Desde o início de dezembro, as equipes de fiscalização da CERTAJA Energia estão vivenciando uma transformação significativa em suas atividades, com a adoção do uso de tablets. A abordagem inovadora foi implementada para substituir os relatórios em papel e a posterior digitalização no computador.
“Essa mudança não apenas reduz o tempo gasto em tarefas administrativas, mas também melhora significativamente a eficiência do nosso setor”, destaca o coordenador do setor de Projetos e Obras, Ramon Pretto Baldissera.

A modernização trouxe benefícios imediatos, como o monitoramento do progresso das obras em tempo real, mesmo antes de a equipe retornar à base. Assim que as fiscalizações são registradas, as etapas seguintes podem ser iniciadas imediatamente, sem a necessidade de espera pelo retorno físico dos profissionais. “Graças à tecnologia, podemos agir com agilidade e eficiência sem precedentes”, destaca Baldissera.
A utilização de drives compartilhados facilita o acesso dos fiscais às plantas, reduzindo a necessidade de impressão de documentos. “A transição não só promove a eficiência operacional, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental, minimizando o uso de recursos naturais”, reforça.

Desafio
Apesar dos avanços, a falta de sinal de internet em áreas remotas é o principal desafio a ser superado. Uma solução em estudo é a instalação de antenas de internet via satélite, da Starlink, nas camionetes da equipe, garantindo conectividade confiável, independentemente da localização.
Opiniões da equipe de campo
Com os tablets, fazemos tudo em tempo real, e as etapas da Useall podem fluir normalmente, agilizando os processos do nosso setor. Devido a isso, temos mais tempo para dar atenção às equipes, analisando melhor a execução das atividades e evitando futuros retrabalhos que levariam a desligar novamente as redes. Tudo isso contribui para o associado e para a Cooperativa.