SEMENTES NA EXPOVALE

A tarde de 16 de novembro foi dedicada às escolas do vale do Taquari na Expovale. No pavilhão 3, espaço Mundo Cooperativo, as cooperativas divulgaram suas atividades e promoveram ações para fomentar sua característica agregadora no vale. A CERTAJA abrilhantou o evento com a apresentação da Escola Pedro Pereira Machado, da localidade de Amoras, Taquari, vencedora do desafio cultural do projeto Sementes do Cooperativismo 2018. A instituição encenou uma peça na qual alguns dos personagens eram abelhas e formigas, animais que trabalham em conjunto para al­cançar seus objetivos. As abelhas contaram a história da formação da CERTAJA, e os alunos cantaram o jingle certajano de mãos dadas, seguido por canções gauchescas com letras cooperativistas.



VISITA TÉCNICA

De 12 a 14 de novembro, os certajanos Everton Medeiros (compras), Jonas Vargas (almoxarifado) e Rodrigo Almeida (engenharia) visitaram a empresa ITB, em Birigui, São Paulo, para conhecer seus processos. Merece destaque a organização, o atendimento de cada prazo e a cordialidade do pessoal daquele estado para com seus clientes. Conforme Everton, a ocasião foi excelente para ampliar conhecimentos: “Andamos por todo o chão da fábrica acompanhados muitas vezes pelo próprio dono da ITB, conhecendo cada processo e cada passo dos quase 500 funcionários. Para nós, que fazemos parte desta engrenagem, conhecer este processo logístico que vai desde a necessidade da aquisição dos materiais até o final, que é entrega no almoxarifado, nos dá uma visão bem mais ampla da importância de nossas atividades diárias. ”


COOPERAÇÃO E NOVO GOVERNO DO RS

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi recebido na manhã desta terça-feira, dia 20 de novembro, pela diretoria e conselheiros do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC) – Escoop. Em sua fala, Leite fez uma exposição sobre sua plataforma de governo, colocando ênfase na necessidade de parcerias entre os setores público e privado, especialmente com o cooperativismo. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse ao governador eleito que o novo governo terá naturalmente o apoio do setor cooperativo gaúcho. Leite destacou a pujança do setor através de seus números, ressaltando a necessidade de união das forças políticas para que o Estado saia da crise em que se encontra. Aos cooperativistas e jornalistas presentes, Leite mencionou as medidas que já está tomando para que, o mais rápido possível, se encontre caminhos para a retomada do crescimento econômico, assinalando que todos os setores da economia gaúcha são importantes neste processo. O presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, participou do evento. Fonte: Ocergs, adaptado


ARROZ

No dia 08/11 foi realizada uma reunião da CERTAJA Desenvolvimento com os associados produtores de arroz. Estavam presentes 28 associados, representando o grupo que mais deposita arroz nos armazéns da cooperativa. Na ocasião a Diretoria fez um balanço do desempenho da cooperativa em seus aspectos operacionais e financeiros. Em seguida foi debatido um “Protocolo de Intenções”, regulamentando o relacionamento cooperativa-associado, com o objetivo de buscar maior viabilidade econômico-financeira para a Agroindústria.


CERTAJA PARTICIPA DA REVISÃO DO MCSE 

No decorrer deste ano, a ANEEL deu início a um trabalho de revisão do MCSE – Manual de Contabilidade do Setor Elétrico. A ABRACONEE (Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica) está participando deste processo e desenvolvendo estudos para subsidiar esta revisão, contando com a participação de todas as empresas do setor elétrico. Os colegas Elena, Jairo e Felipe, da Contabilidade, participarão de grupos previamente definidos e tratarão de questões referentes ao Ativo Imobilizado e aos impactos de determinadas normas internacionais na contabilidade regulatória.


PORTAL DA INOVAÇÃO

Open Innovation: introdução ao conceito e aplicações – O texto sugerido nesta edição, indicado por Ivan Azeredo, aborda o conceito de open innovation”, e pressupõe que as empresas devam utilizar fontes externas de ideais a fim de aumentar sua competitividade na geração de novas tecnologias… Acesse o Portal da Inovação CERTAJA e conheça mais sobre o assunto! http://certaja.com.br/inovacao/

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!