SEMENTES DO COOPERATIVISMO

Uma manhã repleta de bons sentimentos, ideias, cultura e diversão. Assim foi o encontro do Projeto Sementes do Cooperativismo em 18 de junho, na ACERTA, em Taquari. O desafio cultural proposto mobilizou os estudantes de três instituições.

Representando o município de Bom Retiro do Sul, a Escola Anita Ferreira de Moraes trouxe uma encenação em que a vida real se misturou com a ficção e garantiu o primeiro lugar da disputa. Como se estivessem rodando um filme em um set cinematográfico, os alunos contaram o quanto os habitantes da zona rural gaúcha sofriam com a precariedade de uma vida sem energia elétrica.

A Escola Gonçalves Dias, de Triunfo construiu um jornal filosófico com situações importantes ocorridas em 1969, ano que iniciou o Jornal Nacional, Gilberto Gil lançou a música Aquele abraço, o homem pisou na Lua e a CERTAJA foi fundada.

A Escola Nossa Senhora da Saúde, de Passo do Sobrado, também recuperou fatos marcantes da época. A realidade das comunidades gaúchas às escuras naquele ano foi rememorada, mostrando como surgiu a ideia da fundação da Cooperativa e as mudanças importantes que transformaram a vida de seus cooperados.

A abertura da atividade contou com a apresentação do novo jingle da CERTAJA, comemorativo aos seus 50 anos, bem como de seu novo mascote, um eletricista que precisa ser “batizado” com um nome, proposta lançada aos estudantes presentes e nos próximo dias aos certajanos. O Abelix, mascote que há mais de uma década anima os eventos da Cooperativa, também compareceu.

A mesa de jurados foi composta por Karla Becker (Sicredi- Taquari), Raquel Schwingel (Sicredi – Teutônia), Gustavo Balaban (Sescoop – RS), Rafaela Comerlato (Sescoop-RS) e Patrícia Sattler (diretora de Teatro – Taquari). Nos intervalos, o mágico Alex Meyer divertiu a plateia com truques e brincadeiras.

Confira o novo jingle da CERTAJA, comemorativo aos seus 50 anos!

 



PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 

No dia 17, nos turnos manhã e tarde, aconteceu a terceira reunião do Planejamento Estratégico, desta vez contando com a presença dos Conselheiros. Coordenada pelo gestor de Qualidade Michael Lima, contou com a participação de Luciano Monteiro (Engenharia), que palestrou sobre o sistema energético da CERTAJA, as inovações implementadas e as que estão em estudo para implementação. Luciano explanou, ainda sobre o futuro do mercado onde a CERTAJA Energia está inserida, questões de Geração Distribuída e tecnologias de ponta. Em seguida, João Ederson, gerente Administrativo, falou sobre o capital humano, as características de cada geração e seus comportamentos em relação ao modo de viver e trabalhar. Falou, ainda, sobre as tendências futurísticas e como se dará a interação homem-máquina, o trabalho remoto, o home office dentre outros.

Na parte da tarde, o pessoal do IEL/FIERGS, especialmente contratado para a ocasião, apresentou as tendências que acontecerão em até 5 anos (e já estão acontecendo), levando o grupo a refletir sobre a importância do futuro construído, para que a estratégia seja mais assertiva.

Ao final, Michael apresentou o resultado IASC 2018 (74,23%) que a CERTAJA Energia alcançou, bem como a forma que a ANEEL utiliza para calcular este índice.



PORTAL DA INOVAÇÃO

Nesta semana o gerente comercial Ederson Madruga compartilha um texto que informa Fernando de Noronha será o primeiro território pertencente ao Brasil a banir veículos movidos a combustão. Quando? Como? Confira em   http://www.certaja.com.br/inovacao

Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!

 



IMAGEM DA SEMANA

Brasil conquistou a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina nesta terça-feira, 18, ao vencer a Itália, na cidade de Valenciennes. Com gol de Marta, as brasileiras por pouco não avançaram no segundo lugar, pois a Austrália as ultrapassou no saldo de gols.

A seleção brasileira agora aguarda pela definição do restante dos grupos para saber qual seleção será sua adversária nas oitavas de final. As favoritas França e Alemanha podem ser as rivais do Brasil na próxima fase.