CERTAJA Energia recebe as boas-vindas do Instituto Caldeira

O café de onboarding com os novos membros do Instituto Caldeira foi realizado no dia 09 de agosto. O presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins, e o vice-presidente, Ederson Madruga, participaram da integração, acompanhados dos colaboradores Michael Lima, do setor de Inteligência Corporativa, e Cristiane Lautert Soares, do setor Comercial e Marketing.


Os certajanos e demais participantes receberam informações gerais sobre o Instituto e tiveram momentos de troca e integração.


Durante o café de boas-vindas, o gerente comercial do Instituto Caldeira, Marcelo Euzebio, gravou um um convite especial para os colaboradores da CERTAJA Energia! Confira o vídeo:


Assista ao vídeo e saiba mais sobre a parceria:


Faça parte deste movimento! Fique atento à abertura das inscrições para se engajar neste desafio!


Artesanato – tingimento e pintura em tecidos

O curso “Artesanato – tingimento e pintura em tecidos“, realizado entre os dias 12 e 16 de agosto, reuniu dez participantes, no Sindicato Rural de Taquari. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia da Silva Telles e teve carga horária de 40 horas.


Pintura em tecido, utilização de técnicas para pincéis e tintas diferenciadas, pintura à mão livre e tingimentos com cascas e folhas fizeram parte das atividades. O curso foi fruto de parceria entre a CERTAJA Energia, o Sindicato Rural de Taquari e o SENAR-RS.



Cooperado cria canal no YouTube para registrar rotina no campo

Uma pesquisa da Nielsen, de 2022, apontou que 75% dos jovens brasileiros gostariam de se tornar criadores de conteúdo para a internet. Contudo, desde então, a integração proporcionada pelas redes sociais tem despertado o interesse de outras faixas etárias neste tema. Um bom exemplo é o do cooperado Lauro Roberto Bayer, de Sertão Santana, que, aos 63 anos, criou um canal no YouTube chamado “Nossa Roça, Nossas Vidas“.


Segundo Bayer, o interesse pela plataforma foi algo que surgiu naturalmente a partir do próprio consumo. Gradativamente, ele e a esposa, Cenira, foram abandonando a programação da TV aberta – algo já observado há algum tempo entre os mais jovens – e consumindo cada vez mais canais on-line que tratavam de temas do seus interesses.

“Ultimamente, não tem muitas coisas produtivas na televisão. Além disso, o excesso de notícias faz a gente se sentir um pouco mal. Então, a gente assiste vídeos, direto. Vídeos que gostamos, que falam do interior, da nossa cultura, das nossas músicas”, explica.

A partir do interesse pelo tema, aliado à paixão da esposa por registrar a rotina em vídeos e fotos, Bayer criou o canal que, há um ano, tem sido um ponto de encontro para amigos, vizinhos e familiares acompanharem a rotina do casal produtor de tabaco. “Mostramos nossa rotina em casa, como fazer para resolver problemas da propriedade, a lida com os animais, até algumas receitas de gastronomia”, conta Bayer.


Uma rede de afeto

Um dos maiores entusiastas do projeto “Nossa Roça, Nossas Vidas” é Jeison, filho mais novo do casal. Direto de Portugal, onde mora, ele auxilia os pais na edição e na publicação dos conteúdos na plataforma do YouTube. “Quem nos ajuda muito também é meu neto mais novo, Eduardo. Além da ajuda para gravar, ele nos motiva muito”, destaca o youtuber de Sertão Santana.

Esse estímulo pode ser visto nos comentários dos vídeos e nas reações que recebem, pessoalmente, dos amigos e vizinhos. “Quando a gente responde os comentários é bem tranquilo. Tem bastante gente boa que comenta. É recompensador”, analisa.

As próximas pautas

O objetivo de Bayer é expandir o canal e trazer novos conteúdos. Segundo o criador, serão registrados novos momentos, como pescarias, e a ideia é desbravar cenários e pontos turísticos. Por isso, a viagem para visitar o filho em Portugal estará no cronograma de pautas.

“No final do ano, vamos viajar até Portugal. De lá, vamos para a Alemanha. Vamos explorar. A viagem vai durar cerca de 30 dias e vamos produzir muitos conteúdos”, promete.


Convite da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) promoverá, no dia 23 de agosto, a palestra “Prevenção e Combate ao Assédio“, que será ministrada por Sandro Fröhlich, em parceria com a Univates. A programação será realizada no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco, das 07h50min às 9h. O evento é pelo Sescoop/RS e tem lista de presença. Inscreva-se!

Professor da Univates, Fröhlich é doutor em Filosofia e mestre em Ciências Criminais, autor de inúmeros trabalhos científicos e conferencista.



Eletromobilidade e sustentabilidade no Dohms

O gerente administrativo financeiro, João Ederson Pacheco, palestrou para alunos do 5º ano do Colégio Pastor Dohms, em Taquari, no dia 12 de agosto. A convite da professora Suzinara Santos, o certajano apresentou os fatores que levaram a CERTAJA Energia a investir na aquisição de um veículo elétrico, os principais benefícios e o impacto da utilização deste modelo na redução de emissão de CO2.


Pacheco também falou sobre os custos aproximados para a recarga com energia elétrica, se comparados aos veículos a combustão, sobre a necessidade de infraestrutura – como o Eletroposto CERTAJA Energia – para melhorar a utilização dos veículos e os desafios para que os veículos elétricos possam se tornar mais populares no Brasil.

O carro elétrico da Cooperativa fez sucesso entre os estudantes, que puderam dar um pequeno passeio a bordo do veículo. Confira o vídeo que o Colégio fez:



Homenagem do Dia dos Pais

A campanha do Dia dos Pais, promovida pela Cooperativa, rendeu excelentes frases e muitas fotos lindas, que foram publicadas nas redes sociais da CERTAJA Energia, no domingo! Confira:


O ganhador do sorteio da campanha foi o colega Adriano da Rosa Lopes! Parabéns!


Desligamento por aposentadoria

Após dois anos de trabalho na CERTAJA Energia, o colega Paulo Cesar da Silva Santos desligou-se por aposentadoria. No dia 08 de agosto, ele recebeu uma cesta e uma placa de homenagem para celebrar sua trajetória.


Dica de saúde – Agosto Dourado

Estamos no Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância da amamentação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Você incentiva a amamentação? Quem apoia essa prática contribui para um futuro melhor e mais saudável. Confira o material preparado pelo Ministério da Saúde:


Apoie a amamentação em todas as situações!