Na tarde de 21 de janeiro um grupo de 15 aprendizes veio a Taquari realizar o exame médico admissional e conhecer a CERTAJA. Eles foram recepcionados por Aline e Marina, do RH, João Ederson representando os presidentes Renato e Pedro, e a secretária de Educação de Vale Verde, Rovena Dettenborn. Após conhecer os setores e os profissionais de cada área, os jovens dirigiram-se ao prédio administrativo da Desenvolvimento, e em seguida ao administrativo da CERTAJA Energia.
João Ederson os recepcionou na sala de reuniões com as boas vindas da Cooperativa, e as colegas do RH repassaram algumas orientações administrativas. Ambos destacaram sobre a importância de participarem do programa de aprendizagem, do comprometimento, do empenho de cada um e da oportunidade que estão recebendo, de serem os primeiros a participarem desta nova modalidade de aprendizagem, em um programa que é voltado para a família do campo, que propõe estimular os jovens a permanecerem na zona rural e que promove a sucessão familiar, o empreendedorismo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais. Um lanche de confraternização selou o encontro. A Secretária de Educação da Prefeitura de Vale Verde, Rovena Dettenborn, agradeceu a CERTAJA pela grande oportunidade proporcionada a estes jovens, o primeiro emprego, a primeira experiência que levarão para suas vidas. As aulas começam dia 4 de fevereiro em Vale Verde.
No dia 29 de janeiro as colegas Aline e Marina, do setor de RH, receberam a Coeducars na presença do presidente Ricardo Lermen e três dos professores de Taquari que irão ministrar algumas disciplinas do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo: Joice Azevedo, Lúcia Forgiarini e João Roberto Junqueira. Em pauta estavam o cronograma das aulas, o deslocamento para o município de Vale Verde e alguns detalhes de contrato com os professores.