FORMAÇÃO DE ELETRICISTAS E DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICOS

Nesta semana iniciou o Programa de Formação de Eletricistas e Desenvolvimento de Técnicos, organizado pelo SESMA, em parceria com a Fecoergs, Sescoop/RS e Colégio Teutônia. O primeiro módulo, realizado de 24 a 28 de agosto, tratou da capacitação sobre segurança em instalações e serviços elétricos, em atendimento a NR-10 (treinamento de novos colaboradores e para atender ao plano de contingência a atendimento de emergência). Ministrado por Jonas Ronei Schilling, do Colégio Teutônia, teve 40 horas de duração, com atividades práticas e teóricas desenvolvidas na Sala de Treinamento do SSE e contou com a participação de 10 colaboradores, sendo 2 da CERTAJA Desenvolvimento e 8 da CERTAJA Energia.

Os próximos módulos já estão organizados e agendados, sendo que o treinamento em atendimento a Nr-35 Trabalho em Altura se dará em 8 e 9 de setembro e o SEP-Sistema Elétrico de Potência, no período de 21 a 25 de setembro.


CONSELHEIROS DA CERTAJA ENERGIA

Conselho de administração
Conselho Fiscal

Observando todos os cuidados necessários à prevenção ao COVID-19, na manhã de quinta, 27 de agosto, ocorreram as reuniões mensais dos Conselheiros da CERTAJA Energia, quando avaliaram o desempenho da Cooperativa no mês de julho e trataram de outros assuntos inerentes de suas atividades.

O Conselho de Administração reuniu-se na ACERTA e o Conselho Fiscal na sede da Cooperativa.


FLEXPAG 

A CERTAJA Energia assinou contrato com a empresa Flexpag, que é uma prestadora de serviços de gestão de pagamentos. Em fase de implantação, em conjunto com a USEALL e colaboradores da Cooperativa, assim que o serviço estiver implementado, a CERTAJA passará a oferecer aos cooperados a opção de pagamentos de faturas através de cartões de crédito, com a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes.



CPFL Insigts

Organizado pela CPFL Soluções e promovido pelo Canal Energia, no dia 25 de agosto aconteceu um bate papo virtual “Como rever o planejamento estratégico, rapidamente, em um momento adverso gerando oportunidades”. O evento contou com a participação de Eduardo Soares, diretor presidente de Serviços CPFL Soluções, Cláudio Raupp, presidente da HP do Brasil, Marcos Morita, presidente do Mackenzie, FIA, Idea9 e BSP e o Publisher do Grupo Canal Energia, Rodrigo Ferreira. Os debatedores compartilharam as experiências e aprendizados na revisão do seu planejamento estratégico, metas e processos, na busca em alcançar uma boa condução dos negócios frente aos inúmeros desafios, fazendo a roda girar, mesmo com o distanciamento social e cuidando da saúde física e mental de seus colaboradores. Deise Araújo (gestora do Setor Comercial), Michael Lima (gestor do Núcleo de Qualidade) e Marcus França (gerente financeiro) acompanharam a conversa.



PORTAL DA INOVAÇÃO

“O PIX é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que deve substituir o TED e o DOC. A novidade teve regulamento aprovado pelo Banco Central na última quarta-feira (12) e começará a funcionar em 16 de novembro. Em testes desde o começo do ano, a plataforma se difere dos pagamentos bancários tradicionais, entre outros motivos, por liquidar transações na hora e ficar no ar 24 horas por dia, sete dias por semana.” Confira a íntegra do texto compartilhado pelo vice presidente da CERTAJA Energia e gerente comercial Ederson Madruga em https://bit.ly/2EG3ANZ

 


ESPAÇO LIVRE

Superar o medo de errar é fundamental para realizar sonhos

Quantas vezes você já deixou de fazer algo por sentir medo de errar? Sabia que isso pode impedir você de conquistar o que deseja?

medo de errar é extremamente incapacitante. Ele impede você de sair do lugar e de ir em busca dos seus projetos. Mas como viver livre desse temor que impossibilita a ação e bloqueia o trajeto em direção ao sucesso?

A superação desse temor pressupõe a identificação da crença que está por trás dele. Na maioria das vezes, as causas são duas: pessoas muito perfeccionistas que se cobram demais ou aquelas que se preocupam muito com a opinião dos outros.

Como superar o medo de errar?

O perfeccionismo pode ser um problema quando você acredita que a única maneira de atingir um objetivo é fazer tudo de modo perfeito. Alguém que exige demais de si mesmo e se impõe um nível de primor quase irreal acaba por inibir os próprios atos. Há, neste caso, o receio de não acertar por não possuir o “padrão” esperado. O perfeccionista se prepara muito, mas realiza pouco ou quase nada, pois nunca acredita estar realmente pronto para ir em frente.

Por outro lado, algumas pessoas se preocupam demais com a autoimagem e temem o julgamento e a crítica dos outros. Elas focam demais a questão “o que pensarão de mim se eu falhar?” Esse receio também é incapacitante, pois, enquanto você se preocupar com os outros, não vai conseguir agir de acordo com as suas convicções e desejos.

Em ambos os casos, existe a crença completamente equivocada de que falhar é algo muito grave e ruim. É evidente que isso gera um estado emocional de insegurança que impossibilita qualquer ação positiva. Em vez de exigir demais de si mesmo ou de evitar a todo custo ser julgado pelos outros, você precisa assumir a ideia de que errar é normal.

Permita-se errar para ter sucesso

As pessoas costumam guiar suas vidas pela regra que determina que é preciso acertar o tempo todo, algo absolutamente impossível! Quem aceita que errar não é abominável passa a entender que não precisa ser perfeito em tudo sempre. Este pensamento gera um grande alívio e abre portas que você nunca sonharia.

O foco nunca deve ser o erro, mas a ação. O problema da vida não é falhar, é não agir. É preciso correr riscos começando com pequenos passos. Muitas pessoas acreditam que só podem começar a caminhar quando possuírem um holofote que ilumina todo trajeto que devem percorrer.

Na verdade, o importante é ter uma lanterna que ilumine poucos metros à sua frente e que permita avançar aos poucos. Assim, cria-se a coragem para seguir adiante. Não há garantias, pois ninguém tem controle sobre o que pode acontecer. Porém, se você não correr riscos, nunca vai acertar e chegar onde deseja.

Todas as pessoas que alcançaram o sucesso falharam muitas vezes. Se você quer se comprometer com uma vida acima da média, esse tipo de risco é necessário. Portanto, ou você se arrisca e enfrenta o medo de errar, ou se compromete apenas com a vida que já tem e nunca sai do lugar.

Fonte: https://wendellcarvalho.com.br/superar-o-medo-de-errar/

Contribuição: Fátima Silva, gestora de RH