Mais dois religadores entraram em funcionamento na rede da CERTAJA Energia, recentemente. Os novos equipamentos foram posicionados em locais estratégicos, de forma a minimizar os impactos causados em momentos de contingência.

Um dos religadores foi posicionado no lado esquerdo da Rodovia Aleixo Rocha da Silva, em um trecho onde a rede elétrica não conta com condutores protegidos. Com isso, ocorrendo algum defeito neste lado, o equipamento atuará evitando que o lado direito da rodovia também sofra com a interrupção de energia.
Esta manobra garantirá um fornecimento de energia mais confiável para cerca de 1.271 unidades consumidoras, incluindo unidades grandes como as empresas Adama e Móveis Castro, além de bairros residenciais da cidade de Taquari, como o Parque do Meio.
O segundo equipamento foi alocado para a região de Barão do Triunfo, em alinhamento com o Planejamento Estratégico da Cooperativa. O objetivo é evitar que os defeitos que possam vir a ocorrer em um trecho de mais de 15 quilômetros da rede troncal interrompam o fornecimento de toda a região. Dessa forma, cerca de 842 unidades consumidoras que sofriam com as faltas de energia provenientes de defeitos nesse trecho não serão mais afetadas.
“Os religadores são um dos nossos maiores aliados na redução do tempo que os nossos cooperados ficam sem energia. Eles já são amplamente utilizados nas redes da Cooperativa, e o objetivo é continuar aumentando o nosso parque de equipamentos para melhorar, cada vez mais, a continuidade na prestação do serviço de distribuição de energia”, destaca o coordenador do setor de Engenharia e Operação, Geison Bittencourt Quadros.

Saiba mais
Um religador é como um interruptor elétrico automático de alta tensão. De forma similar a um disjuntor residencial, ele desliga a energia elétrica quando detecta um problema, como um curto circuito. A diferença é que, enquanto o disjuntor residencial permanece desligado até que seja rearmado manualmente, o religador testa automaticamente a linha elétrica para determinar se o problema foi removido. Se o problema foi apenas temporário, então o religador restabelece automaticamente o fornecimento de energia elétrica.