SIMPASE

O Simpósio de Automação de Sistemas Elétricos – SIMPASE é um evento tradicional da comunidade de automação de sistemas elétricos, promovido conjuntamente pelos Comitês de Estudos de Proteção e Automação, Operação e Controle de Sistemas e Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos. Uma de suas caraterísticas é ser o lugar ideal para debates de assuntos destas áreas, congregando empresas de energia elétrica, fabricantes, consultores, prestadores de serviços, fornecedores de programas aplicativos, universidades e centros de pesquisas. A edição este ano ocorreu em Recife, Pernambuco, de 15 a 18 de setembro, organizada pela CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco, empresa do Grupo Eletrobras que atua nas áreas de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica em todo o país. Os certajanos Luciano Monteiro Tavares e Geison Bittencourt (Engenharia) participaram.



CENEX TALKS

Fátima e Marina, do setor de RH, participaram no dia 23 de setembro da primeira edição do CENEX TALKS em Porto Alegre. O encontro reuniu quatro expoentes contemporâneos para discutir o tema Pensamento flexível: um novo modelo para as lideranças e aprofundar tópicos como neurociência, megatendências, cultural ágil e mundo startup. Os especialistas falaram também sobre o futuro do trabalho, inovação, liderança e pensamento elástico.





PORTAL DA INOVAÇÃO

Esta semana, a analista de comunicação, Fabiana Martins, selecionou um texto sobre necessidades sociais que requerem uma inovação empreendedora. A reflexão nos faz reconhecer a centralidade da inovação e do empreendedorismo em nosso tempo. Confira em http://certaja.com.br/inovacao/ Participe! Envie para o Núcleo de Comunicação matérias e eventos sobre INOVAÇÃO que você gostaria de compartilhar!


IMAGEM DA SEMANA

Um satélite da Nasa registrou pela primeira vez o momento em que uma estrela é ‘devorada’ por buraco negro supermassivo. A descoberta inédita de astrônomos identifica as chamadas “perturbações de maré”, ou TDE. O fenômeno é resultado dos efeitos gravitacionais de quando as forças de um buraco negro dominam a gravidade de um corpo celeste e o despedaçam. A ilustração que aqui compartilhamos mostra o momento em que o buraco negro “captura” a estrela, cujo modelo é feito a partir de dados captados por satélites e são transformados em desenho – Ilustração: Robin Dienel/Carnegie Institution for Science