Os doutorandos em Administração de Empresas pela Unisinos Deivid Forgiarini e Alexandre Garcia elegeram a CERTAJA Energia para aplicar sua tese de “Posturas Inovadoras em Cooperativas”, com a aprovação do Comitê Gestor e apoio do Núcleo da Qualidade.
O trabalho, que iniciou em 1º de março, contou com a participação da direção, conselheiros, gestores e gerentes da CERTAJA Energia. Neste primeiro encontro, Garcia e Forgiarini buscaram despertar a consciência do que é INOVAÇÃO e levaram o grupo a refletir e avaliar quais ações inovadoras a cooperativa possui.
Utilizando-se de dinâmicas em grupo, esclareceram os conceitos à luz da inovação de: método, indicadores, estratégia, estrutura organizacional, conceitos/objetivos, comunicação, gestão do conhecimento e open innovation.
Com base na avaliação dos participantes, os doutorandos fizeram um diagnóstico de como os colaboradores percebem práticas de inovação na Cooperativa. Este diagnóstico foi apresentado em 13 de março para todos os participantes, e evidenciou que a CERTAJA realiza ações inovadoras, porém de forma implícita. O próximo encontro acontece em 3 de abril, quando o grupo de colaboradores apresentará ideias inovadoras executáveis na realidade certajana.
Este projeto será executado até o mês de julho, com encontros mensais. Para o presidente Renato “esta oportunidade que nos foi trazida por esses dois profissionais veio bem a calhar com o momento que estamos vivendo. Momento em que precisamos usar de nossa inteligência, da nossa criatividade no sentido de inovar, de racionalizar e ganhar, cada vez mais, em produtividade para, só assim poder sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo.” Segundo o presidente, é oportuno também agradecer ao Prof. Deivid, filho de Taquari, por ter escolhido a CERTAJA para a aplicação do tema. Esperamos colher bons frutos desse projeto, finaliza o presidente.