Superar o medo de errar é fundamental para realizar sonhos
Quantas vezes você já deixou de fazer algo por sentir medo de errar? Sabia que isso pode impedir você de conquistar o que deseja?
O medo de errar é extremamente incapacitante. Ele impede você de sair do lugar e de ir em busca dos seus projetos. Mas como viver livre desse temor que impossibilita a ação e bloqueia o trajeto em direção ao sucesso?
A superação desse temor pressupõe a identificação da crença que está por trás dele. Na maioria das vezes, as causas são duas: pessoas muito perfeccionistas que se cobram demais ou aquelas que se preocupam muito com a opinião dos outros.
Como superar o medo de errar?
O perfeccionismo pode ser um problema quando você acredita que a única maneira de atingir um objetivo é fazer tudo de modo perfeito. Alguém que exige demais de si mesmo e se impõe um nível de primor quase irreal acaba por inibir os próprios atos. Há, neste caso, o receio de não acertar por não possuir o “padrão” esperado. O perfeccionista se prepara muito, mas realiza pouco ou quase nada, pois nunca acredita estar realmente pronto para ir em frente.
Por outro lado, algumas pessoas se preocupam demais com a autoimagem e temem o julgamento e a crítica dos outros. Elas focam demais a questão “o que pensarão de mim se eu falhar?” Esse receio também é incapacitante, pois, enquanto você se preocupar com os outros, não vai conseguir agir de acordo com as suas convicções e desejos.
Em ambos os casos, existe a crença completamente equivocada de que falhar é algo muito grave e ruim. É evidente que isso gera um estado emocional de insegurança que impossibilita qualquer ação positiva. Em vez de exigir demais de si mesmo ou de evitar a todo custo ser julgado pelos outros, você precisa assumir a ideia de que errar é normal.
Permita-se errar para ter sucesso
As pessoas costumam guiar suas vidas pela regra que determina que é preciso acertar o tempo todo, algo absolutamente impossível! Quem aceita que errar não é abominável passa a entender que não precisa ser perfeito em tudo sempre. Este pensamento gera um grande alívio e abre portas que você nunca sonharia.
O foco nunca deve ser o erro, mas a ação. O problema da vida não é falhar, é não agir. É preciso correr riscos começando com pequenos passos. Muitas pessoas acreditam que só podem começar a caminhar quando possuírem um holofote que ilumina todo trajeto que devem percorrer.
Na verdade, o importante é ter uma lanterna que ilumine poucos metros à sua frente e que permita avançar aos poucos. Assim, cria-se a coragem para seguir adiante. Não há garantias, pois ninguém tem controle sobre o que pode acontecer. Porém, se você não correr riscos, nunca vai acertar e chegar onde deseja.
Todas as pessoas que alcançaram o sucesso falharam muitas vezes. Se você quer se comprometer com uma vida acima da média, esse tipo de risco é necessário. Portanto, ou você se arrisca e enfrenta o medo de errar, ou se compromete apenas com a vida que já tem e nunca sai do lugar.
Fonte: https://wendellcarvalho.com.br/superar-o-medo-de-errar/
Contribuição: Fátima Silva, gestora de RH