De 18 a 22 de outubro aconteceu a XXVIII SIPAT, na ACERTA. As atividades também foram transmitidas pela plataforma Zoom, para que todos pudessem participar.
A programação iniciou segunda, dia 18, com a palestra motivacional “Superando limites com família Linck”, ministrada pelo casal Linck e seus três filhos. Tiago, um deles, nasceu sem os braços e sem as pernas. Hoje está com 14 anos e deu seu testemunho, marcado por dificuldades e evidenciou a grande importância de persistir e da possibilidade de transformar o impossível em possível. Toda a família relatou a experiência de conviver com Tiago, em casa e na sociedade, de uma forma sem preconceitos. A família reside em Tiradentes do Sul, no interior do nosso Estado. A atividade contou com o apoio do Sescoop/RS.Na terça, dia 19, o psicólogo Luis Fernando de Veiga, da UNIMED, palestrou sobre “Bem estar na Pandemia”, trazendo em sua fala reflexões sobre a manutenção da saúde mental diante do cenário inesperado que se criou com a pandemia.
Durante a tarde, no auditório, foram realizados exames (oximetria, glicose e pressão arterial). Essa atividade contou com a parceria da Farmácia São Luís, que, além da técnica, trouxe o “Licurgo Uruguaiana” para auxiliar e divertir o pessoal.Dia 20, quarta, a professora Deise fez os participantes se movimentarem com uma bela Ginástica Laboral. Na sequência, a psicóloga Gis Guimarães realizou a palestra “Se toque… vamos falar de vida?”, quando abordou a questão de que o câncer tem o mito de ser uma doença fatal. Desafiadora para a família e suas portadoras, a moléstia tem cura se diagnosticada precocemente.
Confira o vídeo desse dia!
Já na quinta-feira, dia 21, foi a vez de a Polícia Rodoviária Federal dar seu recado, quando o PRF Ricardo Frezza falou sobre “Direção defensiva e o novo CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”. Entre outras causas de acidentes, o policial alertou a todos a grande incidência de sinistros quando o motorista está utilizando o celular. “Se precisar atender uma ligação ou responder uma mensagem, pare seu veículo num local seguro, utilize o celular e somente depois siga a sua viagem em segurança” enfatizou.Hoje, 22, encerrando a programação, o Teatro Patrulha SIPAT, de Maikinho Pereira, divertiu os participantes e, de forma lúdica, chamou a atenção para o fato de que, com organização, comprometimento e dedicação, podemos evitar acidentes.
A CIPA, juntamente com a Direção da Cooperativa agradece a participação de todos no evento!