TREINAMENTO MIG WEB

O setor de Obras e Projetos participou do treinamento do MIG Web de 10 a 12 de agosto com reuniões virtualizadas. O público foco de trabalho são os colaboradores desse setor. Nos demais haverá apenas explicação rápida para consulta no sistema. O novo produto do sistema MIG permite usar ferramentas e interações diversificadas. O mapa tornou o sistema mais interativo ao usuário e com performance maior que o anterior, e a estrutura atual permite que sejam utilizadas as melhores práticas para os desenhos e impressões de mapas. A tecnologia permite maior portabilidade dos produtos, possibilitando utilizar os novos produtos em qualquer navegador sem a necessidade de fazer instalação no computador. Integrações com outras aplicações (exemplo Google) são feitas de maneira mais fácil através de API. Há, ainda, a oportunidade de utilizar o recurso em nuvem, bem como a integração aos recursos de mensagens e chats do Portal Useall. Pode ser utilizado processamento centralizado no servidor de aplicações, e não mais nas máquinas locais.

Confira a repaginação de ferramentas que já existiam, e novas funcionalidades, tais como:
– Visualização da rede com o mapa do Google por trás (Mapa e satélite);
– Melhoria no processo de impressão;
– Exportação do mapa diretamente para DXF;
– Módulo de Cálculo repaginado;
– Melhoria na ferramenta de desenho livre (projetos);
– Melhoria na forma de manipulação de listas;
– Melhoria na configuração de modelos de plotagem.

 

A Useall agraciou os participantes com um bolo no pote na tarde de 13 de agosto.


DESEMPENHO

Na noite de 11 de agosto foi realizada a primeira reunião do desempenho com a nova diretoria da CERTAJA Desenvolvimento. Participaram os líderes de setores. Foram apresentados os números da Cooperativa e seus desafios.

 

PRESENTE – No dia 7 os pais da CERTAJA Desenvolvimento também foram homenageados e receberam de presente uma garrafa térmica. Confira!


COPREL INAUGURA SUBESTAÇÃO MARAU 2

A Subestação de Energia Marau 2, resultado de um investimento de R$ 14 milhões, foi inaugurada na quarta-feira (12/08) por meio de uma live no Facebook da Coprel. A transmissão ao vivo contou com a participação do presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, vice-presidente Elso Scariot, secretário Décio Floss, governador do Estado Eduardo Leite, entre outras inúmeras autoridades. O presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins, representou a Cooperativa. Fonte: https://bit.ly/3kGVx3O


REUNIÃO DA FECOERGS

Em 12 de agosto ocorreu uma reunião da Fecoergs para definir o posicionamento das cooperativas referente a REN nº 871, que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2021. A normativa trata da alteração do método de medição de qualidade de energia e níveis de tensão dos consumidores, na qual determina medição de qualidade permanente. O intuito é alinhar o pensamento das cooperativas quanto às dificuldades encontradas para atendimento a essa alteração frente à pandemia, tecnologia e prazos estipulados pelos fornecedores. O setor de Engenharia participou.


ESPAÇO LIVRE

Erick Morais*

 A vida contemporânea cheia de regras e adestramento fez com que houvesse uma padronização completa das pessoas, de tal maneira que todos se comportam do mesmo modo, falam das mesmas coisas, se vestem mais ou menos do mesmo jeito, possuem as mesmas ambições, compartilham dos mesmos sonhos, etc. Ou seja, as particularidades, as idiossincrasias, aquilo que os indivíduos possuem de único, inexistem diante de um mundo tão pragmático e controlado.

Vivemos engaiolados, tendo sempre que seguir o padrão, que se encaixar em normas pré-determinadas, como se fôssemos todos iguais. Sendo assim, a vida acaba se transformando em uma grande linha de produção, em que todos têm que fazer as mesmas coisas, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo, de modo a tornar todos iguais, sem qualquer peculiaridade que possa definir um indivíduo de outro e, por conseguinte, torná-lo especial em relação aos demais.

Somos enjaulados em vidas superficiais e nos tornamos seres superficiais, totalmente desinteressantes, inclusive, para nós mesmos. Sempre conversamos sobre as mesmas coisas com quer que seja, ouvindo respostas programadas pelo padrão, o qual nos torna seres adequados à vida em sociedade.

Entretanto, para que serve uma adequação que transforma todos em um exército de pessoas completamente iguais e chatas, que procuram sucesso econômico, enquanto suas vidas mergulham em depressões?

Qual o sentido de adequar-se a uma sociedade que mata sonhos, porque eles simplesmente não se encaixam no padrão? Uma sociedade que prefere teatralizar a felicidade a permitir que cada um encontre as suas próprias felicidades. Uma sociedade que possui a obrigação de sorrir o tempo inteiro, porque não se pode jamais demonstrar fraqueza. Uma sociedade que retira a inteligência das perguntas, para que nos contentemos com respostas rasas. Então, por que se adequar?

Os nossos cobertores já estão ensopados com os nossos choros durante a madrugada. O choro silencioso para que ninguém saiba o quanto estamos sofrendo. Para manter a farsa de que estamos felizes. Para fazer com que mentiras soem como verdade, enquanto, na verdade, não temos sequer vontade de levantar das nossas camas.

O pior de tudo isso é que preferimos vidas de silencioso desespero a romper com as amarras que nos aprisionam e nos distanciam daquilo que grita dentro de nós, esperando aflitamente que o escutemos, a fim de que sejamos nós mesmos pelo menos uma vez na vida sem a preocupação de agradar aos outros.

Somos uma geração com medo de assumir as rédeas das próprias vidas. E, assim, temos permitido que outros sejam protagonistas destas. É preciso coragem para retomá-las e viver segundo aquilo que arde dentro de nós, mesmo que sejamos vistos como loucos, pois só assim conseguiremos sair das depressões que nos encontramos.

É preciso sacudir as gaiolas, já que, como diz Alain de Botton: “As pessoas só ficam realmente interessantes quando começam a sacudir as grades de suas gaiolas”. E, sobretudo, é preciso ser inadequado, porque não se adequar a uma sociedade doente é uma virtude.

 

* blogueiro baiano (Genialmente Louco), que se intitula “um menestrel caminhando pelas ruas solitárias da vida”

Fonte:  http://www.heinen-rh.com.br/site/?sec=__pag&id=290, de Mário Heinen, psicólogo, pós-graduado em Administração de RH, Dinâmica de Grupo, e em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente

 

Texto sugerido por Fátima Silva, gestora de RH



PORTAL DA INOVAÇÃO

MULTITAREFA – “Você consegue ser “multitarefa”, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo? Muitos acham que aqueles que nascem na era digital conseguem fazer isso melhor do que as pessoas mais velhas, que precisam se adaptar e aprender a usar as tecnologias que temos hoje. Mas será que isso é verdade mesmo?” Leia a íntegra do texto compartilhado pelo gestor do núcleo da qualidade, Michael Lima, disponível no Portal da Inovação. Confira em http://certaja.com.br/inovacao/