PARLAMENTARES APOIAM COOPERATIVISMO

Com a participação de mais de 80 pessoas, a Assembleia Legislativa do Estado presenciou no café da manhã do dia 19/02 o início de uma discussão que pode mudar os caminhos do cooperativismo no Rio Grande do Sul e no Brasil. Entre os convidados estavam o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara, o senador Luiz Carlos Heinze, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo do RS – Frencoop/RS, Elton Weber, o superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, Renato Nobile, o superintendente do Sistema Ocepar, Leonardo Boesch, e o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Perius apresentou dados do cooperativismo e reforçou a necessidade de comprometimento dos parlamentares gaúchos. “Precisamos fazer um pacto muito forte com o parlamento gaúcho: união, força, determinação e luta pela manutenção do Sistema S”, afirmou. Segundo o dirigente, o Sescoop/RS realizou em 2018 ações de formação e capacitação profissional que beneficiaram mais de 38 mil pessoas, além de programas de promoção social, como o Aprendiz Cooperativo, que formou 17 mil jovens nos últimos dez anos, e o Dia de Cooperar (Dia C), que mobilizou 30 mil voluntários e 800 projetos desenvolvidos por cooperativas no Rio Grande do Sul, que beneficiaram mais de 770 mil pessoas nos últimos quatro anos. Perius também ressaltou que no Rio Grande do Sul, 76% dos recursos do Sescoop/RS são destinados para atividades-fim.

O café da manhã foi um balizador da importância da manutenção dos recursos no Sistema S e reforçou a importância do envolvimento da comunidade e dos parlamentares no apoio ao Sescoop. Lideranças de várias cooperativas gaúchas estavam presentes. O gerente de distribuição Ederson Madruga representou a CERTAJA.

Fonte: https://bit.ly/2ElCPLR, texto adaptado



CONSUMO DE ENERGIA DISPARA EM JANEIRO

 

A demanda por eletricidade no Brasil disparou em janeiro devido a “temperaturas extremamente elevadas” principalmente no Sul e no Sudeste/Centro-Oeste, disse o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em boletim nesta terça-feira, que apontou alta de 6,6 % na carga ante mesmo mês de 2018. Na CERTAJA, o aumento foi de 7,45%.

Fonte: www.terra.com  e Setor Comercial CERTAJA Energia


PROGRAMA DE GESTÃO INTEGRADA E AVANÇADA

No dia 19/02 aconteceu o segundo encontro de coaching individual com os gestores da CERTAJA Energia, coordenado pela Consultora Clenir Streit.

De acordo do Fátima Hassen, gestora de RH, a Cooperativa espera que este programa contemple diversas perspectivas e abordagens que capacitem os participantes para uma gestão de excelência e voltada à convergência de objetivos e propósitos comuns.




PORTAL DA INOVAÇÃO

A Nissan lançou oficialmente sua linha de veículos elétricos (segunda geração de seu carro 100% elétrico) para o Brasil quarta-feira, 13 de fevereiro. Leia a matéria que Marcus França compartilhou nesta semana em http://certaja.com.br/inovacao/

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!


IMAGEM DA SEMANA

Esta semana, dois peixes grandes, de até 11 metros de comprimento, apareceram vivos na costa do Japão. De acordo com a lenda tradicional japonesa, a aparição desses animais pode indicar que um tsunami ou terremoto acontecerá em breve. Conhecido popularmente como peixe-remo ou peixe regaleco (Regalecus glesne), o animal é tido como o “Mensageiro do Palácio do Mar de Deus” e sua aparição na superfície, segundo a lenda, pode indicar um mau presságio — esse peixe normalmente vive no fundo do mar, podendo vir a superfície quando está doente ou morrendo. Nos últimos meses, vários peixes dessa mesma espécie apareceram no Japão. Fiéis à lenda dizem que dezenas de peixes surgiram na costa do país meses antes do terremoto de Fukushima em 2011 e do tsunami que aconteceu depois dele — mais de 20 mil pessoas morreram nesse desastre.

Fonte: https://glo.bo/2T3TBre