O temporal que atingiu o estado da noite de segunda, 15, deixou muitos cooperados sem energia elétrica em alguns locais na área de atuação da CERTAJA.
Para resolver os problemas de forma mais efetiva e rápida, a Cooperativa acionou o Plano de Contingência junto à FECOERGS (Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do RS). Prontamente as cooperativas coirmãs se manifestaram, oferecendo auxílio. Desde segunda-feira equipes da CERTEL e da COOPERNORTE trabalharam auxiliando a CERTAJA, principalmente nas localidades de Morro dos Cavalos (Paverama), Rincão dos Pinheiros, Pontal e Ponta Rasa (Triunfo). Essa região foi bastante atingida e teve muitas árvores caídas, dificultando o acesso das equipes.
Ederson Madruga, vice-presidente da CERTAJA Energia explica: “Foram 5.272 cooperados sem energia, dos quais 3.577 (68%) tiveram a energia restabelecida em até 24h, outros 1.377 em até 48 horas (26%). Na quinta-feira, 18, todas as ocorrências foram atendidas. Além da remoção de centenas de árvores e objetos sobre a rede, mais de cem postes foram quebrados ou derrubados”.
“Nosso agradecimento especial aos nossos colaboradores dos setores técnicos e atendimento da CERTAJA Energia, bem como os da CERTAJA Desenvolvimento, da empresa Chico Florestal e às Cooperativas coirmãs CERTEL e COOPERNORTE, pelo auxílio prestado, demonstrando uma verdadeira prática de intercooperação”, complementa Madruga.