DESEMPENHO

Na manhã de 23 de fevereiro, terça-feira, ocorreu a reunião de desempenho do mês de janeiro. Como o gerente financeiro Marcus França está em férias, a gestora contábil Maria Elena Gomes apresentou os dados com o apoio do vice-presidente Ederson Madruga. Ivan Azeredo, que trabalhou por 33 anos na Cooperativa e se desligou em 5 de janeiro como gestor da TIC, foi convidado a participar desse encontro, quando os colegas fizeram homenagens e agradecimentos ao seu valioso trabalho na CERTAJA. Desejamos muitas alegrias nessa nova etapa, Ivan!


NUCLEAÇÃO

Em 24 de fevereiro a FECOERGS promoveu uma Reunião Digital sobre a “Nucleação de Cooperados”. Dr. Mário de Conto, do Sistema OCERGS, Querino Volkmer, presidente da Cooperluz e Marco Weber, assessor da Certel, abordaram sobre a importância da Nucleação no momento atual, em vista da dificuldade para a realização de reuniões presenciais. Essa pode ser uma prática a ser adotada de forma permanente, estreitando e facilitando o relacionamento com os cooperados. Da CERTAJA participaram o presidente Renato, o vice-presidente Ederson, João Ederson (gerente administrativo), Michael (gestor de Qualidade), Deise (gestora comercial) e Simone França (gestora de Comunicação). A temática integra o Planejamento Estratégico da Cooperativa, e os colegas citados estão envolvidos e estudando para a viabilização de sua implementação.


TESTES ELÉTRICOS

A cada seis meses os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes destinados ao trabalho em alta e baixa tensão são submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório, que são um processo de avaliação realizado por aplicação de uma tensão a um componente elétrico que excede a sua tensão de operação normal, obedecendo as especificações do fabricante e os procedimentos da empresa. Nos dias 25 e 26 de fevereiro a CERTAJA Energia realizou esse processo, que atende ao item 10.7.8 da NR10. O objetivo do teste é determinar se o isolamento de um componente é adequado o suficiente para proteger o usuário contra choques elétricos.



ESPAÇO LIVRE

Confira o texto que Fátima Silva, gestora do RH, sugere para leitura nessa semana!

Dedicação dos gestores: mais a metas, menos à equipe

Quase 60% dos gestores se dedicam ao alcance de metas e ignoram o desenvolvimento da equipe.

O estudo realizado pela ESPM em parceria com a NextView People revelou que 58% dos gestores dedicam mais tempo a questões operacionais que resultam no alcance de metas do que investindo tempo no desenvolvimento da equipe e na busca por autoconhecimento. No entanto, 62% reconhecem a importância da dedicação de parte do tempo em pessoas. A pesquisa foi feita com 111 profissionais gerentes, coordenadores, diretores e supervisores.

Para 37% dos entrevistados é mais fácil identificar as necessidades de desenvolvimento comportamental da equipe contra 10% que afirmam ser mais fácil identificar como se autodesenvolver.

Cerca de 18% dos participantes afirmam que identificar as necessidades de desenvolvimento de equipe e as suas próprias são as mais difíceis.

Em relação ao plano de carreira, 55% não traçaram suas metas, contra 45% que afirma que a estratégia está definida. Quando questionados sobre o alinhamento do plano com a trajetória profissional, a dúvida permanece: 47% dos entrevistados afirmam que não há certeza quanto aos rumos da vida profissional, ou seja, existe o plano, mas sem alinhamento com a profissão e com a empresa em que está trabalhando.

A busca por autodesenvolvimento é um ponto positivo no estudo: 53% da amostra confirma que faz alguma atividade em busca do sua evolução comportamental (cursos, coaching, terapia etc.), contra 47% que ainda não se dedicam a estas questões.

Esses dados mostram dois importantes pontos: falta autoconhecimento por parte dos gestores e há dificuldades para desenvolver pessoas e equipes. Levantamos a hipótese de que talvez as organizações não ofereçam espaço e condições para que seus gestores possam se desenvolver melhor, não tanto para as competências técnicas, mas principalmente para as questões comportamentais e de autogestão. Profissionais estimulados são um incentivo para o desenvolvimento também dos negócios da organização. Acreditamos e incentivamos o desenvolvimento integral das pessoas nas organizações.

(*) Adriana Gomes é mestre em Psicologia Social e do Trabalho e pós-graduada em Psicologia Clínica. Psicóloga e coach com mais de 20 anos de carreira. É colunista do Portal Exame e colaboradora dos Blogs da HSM e Clickcarreira.

Fonte: https://bit.ly/2NX6W3C


DICA DE SAÚDE

O PA Virtual 24h Coronavírus Unimed, é um serviço exclusivo para clientes Unimed VTRP.

Neste momento é fundamental evitar ao máximo a ida aos hospitais da nossa região. Exceto em casos de urgência e emergência.

Por isso, se você apresentar algum sintoma inicial de Covid-19, realize a sua consulta por vídeo chamada pelo PA Virtual Unimed e receba as orientações de um médico.

Se preferir, você também pode entrar em contato pelo 0800 051 7800

Acesse:https://www.unimedvtrp.com.br/coronavirus e saiba mais!

#fiqueseguro


IMAGEM DA SEMANA

O governador Eduardo Leite confirmou, nesta quinta-feira (25), a suspensão da cogestão do modelo de distanciamento controlado, adotado para restringir as atividades durante a pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. Com o sistema, as prefeituras poderiam adotar medidas mais brandas do que as estabelecidas no esquema de bandeiras do governo estadual.

A suspensão irá valer por nove dias, entre este sábado (27) e o domingo da próxima semana, dia 7 de março.

Desta forma, os municípios deverão cumprir as regras determinadas pelo estado.