
A CERTAJA Energia conquistou um lugar de destaque no Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024, obtendo o 3º lugar na categoria “Maior Crescimento Permissionárias 2024/2023“. A Cooperativa, agora, ocupa a 12ª posição entre as 103 distribuidoras de energia elétrica do país, subindo seis posições no ranking geral em relação à última pesquisa do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC).

A Coopernorte, de Viamão, garantiu a primeira colocação na categoria, e a Certel Energia alcançou o segundo maior crescimento. Para a edição de 2024, a empresa Qualitest Inteligência entrevistou 29.275 consumidores em, aproximadamente, 600 municípios brasileiros.
No território de atuação da CERTAJA Energia, foram aplicados 150 questionários, em Triunfo, Taquari, Tabaí, Vale Verde, Barão do Triunfo e Passo do Sobrado.

O vice-presidente da CERTAJA Energia, Ederson Madruga, destaca a evolução da Cooperativa, que, em 2016, conquistou o primeiro lugar na mesma categoria. “O atendimento diferenciado exige esforço constante, e essa conquista reflete nosso compromisso com a melhoria contínua. Estamos investindo em novas tecnologias e infraestrutura para garantir um fornecimento cada vez mais eficiente”, afirma.
Segundo Madruga, os investimentos na modernização da rede elétrica têm sido fundamentais para elevar a satisfação dos consumidores. “A redução do número de interrupções e do tempo médio sem energia são reflexos diretos desse trabalho. A Cooperativa tem sido referência pela qualidade da energia fornecida e pela busca constante por excelência no atendimento. O investimento na capacitação dos colaboradores tem sido um diferencial para otimizar os serviços e melhorar os indicadores”, ressalta.
Resultado em um ano desafiador
Para o presidente, Renato Pereira Martins, o resultado na premiação se torna ainda mais significativo diante dos desafios enfrentados ao longo do último ano, como a enchente sem precedentes que atingiu o Rio Grande do Sul, em maio de 2024.

“A enchente afetou muito a nossa estrutura e a das coirmãs que concorreram conosco nesta categoria, Coopernorte e Certel. Um número significativo de cooperados sofreu com os danos e prejuízos causados pela cheia. A CERTAJA foi, toda ela, superação nesse momento, por tudo aquilo que se fez, por todo o envolvimento da nossa equipe, pelo envolvimento do nosso quadro social, que se engajou dentro do processo”, enfatiza.
“Este reconhecimento como uma das distribuidoras que mais cresceu no país vem da soma entre excelência técnica e relacionamento de proximidade. Seguimos comprometidos em manter essa conexão forte, porque é ela que nos torna mais do que uma cooperativa de energia – nos torna uma verdadeira comunidade”, acrescenta.
Saiba mais
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de março, no Auditório I da sede da ANEEL, em Brasília, e contou com a presença do presidente, Renato Pereira Martins; do vice-presidente, Ederson Madruga; e do gerente de Distribuição, Mateus May. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da ANEEL no YouTube.

Confira o vídeo da premiação: