A CERTAJA Energia realizou o 1º Encontro de líderes e vice-líderes de núcleos, na terça-feira, 6 de dezembro, no Auditório Frederico Damião Arnt Bavaresco. A programação contou com participantes que estão à frente dos dez Núcleos Regionais Cooperativos formados em 2022 e que cobrem a área de atuação da Cooperativa.
Presidente da CERTAJA Energia, Renato Pereira Martins deu boas-vindas às lideranças e destacou a importância da Nucleação para envolver os cooperados e viabilizar as condições de participação e integração nas discussões sobre temas de interesse comum.
“Vocês, hoje, estão iniciando um novo ciclo. Nós contamos muito com essa participação, com essa dedicação de vocês, para nos ajudarem. Acredito que é o início de um trabalho que vai dar certo”, ressaltou.
Ederson Madruga, vice-presidente, apresentou dados e informações sobre a CERTAJA Energia e o processo de Nucleação. “A Cooperativa é nossa, e nós precisamos que o cooperado participe. Precisamos ter pessoas preparadas para tocar a Cooperativa. A Nucleação vem para isso: para a gente conseguir envolver o quadro social, algo que é cada vez mais difícil”, salientou.
Presidente do Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel compartilhou sua experiência com a formação dos núcleos na cooperativa de crédito.
“A primeira coisa é ter essa ideia de que nada está pronto. Tudo está sendo construído”, observou, explicando que o processo de envolver o quadro social é um trabalho contínuo.
Para Abel, o papel dos núcleos é aprimorar o processo de gestão, “transformando a cooperativa cada vez mais democrática e com a cara dos seus sócios”.
Ao término do encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o setor de Operações e o setor de Relacionamento com o Cooperado.