Vale Verde recebe o Sementes do Cooperativismo

No dia 1º de outubro, a EMEF Nero Pereira de Freitas, de Vale Verde, foi palco da culminância do Projeto Sementes do Cooperativismo no município. Os estudantes deram um show em sua apresentação artística, que abordou a origem do cooperativismo, a história da CERTAJA Energia e da Cooperativa Escolar Verde Vale. A programação contou com show de mágica de Mateus Di Macedo, que fez a alegria do público.

O evento teve a presença especial de Carlos Augusto, neto de Nero Pereira de Freitas, que dá nome à escola e que foi presidente da CERTAJA Energia, de março de 1973 a março de 1974. A escola é pioneira ao incluir o cooperativismo como disciplina na grade curricular, plantando sementes para o futuro da nossa sociedade. Confira a galeria:


Confira o vídeo com os melhores momentos do evento em Vale Verde:


CERTAJA Energia é case do TalkCoop


A próxima edição do TalkCoop será realizada no dia 16 de outubro, das 9h às 10h30min. A palestra “Melhores Práticas do PDGC – Critério, Estratégia e Planos”, 100% on-line e gratuita, será mediada por Alexandre Garcia e terá como case a CERTAJA Energia. Inscreva-se até 14 de outubro: https://bit.ly/3Nb1Snq


Ganhadora da promoção Mês do Gaúcho

A ganhadora da promoção do Mês do Gaúcho no Instagram da Cooperativa, Nicoly Ramos, retirou seu kit churrasco no dia 02 de outubro. A moradora de Taquari levou para casa uma churrasqueira portátil, tábua de carne, faca e um avental personalizado da CERTAJA Energia. “É a primeira vez que ganho em um sorteio. Estava no serviço e fiquei surpresa com a notícia”, conta. O churrasco do fim de semana com a família já está garantido!


Certajano de outubro começa a ser distribuído

A nova edição do jornal Certajano já começou a ser distribuída. A publicação, sempre preparada com muito carinho, tem um toque especial neste bimestre, pois celebra os 55 anos da nossa CERTAJA Energia.

São 20 páginas, nas quais você poderá conferir uma matéria especial, com momentos importantes da trajetória da Cooperativa, e uma série de notícias e reportagens sobre cooperados, os cursos realizados junto às comunidades, as reuniões dos Núcleos Regionais Cooperativos e a força do cooperativismo no mundo e no Brasil.

O presidente da Cooperativa, Renato Pereira Martins, e o vice-presidente, Ederson Madruga, já garantiram a leitura!


CIPA realiza ação alusiva ao Outubro Rosa

A CIPA promoveu, no dia 1º, uma ação alusiva ao Outubro Rosa. Os certajanos foram recebidos com um painel especialmente preparado para a ocasião, uma cartilha de prevenção e um mimo. “Quem se cuida voa mais alto, e este cuidado está nas suas mãos”, destacou a presidente da Comissão, Luciana Dannenberg, durante a recepção aos colaboradores. Confira algumas fotos:


Reuniões do Núcleo 7 – Triunfo 1 e do Núcleo 9


No dia 26 de setembro, a CERTAJA Energia realizou reunião com o Núcleo 7 – Triunfo 1, que abrange cooperados de Coxilha Velha, Morro do Marinheiro, Barro Vermelho, Catupi e arredores. O encontro ocorreu na Sociedade São Luiz Gonzaga, em Coxilha Velha, e reuniu cerca de 105 pessoas, entre cooperados e familiares.


Já no dia 03 de outubro, o CTG Estância da Vendinha, de Montenegro, recebeu a reunião do Núcleo 9, que abrange cooperados de Montenegro, Capela de Santana e Nova Santa Rita. Cerca de 115 pessoas participaram do evento.

O público prestigiou a palestra “Cooperativismo, liderança e Empreendedorismo”, ministrada por Cleusa Fagundes, e prestigiou o tradicional jantar.



Uniformes são entregues aos certajanos


Os novos uniformes da CERTAJA Energia já foram entregues aos certajanos, e o código de vestimenta (dress code) da Cooperativa foi apresentado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco, pelo gerente administrativo financeiro, João Ederson Pacheco.

O código tem como objetivo traduzir as regras para que as pessoas se vistam e estejam adequadas ao ambiente de trabalho. “Ele fortalece a cultura empresarial, projetando uma imagem profissional ao público interno e externo”, destacou.

Todos os colaboradores administrativos devem usar o uniforme, em todo e qualquer dia da semana, sempre que estiverem nas dependências da Cooperativa ou a serviço dela. Em eventos, a utilização é facultada.


O código de vestimenta estará disponível na intranet e no Portal RH, em breve. Até lá, lembre-se:

Homens:
* Uniforme
* Calça jeans ou alfaiataria
* Sapato, sapatênis ou tênis.

Mulheres:
* Uniforme
* Calça
* Saia (mínimo na altura do joelho)
* Sapato, tênis ou sandálias.

* Bermuda
* Calça transparente ou excessivamente apertada
* Calça de cintura baixa, expondo barriga e roupa íntima
* Calça de camuflagem ou de qualquer força armada
* Calça de praticar esportes ou de moletom
* Calçado aberto (chinelos ou equivalentes)
* Boné, chapéu ou semelhantes.




Inova+ na Semana Caldeira

O time do Inova+, programa CERTAJA de Inovação, aproveitou a Semana Caldeira 2024, realizada de 23 a 27 de setembro. Com o tema “Navegando em tempos incertos: ideias e reflexões sobre o futuro”, o evento ofereceu cinco dias de palestras e debates. Foram mais de 80 atividades, organizadas em eixos temáticos (Nova Economia, Soluções Urbanas, Educação e Arte e Cultura), que impulsionaram conexões e oportunidades.


Confira os depoimentos:


Thalis Ferraza, Agente de Mudança em Melhoria de Processos, enviou seu depoimento em vídeo. Dá o play!


Palestra Setembro Amarelo


A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) promoveu, no dia 27 de setembro, uma palestra virtual alusiva ao Setembro Amarelo, com a psicóloga Dyuliane Reis, da Unimed VTRP. A profissional abordou, entre diversos tópicos, a diferenciação entre tristeza e depressão, entre ansiedade e transtorno de pânico, e a importância da identificação de sinais de sofrimento mental entre colegas de trabalho.


Dyuliane também destacou a necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, com medidas que ajudam a diminuir o estresse e melhorar a qualidade de vida, como a compreensão dos limites e excessos, ter uma rede de apoio e afetos e praticar atividades físicas e hobbies que promovam o bem-estar.


CERTAJA Energia no CONGREGARH

A CERTAJA Energia esteve representada no CONGREGARH 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). A programação foi realizada no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre, entre os dias 25 e 27 de setembro. Com o tema “Dilemas humanos, escolhas que transformam”, o congresso foi pensado para promover uma reflexão profunda sobre a interação entre escolhas e transformações no âmbito da gestão e liderança.

Quatro eixos de conhecimento conectaram as palestras: futuros possíveis, pluralidade humana, coragem para liderar e escolhas que transformam. Participaram do evento as colegas Andréia Cruz, Marina Fazenda e Ana Paula Ferreira, do setor de Gestão de Pessoas.


Dica de saúde – Prevenção é o ponto

Outubro chegou e, com ele, a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa. Ficar atenta aos sinais pode ser decisivo para você.


Quais são os sintomas do câncer de mama? 

O quadro inicial é caracterizado por lesões extremamente pequenas e geralmente imperceptíveis, não palpáveis durante o exame clínico e descobertas apenas durante o rastreamento mamográfico. No entanto, é necessário prestar atenção em alguns sinais e sintomas:  

  • Inchaço de toda ou parte da mama (mesmo que você não sinta um nódulo); 
  • Ondulações da pele (às vezes lembrando a casca de uma laranja); 
  • Dor nos seios ou mamilos; 
  • Retração (contração) dos mamilos; 
  • Pele vermelha, seca, escamosa ou grossa no mamilo ou mama; 
  • Descarga do mamilo que não seja o leite materno; 
  • Linfonodos inchados (às vezes, um câncer de mama pode se espalhar para os gânglios linfáticos nas axilas ou ao redor da clavícula e causar um nódulo ou inchaço, mesmo antes que o tumor original na mama seja grande o suficiente para ser sentido). 


O que fazer se você perceber algo? 

Se você notar um ou mais dos sintomas ou sinais listados acima, agende um exame de mama imediatamente. O mastologista irá encaminhá-la para os exames instrumentais mais adequados para o seu caso. 

Muitas vezes, a mulher com dúvidas entra em estado de ansiedade até ter certeza do diagnóstico. Mas somente um profissional qualificado pode lhe proporcionar a garantia de um diagnóstico seguro com todas as investigações disponíveis.

Saiba mais no hotsite exclusivo da Unimed VTRP, com as ações da campanha.