MULHERES NO CAMPO

Nos dias 3 e 10 de fevereiro aconteceu o curso Mulheres em Campo, a fim de promover competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural. A atividade aconteceu no pavilhão São João Batista, em Amoras, para um público de 12 participantes. O curso é uma parceria entre a CERTAJA, SENAR e Sindicato Rural de Taquari.


TREINAMENTO DE REDES COMPACTAS DE DISTRIBUIÇÃO

Entre os dias 2 e 6 de março foi desenvolvido o segundo treinamento de rede de distribuição compacta na CERTAJA via FECOERGS. A atividade contou com 40 horas de aula teórica e prática para 33 participantes, sendo 11 da cooperativa de energia e 22 do setor de serviços elétricos da cooperativa de desenvolvimento. A capacitação de redes compactas de distribuição em média tensão é importante para padronizar, evitar retrabalhos e ganhar tempo na execução das obras.


BENEFÍCIO BRASIL PREV

Marli Costa de Araújo, aposentada da CERTAJA Energia há 5 anos, tendo completado 60 anos de idade e 10 anos de empresa, conforme novo contrato firmado com a Brasilprev, recebeu o benefício em uma única parcela, equivalente a dez vezes o seu salário, quando da última reavaliação. Tia Marli conta que ficou muito grata por conquistar e chegar até aqui. Muito feliz com a notícia, sabia que isso poderia ocorrer, mas não esperava que ia ficar todo este tempo na empresa. “É bom saber que se pode contar com este benefício. Ainda não tenho planos exatos para usufruir do benefício, mas reformar a casa é uma possibilidade.” Com esse relato fica clara a importância de permanecer na empresa e poder receber esse benefício.



Surfar a onda

Quando as mudanças acontecem e você precisa fazer algo a respeito, já está atrasado. Você não gerencia as mudanças, e sim suas consequências. A maioria de nós, na maioria das vezes, apenas reagimos para nos adaptarmos às consequências de algo que aconteceu antes. Talvez esse seja o problema. Tomar o tapa e só depois tentar desviar-se dele. Passivos ou desatentos, só nos resta a cara de susto ou a ofensa automática do “como você pode fazer isso comigo”! Peter Drucker disse que “não se pode gerenciar mudanças, apenas estar à sua frente”. E como estar à frente?

Por incrível que pareça, a chave é estar conectado no presente, concentrado, sem interferências egóicas que limitam a conexão do que “há dentro” com o que “há fora”. Ouvir a banda tocando e, ao mesmo tempo, ouvir o seu canto, ou o seu instrumento. Estar afinado! Timbrando perfeitamente.

Não é fácil ser afinado, é preciso muita prática. E, através dela, você se habilita a ler sinais “finos” de acontecimento. Com mais treinamento, engajamento e disciplina, consegue a sensibilidade para ver/ouvir/sentir, e interferir antes que a Mudança aconteça.

Aprende a farejar constantemente os pequenos sinais das novas interações e composições.

Começa a decifrar caos e desordem, fica disponível e vibrante para brincar com dados aparentemente diferentes, anotar palavras e imagens que aparecem displicentemente na sua frente por duas, três ou quatro vezes na semana. Transforma dados desconexos em informações preciosas.

Daí, não se assusta mais com o Tapa, com a Onda, com a Mudança.

Pois está atento, conhece o movimento original, e sabe como antecipá-lo.

Surfa no prazer da sua sensibilidade e proatividade, porque não apanha mais da natureza. E, se apanha, sorri, pois entende que é somente um sinal de descuido e desatenção de sua parte. Acha graça disso, em vez de se ofender e se perguntar como alguém fez isso com você!

Surfa a Onda, integra a Onda, torna-se a Onda. Não apenas gerencia, antecipa, aprende e transforma-se.

Texto sugerido por Fátima Silva, gestora de RH

Eduardo Carmello

#mudança #transformação #resiliencia #eduardocarmello

Fonte: https://www.entheusiasmos.com.br/surfar-a-onda/




IMAGEM DA SEMANA

A sexta-feira (6) será mais um dia marcado pela ausência de chuva no Rio Grande do Sul. Segundo a Somar Meteorologia, o tempo continua firme e o sol ainda predomina em todo o território gaúcho. Com isso, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% na Fronteira Oeste, na Campanha e na região central do RS, condição que deixaria essas áreas em estado de atenção por representar riscos à saúde.

Ainda de acordo com a Somar, as temperaturas seguem elevadas na maioria dos municípios, principalmente à tarde. A máxima desta sexta (6) está prevista para duas cidades da Fronteira Oeste, Uruguaiana e Alegrete, onde os termômetros podem chegar a 35°C. Em Porto Alegre, a mínima fica em 15°C e a máxima em 30°C.

Fonte: ClicRBS