Mini Sede Anelise é inaugurada


“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”
Aristóteles


A cerimônia de inauguração da Mini Sede Anelise Costa dos Reis e da Sala de Jogos da ACERTA reuniu associados e dependentes, no dia 30 de setembro. O momento contou com a participação do presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins, e do presidente da CERTAJA Desenvolvimento, Luís Carlos Granja.

Além da apresentação dos novos espaços, o evento contou com a presença de familiares de Anelise, que, juntamente com a direção da Associação, descerraram a placa em homenagem à colega que trabalhou na Cooperativa de 2000 a 2022, como auxiliar financeiro.

Após as formalidades da inauguração, os participantes puderam curtir música ao vivo, ao som de Diego Bizarro, e se deliciaram com um buffet de petiscos, chopp e refrigerantes.

Confira a galeria:


Coração de mãe

Quando recebeu o convite da ACERTA para a homenagem à filha, Ilse Rocha chorou. Sentiu uma mistura de gratidão e orgulho. E ela deu seu depoimento ao Fique Ligado sobre a importância do gesto e da celebração da vida de Anelise.


“A Mini Sede Anelise será um espaço para comemorar as coisas boas da vida, e sempre com muita união e alegria. Só temos a agradecer a CERTAJA, seus funcionários e, também, ao presidente da ACERTA. O evento iniciou com uma mensagem muito linda, que falou da passagem daqueles 22 anos que a minha filha esteve na empresa, da alegria e carinho que ela tinha por todos os seus colegas.

A Anelise não deixou, na CERTAJA, apenas colegas, e sim muitas amigas e amigos, que, com certeza, ela terá para sempre no coração. Eu, Giovani, Emília e João sabíamos que seria feita uma homenagem, mas não esperávamos que seria tão linda e intensa. Eu, como a mãe da Anelise, gostaria de ter falado alguma coisa naquela hora, mas a emoção não me permitiu. Agradeço novamente, e vocês não têm a noção de como ficou o meu coração de mãe… Cheio de orgulho e gratidão. Obrigada, CERTAJA.”

Matando a saudade

O propósito da fotografia é revelar o amor que se sente em uma única imagem.”
Amélie Nothomb

O Fique Ligado preparou uma galeria de fotos de momentos especiais. É hora de matar um pouquinho a saudade da Anelise.


Setembro Amarelo: CIPA conscientiza sobre prevenção ao suicídio


Uma ação especial movimentou o corredor da CERTAJA Energia na manhã do dia 05 de setembro. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) recebeu os certajanos com um painel alusivo ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio.

Quem deu uma espiada no espelho pôde enxergar refletida a imagem da “pessoa mais incrível”. E quem apontou a câmera do celular para os QR Codes do painel encontrou mensagens de valorização da vida.

Um folder foi elaborado pela Comissão, no qual foram abordados os sinais que necessitam de atenção, os cuidados e o acolhimento para lidar com questões de saúde mental. O espaço do café também foi decorado e continha cartões que podiam ser retirados pelos certajanos.

“A ideia foi inovar e atrair os colaboradores para este tema tão importante, no intuito de exaltar a vida, envolvendo e estimulando a curiosidade com a criação do painel interativo”, destaca a presidente da CIPA, Luciana Dannenberg.

Confira o vídeo:



Revisão dos planos de ação do PE

A terceira revisão dos planos de ação dos objetivos do Planejamento Estratégico 2023-2028 foi realizada no dia 05 de setembro. Participaram colaboradores envolvidos com o PE, coordenadores, gerentes, líderes de Núcleo e integrantes dos Conselhos de Administração e Fiscal.

Também foi realizada a revisão anual, na qual é feita a análise ambiental (pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades). Coordenador do setor de Inteligência Corporativa, Michael Lima destaca que foram revisadas as necessidades e expectativas das partes interessadas – cooperados, enquanto donos e consumidores, colaboradores, ANEEL, comunidade, fornecedores etc.

“Ao analisar o ambiente estratégico, é possível perceber que as ações já tomadas, tanto no âmbito do planejamento quanto no dos processos, obtiveram nítidos avanços. Na próxima revisão, há possibilidade de vermos bem mais ações concluídas”, comenta Lima.


Um show do cooperativismo


O primeiro encontro do ciclo de reuniões do segundo semestre dos Núcleos Regionais Cooperativos da CERTAJA Energia foi marcado por troca, aprendizado e integração.

No dia 03 de setembro, no salão da Comunidade Evangélica Luterana, em Vale Verde, o encontro do Núcleo 4, que abrange cooperados de Vale Verde e General Câmara, reuniu 113 pessoas, entre cooperados e familiares.

Os participantes prestigiaram a palestra “Cooperativismo, liderança e empreendedorismo”, ministrada por Cleusa Fagundes. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial, formação e treinamento, a palestrante, de Santa Cruz do Sul, abordou o tema com criatividade e música, relacionando os princípios do cooperativismo às ações desenvolvidas pela CERTAJA Energia.

Assista ao vídeo:


O encontro contou, ainda, com o tradicional jantar, no qual os associados puderam confraternizar. As reuniões de Núcleos são realizadas para ampliar a participação do cooperado e para levar, também, a cultura do cooperativismo ao Quadro Social da Cooperativa. Até o fim do ano, serão promovidas dez reuniões.

Datas das próximas reuniões:

Núcleo 5 – Passo do Sobrado, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul
11/09, quarta-feira, às 19h30min
Local: Salão da Comunidade Santa Maria Gorete – Max Brunhs – Rio Pardo

Núcleo 2 – Paverama, Fazenda Vilanova e Bom Retiro do Sul
18/09, quarta-feira, às 19h30min
Local: Salão da Comunidade Católica Santa Manoela – Paverama

Galeria de imagens


Espaço Livre


O Espaço Livre deste mês será voltado aos gaúchos! A indicação desta edição é do vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, que divide conosco “O primeiro e o último mate“. A composição de Rodrigo Bauer e Vantuir Cáceres, interpretada por Nilton Ferreira, mexe com os sentimentos de qualquer gaúcho! Confira:


O primeiro e o último mate

Eu sou do tempo em que a infância
Se relegava aos brinquedos
Na conversa dos adultos, guri não metia o dedo
Obedecia aos mais velhos, fosse qual fosse o senão
Não tinha vontade própria nem ganhava o chimarrão

Quando fiquei mais taludo, olhava a cuia rodando
E o meu avô, velho sábio, ficava me observando
Um dia esquentou a água, cevou a erva e, no embate
Do seu olhar com meus olhos, serviu meu primeiro mate

Agarrei aquela cuia como quem pega um troféu!
Ergui meus olhos da terra pra me encantar com o céu
Eu devo àquele momento, muito do pouco que sou
E, em cada mate, eu encontro os olhos do meu avô

Ao passo lerdo das horas, fui, pouco a pouco, crescendo
Enquanto os piás viram homens, há homens envelhecendo
A vida é que nem o mate, que principia espumando
Sacia as sedes da alma e, aos poucos, vai se lavando

Um dia vi que seus olhos já não brilhavam tão forte
Talvez enxergasse a sombra do manto negro da morte
No seu derradeiro leito, chegando para o arremate
Eu vi que o velho gaúcho sentia falta de um mate

Embora lhe proibissem, tomei pra mim esse encargo
Se não havia esperança, pra que privá-lo do amargo?
Jamais esqueço seus olhos, olhando os meus, sorrateiros
Cevei o último mate pra quem me deu o primeiro.


Licença de Operação do sistema de transmissão


A CERTAJA Energia recebeu da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) a Licença de Operação – LO nº 03233/2024, relativa à atividade do sistema de transmissão, com validade até 20 de agosto de 2029.

No dia 03 de setembro, em um coquetel organizado para celebrar a conquista, o engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, Leandro Vargas, detalhou aos certajanos envolvidos no processo algumas medidas de controle ambiental e demais condicionantes para a operação.

“O sentimento é de etapa cumprida, porque o decorrer dos cinco anos de vigência requer muita atenção para atender as demandas e condicionantes da LO nos prazos devidos”, comenta Vargas.




Nova gestão da CIPA


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) está com as inscrições abertas para a gestão 2024/2025. Interessados em candidatar-se aos cargos de representantes – titulares e suplentes – podem se inscrever, de 18 a 28 de setembro, junto ao presidente da comissão eleitoral, Anderson da Silva Quadros, e à secretária, Miriam Franco.


Cooperativa inova com utilização do equipamento Fault-X


Nos dias 29 e 30 de agosto, a equipe técnica da HVEX ministrou treinamento e auxílio aos certajanos na instalação do Fault-X, nova solução desenvolvida pela empresa e que passou a ser utilizada pela CERTAJA Energia.

O Fault-X é um localizador de faltas de energia que funciona com telecomunicação. Com ele, será possível identificar faltas de energia antes de a Cooperativa receber a reclamação do cooperado, e mapear, com mais precisão, o local desta falta, para agilizar o restabelecimento.


O equipamento foi desenvolvido através de uma parceria da HVEX com a Distribuidora Energisa, com recursos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANEEL.

“Esse equipamento é uma inovação muito importante, que a equipe da CERTAJA foi atrás e que vem muito ao encontro do propósito de deixar as redes da Cooperativa com uma maior inteligência”, destaca o engenheiro eletricista, Thalis Ferraza.

“Por possuir muitas redes com grande extensão, muitas vezes a equipe de plantão despende muito tempo procurando o que ocasionou uma falta de energia. Com esse equipamento, vai ser possível reduzir bastante este tempo, pois ele permite reduzir consideravelmente a área de busca pelo defeito”, acrescenta.


Gincana Geração C


Cerca de 70 jovens de cooperativas de todo o Rio Grande do Sul participaram do Encontro Jovem Cooperativista, promovido pelo Comitê Geração C, do Sistema Ocergs, na Expointer, em Esteio, no dia 30 de agosto.

O evento contou com a Gincana Geração C, na qual equipes compostas de três a seis participantes, entre 18 e 34 anos, participaram de atividades que estimulam a colaboração e o cooperativismo. Do total de 12 cooperativas, a CERTAJA Energia conquistou o 4º lugar.

Representaram a CERTAJA Energia os colaboradores Stéfani Palagi, que integra o Movimento Jovem Cooperativista, Roberta Araújo, Ruan Vicari e Isadora Almeida.


Uma das tarefas consistia em explicar, para algum visitante da feira, o que era o cooperativismo. E a Roberta fez o nosso “marketing”! Confira o vídeo:


Encontro com o cooperado

Pela manhã, os certajanos encontraram por lá o cooperado Sady Edson Salvador, da localidade de Bela Vista, General Câmara.


Encontro do Elas pelo Coop RS

O encontro do Comitê Elas pelo Coop RS lotou o auditório da Casa do Cooperativismo, na Expointer, no dia 29 de agosto. Durante o evento, ocorreu a posse da nova gestão, formada por Agueda Kunz, da Cotrijal, como coordenadora; Luana Elicker, do Sicredi Produção, como vice-coordenadora; e Fátima Hallal, da Coeducars, como secretária.

Participaram da programação as colaboradoras Deise Ferreira de Araújo, que integra o comitê, e Stéfani Palagi, que representa o Movimento Jovem Cooperativista.

O Comitê Elas Pelo Coop RS tem o objetivo de estimular e disseminar o protagonismo feminino no cooperativismo gaúcho, por meio de ações de capacitação e integração com as cooperativas.


CERTAJA Energia no CONARH


A coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, Andréia Cruz, marcou presença na 50ª edição do CONARH, entre os dias 27 e 29 de agosto, em São Paulo. Com o tema “Impactando e inspirando o futuro da gestão”, o evento, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), ofereceu aos participantes três dias de conteúdo e exposição, com palestras magnas, painéis, arena virtual e fóruns temáticos.

“Um evento como este é muito agregador, porque apresenta tendências em gestão de pessoas, possibilita o networking e nos leva a insights sobre temas atuais como saúde mental e ESG, por exemplo. Sem dúvidas, um evento maravilhoso, que provoca inúmeras reflexões”, comenta Andréia.


Reunião da Fecoergs na Expointer

A CERTAJA Energia participou da reunião da Fecoergs, realizada no dia 29 de agosto, na Casa do Cooperativismo, na 47ª Expointer, em Esteio. A Cooperativa foi representada pelo presidente, Renato Pereira Martins; pelo vice, Ederson Madruga, e pelo gerente de Distribuição, Mateus May.

Entre os temas debatidos no encontro, a possibilidade de uso de recursos do Programa Energia Forte no Campo e os programas, cursos e projetos em desenvolvimento e estudos, voltados para as cooperativas.


Dica de saúde – soluço


Soluço. Quem nunca sentiu esse incômodo? O soluço persistente pode indicar diferentes doenças, como respiratórias, digestivas, vasculares, psicológicas e metabólicas. É essencial buscar auxílio se o soluço durar mais de 48 horas. Vá imediatamente até a Unidade Básica de Saúde para iniciar a investigação das causas da crise.

Já o soluço passageiro não precisa de avaliação médica. São possíveis causas comer rápido e em grandes quantidades; excesso de álcool ou bebidas gaseificadas; fatores emocionais; tabagismo.

Como parar o soluço?

1️⃣ Prender a respiração eleva o gás carbônico na corrente sanguínea, ajudando na contração do diafragma.

2️⃣ Beber água gelada pode estimular, pela mudança de temperatura, o nervo vago, que também age sobre o diafragma.

Saiba mais na Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde