No Espaço Livre desta semana, a colaboradora Fátima Silva, do setor de Gestão de Pessoas, indica um artigo sobre o impacto da respiração no nosso bem-estar! O texto é do médico, empresário e palestrante, Samuel Dalle Laste. Confira:
Como está a sua respiração?
Eu sei que essa pergunta pode parecer estranha e, talvez, você ainda não tenha prestado atenção nisso hoje… Mas você sabia que a forma como respiramos diz muito sobre nossa saúde e influencia em diversas áreas do nosso organismo?
Quando a nossa respiração está mais rápida e curta, o corpo e a mente ficam mais acelerados, já uma respiração lenta e profunda traz mais consciência e relaxamento do corpo, além de proporcionar um estado de calma e tranquilidade para a mente e melhorar o nosso fluxo de energia.
Um fato curioso é que, apesar de a respiração geralmente acontecer de forma automática e involuntária, é uma das únicas funções que temos a capacidade de modificar através da nossa consciência. Isso quer dizer que é possível treinar a respiração para que ela afete nosso estado emocional de forma positiva.
À medida que o diafragma se movimenta e as costelas se expandem e se contraem a cada inspiração e exalação, conseguimos acessar de forma direta o sistema nervoso autônomo e diminuir consideravelmente os nossos níveis de estresse e ansiedade.
Além disso, a respiração calma e consciente aumenta a oxigenação do cérebro e a vitalidade, melhora a capacidade de atenção, fortalece os pulmões e o sistema imunológico e ainda fornece efeitos anti-inflamatórios.
Por isso, hoje o meu convite é para que você dedique um tempinho do seu dia para fazer uma respiração profunda. Alguns minutos já são suficientes para induzir o relaxamento e experimentar uma sensação de bem-estar geral.
Concentre-se no agora e faça o melhor pela sua saúde!