que viu, desde pequeno, o pai colaborar com a CERTAJA Energia. “Como filho, dá muito orgulho ter uma pessoa tão atuante no desenvolvimento da cidade e da região. Até por isso topei participar, para ajudar no que fosse possível, na organização dos Núcleos”, conta.

Depois de ser eleito líder do Núcleo 6, Fernando conta que sua perspectiva mudou, já que ficou ainda mais clara a importância do trabalho realizado pela Cooperativa. O desafio é exigente – ainda mais com a memória de tudo que seu pai realizou. “Conseguir aplicar tudo que ele faz é coisa para poucos. Eu tento, dentro do possível, imitar seus passos. Porém, alcançar tudo que ele já fez pela cidade e região é difícil”, ressalta.

Essa familiaridade é vista no cotidiano, com os cooperados referindo-se a Fernando como o “filho do Severino”. “Isso é normal e mostra o respeito que todos têm com ele. É uma responsabilidade. Acredito que cada geração tenta deixar o lugar um pouquinho melhor para a próxima. É o exemplo que ele deixou e eu tento seguir“, observa.


Reconstrução da rede em Triunfo


A CERTAJA Energia está trabalhando para restabelecer a energia na localidade de Ilha da Paciência, em Triunfo, fortemente afetada pela enchente de maio. Uma equipe de levantamento foi enviada pela Cooperativa e utilizou drone para averiguar os danos.

Devido à extensão da área e ao alcance do drone, foi necessário o suporte de um trator para acessar a localidade e ampliar o raio de verificação. O veículo foi emprestado por um cooperado. “Chamou nossa atenção a quantidade de rede danificada e o acesso para chegar nesses postes”, comenta o colega Bruno Araújo. Ainda não há previsão de finalização da obra.

Confira a galeria:


Mensagem no Espaço Kids

A colega Letícia Ferreira de Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado, compartilhou com o Fique Ligado uma mensagem encontrada no verso de uma das folhas para colorir, no Espaço Kids, na recepção. Depois de dar cor à atendente virtual da CERTAJA Energia, a Clara, algum pequeno artista deixou seu recado!


“Ame os outros do jeito que (elas) eles são.”




Receita – massa de pizza de arroz

Os cursos realizados pela CERTAJA Energia, em parceria com o SENAR-RS e os Sindicatos Rurais, sempre rendem bons frutos. Nesta edição, o Fique Ligado traz uma receita publicada no Certajano de agosto/setembro: a massa de pizza de arroz, da Maria Zulmira Kuhn, da localidade de Boa Vista, Triunfo. Ela foi uma das participantes dessas capacitações.

Massa de pizza de arroz

Ingredientes
* 1 xícara de leite;
* 2 xícaras de arroz cozido;
* 1/2 xícara de óleo;
* 2 ovos;
* 1 colher (sopa) de fermento químico;
* 2 colheres (sopa) de queijo ralado;
* Sal a gosto

Modo de preparo
Bata 2 xícaras de arroz no liquidificador com os demais ingredientes, menos o fermento químico, colocando o arroz aos poucos. Se ficar mole, acrescente mais arroz até dar o ponto. Coloque o fermento químico por último e mexa. Coloque para assar.

Depois de assar, despeje o molho de tomate e cubra com o molho de sua preferência (carne moída, frango etc.) e queijo ralado. Deixe mais cinco minutos no forno, para derreter o queijo.


Tampinhas para a APAE Taquari


A CERTAJA Energia doou 21,05 kg de tampinhas plásticas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquari. A entrega do material foi realizada pelos colaboradores Ana Paula Ferreira, do setor de Gestão de Pessoas, e pelo técnico em segurança, Roger Schosler Gomes, do setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SESMA), no dia 06 de agosto.

Você tem separado suas tampinhas?
Continue participando desta iniciativa que beneficia entidades fundamentais como a APAE!



Confira as fotos enviadas ao Clic Certajano

O jornal Certajano de agosto/setembro traz mais duas belas imagens no Clic Certajano. O espaço é destinado para a publicação de fotografias feitas pelos nossos cooperados e colaboradores. Participe!

Com seu olhar apurado, o fotógrafo Aldo Lopes fez este belo registro de dois colaboradores da CERTAJA Energia, durante as gravações do minidocumentário sobre o trabalho realizado pela Cooperativa após o temporal de janeiro.


O espetáculo do fim do dia em um palco muito especial: a Lagoa Armênia, cartão-postal de Taquari. O registro foi feito pelas lentes da jornalista Cristiane Lautert Soares.


Dica de filme – Um tira da pesada 4: Axel Foley

Depois de 40 anos do seu primeiro caso em Beverly Hills, o policial Axel Foley (Eddie Murphy) está de volta em “Um tira da pesada 4: Axel Foley” para fazer aquilo que mais ama: resolver crimes – e arrumar muita confusão. Na trama, o agora veterano detetive de Detroit é obrigado a voltar às ruas de Los Angeles para solucionar uma conspiração que envolve sua filha e seus antigos parceiros. Tem na Netflix!


Curso reúne 22 cooperados em Barão do Triunfo


Barão do Triunfo recebeu, pela primeira vez, uma das capacitações realizadas em parceria pela CERTAJA Energia, pelo SENAR-RS e pelos Sindicatos Rurais.

No dia 02 de agosto, 22 cooperados do município participaram do curso “Ampliação da rede de inovação do butiá associada à geração de renda e conservação de ecossistema do butiazal do RS”, realizado no Sítio Tio Done.

A atividade foi ministrada pela professora Rafaela Printes, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Oficina de culinária, com polpa de butiá, e oficina de artesanato, com folíolos e o bagaço da fruta, fizeram parte da formação.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Tapes (APAFT) foram parceiras do curso. A colega Roberta Araújo, do setor de Relacionamento com o Cooperado, e o colega Celso Alves, do setor Comercial e Marketing, participaram da programação!

Confira a galeria:


Dica de saúde – intolerância ou alergia?


Você sabe a diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar? Alguns sintomas podem ser parecidos, mas a intolerância e a alergia são condições diferentes, com causas e tratamentos distintos.

A intolerância alimentar é caracterizada pela má digestão de determinados alimentos. O problema é resultado da deficiência ou ausência de enzimas responsáveis pela quebra de moléculas maiores em produtos menores, os quais o organismo é capaz de absorver e aproveitar adequadamente.

A pessoa com intolerância alimentar absorve parcialmente esses nutrientes, que passam a fermentar, ocasionando sintomas como inchaço abdominal, flatulência e cólicas, podendo, ainda, causar diarreia. A severidade das manifestações depende da quantidade ingerida de determinado nutriente e da quantidade que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarreia.


Já na alergia alimentar ocorre reação do organismo logo após a exposição ao alimento causador da alergia. Essa manifestação pode ser imediata ou levar algumas horas ou dias para ocorrer. As reações mais comuns envolvem a pele (urticária, inchaço, coceira, eczema) e o aparelho gastrointestinal (diarreia, dor abdominal, vômitos). Manifestações mais intensas, acometendo vários órgãos simultaneamente, como pele e trato respiratório (anafilaxia), também podem ocorrer.

Nas reações de hipersensibilidade, a primeira exposição ao alimento alergênico pode desencadear reação, porém, após exposições subsequentes, essa reação pode se tornar mais intensa.

Tratamentos

O tratamento da alergia alimentar é a exclusão do alimento e seus derivados, responsáveis pela reação alérgica. Uma simples exposição pode gerar reações graves, com necessidade de socorro imediato e risco de morte. Já a intolerância alimentar pode ser controlada com ajustes na alimentação, a partir das orientações de um(a) profissional de saúde.

Saiba mais no site do Ministério da Saúde