ASSEMBLEIAS

CERTAJA ENERGIA – No ano em que completa seu cinquentenário, a CERTAJA Energia teve a maior Assembleia Geral Ordinária – AGO de sua história. Um total de 300 pessoas compareceu ao encontro na manhã de 27 de março, na ACERTA, em Taquari. “Aqui está representado nosso universo de cerca de 25 mil cooperados. E queremos que essa representatividade cresça cada vez mais”, afirmou o presidente Renato Martins na abertura da análise da Prestação de Contas referente ao exercício de 2018. Com uma situação econômico-financeira equilibrada, a Cooperativa persegue diariamente a concretização de sua Missão: “Fornecer energia confiável, de forma sustentável, valorizando o relacionamento e a melhoria da qualidade de vida do cooperado. ”

CERTAJA DESENVOLVIMENTO – Um grupo expressivo e questionador de cooperados compareceu à Assembleia Geral Ordinária – AGO da CERTAJA Desenvolvimento na noite de 28 de março, na ACERTA, em Taquari, a fim de conhecer a prestação de contas referente ao exercício de 2018. Os valores dizem respeito aos setores de atendimento veterinário, agroindústria, agroveterinária, serviços elétricos, planos de telefone e saúde. Apesar de todos os esforços, o resultado de 2018 não foi satisfatório, observou o presidente Pedro Maia. Mesmo que a CERTAJA não vise lucro em função de ser uma empresa cooperativista, ela deve cumprir um serviço e seus propósitos com seus associados e se manter saudável financeiramente. “Tentamos fazer isso de todas as formas possíveis. Contudo, em 2018 houve perdas significativas, que não se deram devido a problemas operacionais de nossas atividades, mas sim por situações financeiras deficitárias.” Uma das alternativas para reverter a situação é a venda do prédio do Supercentro. Outra possibilidade é uma fusão da CERTAJA Desenvolvimento com outra cooperativa do ramo agropecuário, que seja maior e tenha uma estrutura que mantenha as operações certajanas para os cooperados.

 


Aproximadamente 50 voluntários ajudaram a coletar quase uma tonelada de lixo nas margens do Rio Taquari, composta em sua maioria por garrafas PET, que serão encaminhadas a uma empresa recicladora. O restante será enviado pela Prefeitura Municipal de Taquari a um aterro sanitário. A coleta de vidro para reciclagem atingiu 100kg, que serão remetidos a uma empresa recicladora. A ideia geral dessas iniciativas é criar hábitos corretos na geração e destinação dos resíduos, frisou o gestor do SESMA, Leandro Vargas. Na realidade, queremos mostrar que somos responsáveis pelas decisões e ações que tomamos no nosso dia a dia. E o lixo deve ser manejado de modo consciente em termos socioambientais. ” Com o passar do tempo, aponta Leandro, percebe-se uma diminuição na quantidade de lixo abandonada nas margens do rio. O apoio de inúmeras empresas e o voluntariado crescente são pontos a serem destacados nas atividades do Dia C em 2019.

 


EMPREENDEDORAS NO CAMPO

Uma parceria entre CERTAJA, SENAR e Sindicato Rural de Taquari através do Programa Mulheres em Campo proporciona o desenvolvimento de competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural. A instrutora Vânia Reis dos Santos, do SENAR, ministrou o módulo 1, sobre diagnóstico e empreendedorismo, em 26 de março, no Carapuça, em Taquari, para um público de 11 inscritas. Confira as próximas etapas, cada uma delas de 8 horas aula cada.

Módulo 2 – Planejamento – 8h

Módulo 3 – Custos de produção – 8h

Módulo 4 – Indicadores de viabilidade e comercialização – 8h

Módulo 5 – Desenvolvimento pessoal – 8h



NOVAS GERÊNCIAS

Em 29 de março, o presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins, anunciou os nomes de Ederson Madruga como o novo gerente comercial e Eleandro Marques como o novo gerente de distribuição da CERTAJA Energia. A reestruturação deve-se a saída de Enoque Garcia, que foi aprovado em um concurso público federal e desligou-se da Cooperativa. A equipe certajana deseja aos colegas sucesso e muitas realizações nesta nova jornada!





IMAGEM DA SEMANA

O rompimento de duas barragens no município de Machadinho d’Oeste, em Rondônia neste sábado, 30 de março, deixou ao menos 50 famílias isoladas, informou o governo estadual. A Polícia Ambiental informou que não há feridos ou mortos na cidade, que fica a cerca de 300 km a leste da capital, Porto Velho. Ainda há poucas informações sobre o que pode ter causado o rompimento. Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Elias Rezende de Oliveira, a região atingida teve fortes chuvas ontem, e o terreno no local é acidentado.